Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 16, 2015

23/10/2015 - Cogumelos comestíveis, hummmmm!

por Luciane Daux 
Luciane Daux
Cogumelos são fungos e existem em profusão na natureza. Aqueles comestíveis são fantásticas fontes de proteína, além de terem pouquíssimas calorias. Acrescentar cogumelos frescos ou secos a uma receita é garantir sucesso à mesa. Agora imagina quando ele é o ingrediente principal, caso dos nossos de hoje, recheados? Mesmo os champignons em conserva são valorosos.  Na hora do apuro, saque um vidro deles da sua despensa e invente. Quem sabe um estrogonofe de última hora?

Como limpar?
Frescos
- Jamais, de forma alguma, lave cogumelos frescos! Eles são sensíveis e, como uma esponjinha, absorverão a água prejudicando a sua aplicação na receita. O correto é tirar os resquícios de terra ou alguma sujeirinha com uma escovinha macia, papel toalha ou um paninho úmido. Os talos dos cogumelos Paris, Portobello, Terras Altas, Castanhos, por exemplo, são comestíveis. Já os do shitake, shimeji (o bulbo) e hiratake ostra devem ser retirados por são muito resistentes.
Secos – Os cogumelos secos devem ser passados em água corrente para remover poeirinhas e outros e, em seguida, hidratados em água, caldo ou vinho morno, para que retornem à textura macia e sejam usados nos seus melhores forma e sabor. 

Cartoccio de file de linguado com
legumes ao estilo mediterrâneo é o prato do
Ristorante Sapori di Pasta, da Pousada Morada
dos Bouganvilles, para a 5ª edição do Festival Gastronômico.
Foto: Moniky Bitencourt.
Começa hoje: festival gastronômico na Praia do Rosa
A Praia do Rosa, em Imbituba, é um destino disputado pelas suas belezas, excelentes opções de hospedagem e pela gastronomia bem variada, com restaurantes premiados, estrelados no Guia 4 Rodas e certificados pelo site de ranking mundial Trip Advisor. De hoje até o dia 25 de outubro os apreciadores da boa mesa também poderão desfrutar da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Mundo Praia do Rosa onde, em restaurantes participantes do evento, o visitante poderá pedir um prato da casa a um valor único de R$39.  Nos sábados e domingos do festival outras atrações acontecem, como Workshops, Cursos, Cook Shows com chefs locais, apresentações de músicos e bandas na Praia do Rosa. No sábado 24 de outubro está programado o Concurso Cozinhando no Rosa. Informações sobre o evento: www.praiadorosa.imb.br

Workshops harmonizados de gastronomia japonesa
Serão seis os módulos independentes de gastronomia japonesa que serão ministrados pelo consultor gastronômico William Yoshikawa. O primeiro módulo  vai enfocar o salmão e o atum, peixes mais apreciados pelos adoradores daquela gastronomia. Os alunos vão colocar as mãos na massa, aprendendo a limpá-los e cortá-los, finalizando com a degustação do produto da aula harmonizado com três vinhos. Esse primeiro workshop acontecerá das 10 às 14h do dia 24 de outubro, na Enoteca Decanter de Florianópolis, e as inscrições se encerram no dia 21/10. Informações pelo fone 3223-1500.

Fernanda Mattos
Bolos e solidariedade
Especiarias Bolos, especializada em bolos artesanais,  vai destinar parte de suas vendas do mês de outubro para a compra de leite em pó e fraldas geriátricas para as crianças e idosos atendidos pelo projeto Mãos à Obra. Escolha entre os mais de vinte e cinco sabores nas linhas tradicionais, especiais e integrais, colabore e delicie-se. Olha esse bolo de limão tahiti com cobertura de leite condensado e suco de limão. Gente!


Conchiglioni recheados ao molho de funghi secchi
(6 porções)
Recheio:
200g peito de peru defumado
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
100ml creme de leite

Molho bechamel:
100g de manteiga
100g farinha de trigo
1 litro de leite integral
Noz moscada a gosto
Sal a gosto

Funghi secchi:
60g funghi secchi
100ml de vinho tinto seco
200ml creme de leite

300g de conchiglioni de grano duro cozidos al dente
200g de queijo parmigiano fralado para polvilhar

1.       Processar o peito de peru defumado com a farinha de rosca e o creme de leite. Formar bolinhas com a mão e rechear os conchiglioni com essas bolinhas. Acomodar os conchiglioni em um refratário untado. Cubra e reserve.
2.       Lave os funghi secchi em água corrente. Aqueça 200ml de água e coloque os funghi de molho nessa água por 30 minutos. Escorra, reserve a água. Pique os funghi, junte à água que estava de molho, o vinho tinto e reserve.  parte, fazer o bechamel derretendo a manteiga, fritando a farinha em fogo baixo, acrescentando o leite integral aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. (se empelotar, passe no liquidificador ou peneira). Acerte o sal, junte a noz moscada e mexa até engrossar.
3.       Acrescente ao bechamel o funghi picado, a água aonde o funghi estava hidratando, o vinho tinto e o creme de leite. Deixe levantar fervura, acerte o sal e desligue.
4.       Cubra os conchiglioni com o molho funghi ainda quente, polvilhe com o queijo parmigiano ralado e leve ao forno para gratinar.

Daniel Queiróz
Cogumelos recheados com gorgonzola     ---> acompanhe no NDonline a nossa vídeo-receita
(6 porções)
2 colheres (sopa) azeite de oliva
2 dentes de alho picados
50g de vinho branco
100g caldo de vegetais
18 cogumelos tipo Paris ou Terras Altas médios
40g farinha de rosca
100g queijo gorgonzola
4 colheres (sopa) de  parmesão ralado
30g de salsinha picada
Pimenta do reino e sal a gosto

1.       Limpe os cogumelos com um pano úmido ou papel toalha (jamais passe os cogumelos em água!).
2.       Retire os cabinhos dos cogumelos e pique-os. Reserve os chapéus.
3.       Murche o alho com o azeite de oliva. Junte os cabinhos picados e refogue bem até que fiquem bem macios.
4.       Acrescente o vinho branco e o caldo de legumes e deixe levantar fervura.
5.       Desligue, junte a farinha de rosca, acerte o sal e pimenta.
6.       Recheie os chapéus dos cogumelos colocando embaixo 1/18 avos do gorgonzola e cobrindo com o refogado. Polvilhe com parmesão.
7.       Leve ao forno alto, e pré-aquecido, por 15 minutos ou até os cogumelos ficarem macios.

Assista a VÍDEO-RECEITA dos Cogumelos Recheados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu