Do caderno de receitas da bruxa

Dia 31 de outubro é Dia das Bruxas, ou também Halloween. Uma tradição do hemisfério norte que a cada dia se torna mais comum entre os brasileiros, com crianças fantasiadas de bruxas e monstros pedindo guloseimas. Uma brincadeira saudável, uma alegre festa. 


Foto: Camil
Para nós, florianopolitanos, um dia para lembrarmos das lendas da nossa bruxólica Ilha da Magia! As bruxas gostam de vir especialmente para a Ilha da Magia, visitar as colegas que por aqui chegaram no século XVIII, desterradas das ilhas de Açores e Madeira.  “Aqui, na Ilha de Santa Catarina, elas voltaram às suas atividades como curandeiras, parteiras e conselheiras, sendo a partir de então conhecidas como benzedeiras. A verdadeira bruxa, ou se preferir benzedeira, é aquela que tem conhecimento sobre todas as energias que nos envolvem e sabe utilizá-las para melhorar a vida física, mental e espiritual”, conta o Historiador Hudson Queiroz.

Se você andar pelos lados do Ribeirão nesses dias, corre o risco de ver alguma voando, pois segundo Franklin Cascaes (1908-1983), nosso mais famoso pesquisador bruxólico, é por lá que as bruxas gostam morar. Um beijo para todas as cozinheiras, que são um pouco bruxas e alquimistas também.

Neste vídeo eu ensino a fazer múmias de salsicha e também um suco bruxólico. Assista com as crianças, elas vão adorar! Agradecimento: Jornal Notícias do Dia. Captação e edição: Daniel Queiroz.

Aqui, as receitas do vídeo:

Suco do Drácula
Bata no liquidificador uma xícara (chá) de cada: beterraba cozida (ou crua, se preferir), morangos, água de coco suco de laranja junto com duas colheres (sopa) de mel. Sirva gelado!

Múmias de salsicha
6 salsichas (suínas, de frango, peru ou vegetarianas)
12 massas grande de pastel 
1 colher (chá) de mostarda
6 palitinhos de churrasco

1. Corte as massas para pastel em tiras de 0,5cm.
2. Seque as salsichas em papel toalha.
3. Enrole as tirinhas de massa de pastel nas salsichas como se fosse bandagem das múmias, deixando um espaço para o rosto. Não aperte muito a massa!
4. Preaqueça o forno a 220oC.
5. Leve as salsichas ao forno por 5 a 7 minutos, ou até a massa ficar crocante e levemente dourada.
6. Retire do forno. Com a ajuda de um palitinho faça “olhinhos” nas múmias com a mostarda.
7. Enfie cada salsicha em um palito de churrasco e sirva como lanche.

Foto: Camil
Fantasminhas de merengue
1 e meia  xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 
2 claras (cerca de 80g)
1 pitada de sal

Para decorar:
Confeitos de chocolate 

1. Em uma batedeira, bata o açúcar de confeiteiro com a clara até obter um merengue firme. 
2. Coloque em um saco de confeitar com bico perlê (Wilton 12) e em uma fôrma forrada com papel manteiga modele os suspiros. 
3. Coloque 2 confeitos de chocolate para formar os olhos. Asse no forno preaquecido (100ºC) por 1 hora ou até secar. 
4. Rendimento: cerca de 24 unidades
5. Fonte: GLAÇÚCAR  Açúcar União www.ciauniao.com.br

Foto: Camil
Olhos de suspiro 
1 e ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar)
2 claras
1 pitada de sal

Montagem:
Corante em gel vermelho
Chocolate meio amargo derretido
Confeitos de chocolate coloridos

Para forrar:
Papel manteiga

Suspiro
1.    Preaqueça o forno a 100°C e forre o fundo de uma assadeira retangular grande com papel manteiga e reserve.
2.    Em uma batedeira, em velocidade média, bata o açúcar de confeiteiro GLAÇÚCAR, com as claras e o sal por 20 ou 25 minutos ou até formar um merengue com picos firmes.
3.    Coloque em um saco de confeitar com o bico perlê (2 cm de diâmetro) e faça bolinhas na assadeira de 3 cm de diâmetro, deixando um espaço de 1 cm entre elas.
4.    Faça uma cavidade no centro de cada bolinha pressionando levemente com a ponta do dedo umedecida com água.
5.    Asse em forno preaquecido por 50 minutos ou até secar. Reserve.

Montagem
 6.    Coloque um pingo de chocolate derretido na cavidade de cada bolinha de suspiro e cole um confeito colorido.
7.     Faça um pingo de chocolate derretido no centro do confeito para formar o olho.
8.    Com a ponta de um palito ou pincel fino, faça pequenas “veias” em volta do confeito com o corante vermelho.
9.    Espere secar e sirva em seguida.

Receitas elaboradas pela Cozinha Experimental União www.ciauniao.com.br

Foto: Camil
Biscoito de Aranha para o Halloween
Biscoito claro
1 xícara (chá) de manteiga
¾ xícara (chá) de açúcar refinado
1 ovo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Biscoito de chocolate
¼ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar refinado
1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (café) de essência de baunilha

Montagem
200 g de chocolate meio amargo derretido
50 mini gotas de chocolate branco

Biscoito claro. Em uma tigela, misture a manteiga com o açúcar refinado  até formar um creme homogêneo. Junte o ovo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo, o fermento e a baunilha, e amasse formando uma bola. Embale em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 30 minutos. Divida a massa em 20 porções, modele bolinhas e, com o dedo, aperte no meio formando um buraco. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido (180°C) por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem levemente. Retire do forno e reserve até esfriar.
 Biscoito de chocolate. Em uma tigela, misture a manteiga com o açúcar refinado até formar um creme homogêneo. Junte o ovo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo, o cacau em pó, o fermento e a baunilha, e amasse formando uma bola. Embale em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 30 minutos. Divida a massa em 20 porções e modele bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido (180°C) por aproximadamente 20 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve até esfriar.
Montagem. Coloque o chocolate meio amargo em um refratário e leve ao micro-ondas por aproximadamente 1 minuto para derreter. Reserve. Em uma assadeira forrada com papel-manteiga, coloque os biscoitos de baunilha um do lado do outro, deixando um espaço entre eles de aproximadamente 2 cm. Coloque o chocolate derretido em um saco de confeitar e corte um furo bem pequeno. Na cavidade do biscoito de baunilha, coloque o chocolate derretido até completar toda a cavidade. Pegue a bolinha de biscoito de chocolate e coloque na cavidade preenchida com chocolate derretido, segurando até que as partes estejam grudadas. Aguarde secar. Coloque dois pingos do chocolate derretido na base mais larga das mini gotas de chocolate branco e "cole" no biscoito de chocolate, fazendo os olhos. Espere secar. Para fazer o preto dos olhos, mergulhe um palito de madeira no chocolate derretido e faça uma bolinha na parte mais fina das mini gotas de chocolate branco. Para fazer as pernas da aranha, utilizando o saco de confeitar com o chocolate derretido faça quatro riscos em dois lados opostos do biscoito de baunilha. Deixe o chocolate endurecer em temperatura ambiente. Sirva em seguida.
Receitas elaboradas pela Cozinha Experimental União www.ciauniao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas