Drinks, coqueteis e estórias para contar - por onde andei e o que provei

Moscow Mule do Porão Delfino - Foto Fernando Viladino
Os coquetéis escondem um mistério, uma história, e estão sempre na moda. São bonitos, refrescantes, alguns até sem álcool e vêm com um charme extra: um show particular do barman e sua coqueteleira. Aliás,  balcão de bar é fonte inesgotável de histórias. Sempre tem alguém de conversa com o barman. Pelo menos eu adoro! Veja por onde andei e o que provei:







Thomas Silva, chefe do bar do Porão
Delfino - Foto Fernando Viladino
Speakease feelings e elegância no Porão e Delfino 146
Thomas Silva é o chef do bar do Porão e do Delfino 146. Se no palco toca jazz, música clássica ou bossa nova, atrás do balcão ele comanda garrafas, medidores e colheres bailarinas como um alquimista: silencioso e elegante. A carta de drinks atual traz clássicos como o Moscow Mule – veja a receita (com a mais perfeita espuma cítrica que já provei), o Negroni e muitas variações com gin, mas tem surpresas como o “Bebeto”, que por trás da sóbria apresentação com mirtilos é uma promessa de festa e emoção.







Moscow Mule
(para uma caneca de 300ml)
50ml de vodka
20ml de xarope de gengibre
20ml de suco de limão
15ml de xarope de açúcar
Água mineral com gás
Espuma cítrica
Raspa de limão

Para a espuma cítrica:
120ml de xarope de gengibre
120ml de suco de limão
50ml de xarope de açúcar
80ml de pagua
80ml de clara de ovo pasteurizada

Na coqueteleira coloque todos os ingredientes do drink e gelo. Misture bem e sirva na caneca de cobre de 300ml. Cubra com a espuma cítrica e sirva imediatamente.   Para a espuma cítrica: coloque todos os ingredientes no sifão. Mantenha-o gelado e agite antes de aplicar. Nota: há também a opção da caneca de 500ml.

Na Rua Luiz Delfino, 146 – Florianópolis/SC Fone (48) 3307-9064

Marcelo Serrano prepara o
 Robusto no Nipô - Foto Divulgação
Mixologia com toque japonês
O mixologista Marcelo Serrano assina a carta de drinks do Nipô. Referências da comida e da cultura do Japão estão bastante presentes nos ingredientes escolhidos por Serrano, como wasabi, lichia, gengibre, tangerina, hibisco, pepino, saquê, yuzu (limão japonês) e chás. A aposta é em coquetéis leves, que combinem com a gastronomia japonesa. Um dos destaques é o Robusto, um drink defumado que leva rum, amaretto, limão, açúcar, canela queimada e chocolate. Outra sugestão é a Yuzu Tonic, que no lugar do gin leva vodka e acompanha purê de yuzu e lichia. O tradicional Moscow Mule, queridinho da casa, continua na carta – e continua queridinho.

O Nipô tem duas casas. Uma no Passeio Primavera (SC401) e outra no Piso L1 do Beiramar Shopping, em Florianópolis/SC. Fone (48) 3039-1130

Botany Bay do Rabodigalo - Foto Divulgação
Rabodigalo, a referência
Nenhuma matéria sobre drinks em Florianópolis estaria completa se não falasse no mixologista Felipe Palanowski, um dos sócios e a mente genial por trás da carta de coquetéis do Rabodigalo e de outros restaurantes e bares da cidade e da região sul de SC, onde ele assinou consultoria.  A receita de hoje é o Botany Bay, que homenageia o verão inglês. Leva gin, vermouth tinto, bitter aperol, limão siciliano, suco de laranja Bahia, toque de gengibre, guarnecido com pepino japonês e hortelã, e finalização com casca de laranja Bahia.

Botany Bay
25 ml Gin london dry
25 ml Vermouth tinto
15 ml bitter Aperol
15 ml limão siciliano
15 ml laranja bahia
15 ml extrato de gengibre fresco

Guarnição: lâmina de pepino, hortelã e casca de laranja Bahia.

Modo de preparo: Em um copo alto acrescente bastante gelo e sirva todos os ingrediente. Mexa levemente com uma colher de bar (bailarina) e finalize o coquetel com as guarnições. Lembre-se, "espalme" a hortelã e torça a casca de laranja para despertar os aromas!

O Rabodigalo fica na  Clodorico Moreira, 23 - Santa Monica, Florianópolis/SC. Fone 48  3206-7260

Coisarada, o drink de maracujá,  manga
e whisky do Jazz Inn - Foto Luciane Daux
Primavera no JazzInn
Assinam a carta de drinks do JazzInn os bartenders Janara Fernandes e Rodrigo da Luz. Entre eles, tenho dois preferidos: o Positano e o “Coisarada” (foto), homenagem ao músico Luiz Meira, uma bebida de cor vibrante que além de bourbon e suco de maracujá, finaliza com uma espuma de suco natural de manga. Atualmente a carta traz dez drinks autorais e dez releituras de clássicos. Fica no Piso L2 do Shopping Beiramar, em Florianópolis/SC. Fone  (48) 99694-9755












Foto Divulgação
A tradição do Emporium Bocaiva
É só encostar no balcão do Emporium para a conversar fluir solta e divertida com  Jorge André Barbosa, há 20 anos barman do Emporium Bocaiúva. A-do-ro o Mojito de lá! Puccini é o drink que André Barbosa mandou com exclusividade para nós. Basta bater no liquidificador cinco morangos com uma colher (sopa) de açúcar e uma dose de vodka. Coloque no fundo de uma taça com três pedras de gelo e complete com espumante brut. Fica na Rua Bocaiúva, 1901. Florianópolis/SC. Fone (48) 3224-1670.












Foto Divulgação
Liquorice Gastro Pub
Inspirado no conceito dos gastro pubs britânicos, o Liquorice oferece alta gastronomia em um ambiente descontraído. A cozinha francesa com clássicos britânicos divide a ribalta com vinhos, chopes artesanais e coquetéis clássicos e autorais como o "La Vien en Rose", uma releitura do clássico G&T criada pelo bartender Valério Tcharduk. Essa versão trás Gin Tanqueray, biter aromatico de laranja, tônica rose orgânica - ingrediente indispensável - e gelo floral artesanal.   Fica na Rua Alves de Brito, 405. Florianópolis/SC. Fone (48) 3037-4507










Comentários

Postagens mais visitadas