Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 09, 2015

09/10/2015 - Jogos de comer: dia das crianças

O jogo da Velha recebeu esse nome por ser a diversão entre senhoras que se reuniam ao fim da tarde para conversar e bordar, na Inglaterra do século XIX. No entanto, leituras me mostraram que escavações arqueológicas deram conta que, no século XIV a.C., no Egito, já havia referências à simples diversão. Hoje trouxemos duas versões comestíveis para fazer junto com a meninada no Dia das Crianças. Tenho certeza que os adultos vão querer brincar também...

Empório da Papinha/Divulgação
Para facilitar: papinhas saudáveis congeladas
Refeições ultra congeladas, para não perder o sabor e as propriedades nutritivas, são a novidade trazida pela primeira franquia em Florianópolis do Empório da Papinha, no Shopping Iguatemi.  De sopas a ratatouille, as papinhas são preparadas com ingredientes orgânicos e prometem agradar os bebês e toda a família. Uma  combinação de saúde e praticidade, ideal para a correria do dia a dia. 

Divulgação
Frutas e verduras frescas em forma de suco
Sucos que contêm, em média por garrafa, um quilo de combinações diferentes de frutas e verduras frescas e uma quantidade enorme de potencial de cura, são o grande diferencial da Pure Food. É o que conta a nutricionista e chefe de cozinha Maria Pia Gallucci, quando fala dos cinco sucos prensados a frio (Green, Beta Mix, Antioxi e Sunset) da marca encontrada em mais de 25 pontos de venda em SC, entre eles Hippo, Angeloni e Imperatriz . Especializada em comida e bebidas saudáveis, a Pure Food (www.purefood.com.br) é daqui de Florianópolis e, além dos sucos, tem também leite vegetal, shake, chá, sopas, pastas de amendoim e massas. Tudo sem glúten e sem conservantes. Ótima notícia!

La Mia Dolce Vita/Divulgação
Doce Infância
A edição limitada de palhas italianas com sabor de Leite Ninho, criada pela La Mia Dolce Vita para o Dia das Crianças, está fazendo tanto sucesso também entre os adultos que a chef pâtissier Giulia Librizzi tem recebido pedidos – inclusive o meu – de manter a exclusividade no seu mix, junto com os já consagrados sabores de Nutella e pistache, entre outros. Um docinho elegante e com sabor de infância. Amei! Ali, na Travessa Harmonia.

Kopenhagen/Divulgação
Adicionar legenda
O gatinho da Kopenhagen
Criada exclusivamente para agradar o paladar infantil, e lançada para comemorar o Dia das Crianças, a série de produtos-conceito para a família Língua de Gato tem o fofo Lingato como mascote. O gatinho branco, que é apaixonado por leite, além de ilustrar embalagens também será vendido em  forma de bichinho de pelúcia, nas lojas físicas e no site loja.kopenhagen.com.br

Daniel Queiroz
Jogo da Velha da Joaninha
3 tomatinhos italianos vermelhos
3 tomatinhos italianos amarelos
4 azeitonas pretas
12 folhas de manjericão
6 fatias de pão de forma sem casca
3 fatias de queijo mussarela
4 fatias de presunto
Cream cheese
Ciboulettes
1 cenoura

1. Unte três fatias de pão com cream cheese e coloque ali uma fatia de queijo e outra de presunto. Tampe com outras três fatias de pão.
2. Com a ajuda de cortadores de biscoito ou uma faca bem afiada, faça doze mini sanduichinhos, que servirão como pedras do jogo da velha. Sobre cada sanduichinho coloque uma folha de manjericão.
3. Corte os tomatinhos ao meio e com pedacinhos de azeitona imite a cabeça de uma joaninha. Com as ciboulettes faça as anteninhas.
4. Monte as pecinhas do jogo colocando uma joaninha de tomate sobre cada sanduichinho.
5. Corte quatro tiras de uma cenoura e faça a grade do jogo da velha.

Cia União
Jogo da Velha de biscoito
5 colheres (sopa) de açúcar refinado 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
Raspas de 1 laranja
5 colheres (sopa) de manteiga gelada 
2 gemas
1 colher (sopa) de chocolate em pó 
1. Em uma tigela, misture o açúcar refinado, a farinha, as raspas de laranja, a manteiga e a gema. Amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Separe cerca de 1/3 da massa e acrescente o chocolate. Embale as massas separadamente com plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.
2. Coloque a massa branca entre 2 folhas de plástico próprio para alimento e abra com o  auxílio de um rolo até obter cerca de 0,5cm de espessura. Corte um quadrado de 14x14cm e reserve. Abra a massa de chocolate na mesma espessura e corte 4 tiras finas (0,5 cm de largura) para fazer a marcação no quadrado de massa branca. 
3. Abra novamente o restante das massas e corte com um cortador de biscoitos formando as outras peças do jogo. Coloque os biscoitos  em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.
4. Dicas: a) Experimente trocar as raspas de laranja por raspas de limão ou essência de baunilha. a) Ao invés de usar chocolate em pó, use corante alimentício em gel para colorir os biscoitos. c) Para a brincadeira ficar mais divertida use cortadores de diversos formatos e decore com confeitos.
5. Fonte: Açúcar União - www.ciauniao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu