Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

terça-feira, setembro 15, 2015

por Luciane Daux 
A expressão “arroz de festa” nasceu ainda no tempo do Império, quando o arroz doce, sobremesa trazida para o Brasil pelos portugueses, não podia faltar nas recepções da corte, e depois em todas as casas. Resumindo, é aquele que está presente em todas. A verdade é que quase todo mundo gosta muito de arroz. Para variar a sua apresentação, hoje ele vem em roupagem italiana e com praticidade.

Luciane Daux
Novo Nipô Sushi
Os amantes da cozinha japonesa já sabiam, mas eu só pude ir visitar o novo endereço na semana que passou. Ainda na SC 401 mas agora anexo ao Primavera Garden Center, as novas instalações são bem mais amplas e charmosas. O cardápio, cheio de pratos diferentes, é maravilhoso. Não deixe de provar o Baterá: sushi prensado, salmão batido, ovas de capelim e o surpreendente chantilly de wasabi.

Concurso gastronômico na Fenaostra: participe
A Festa Nacional da Ostra volta a acontecer neste mês, em Florianópolis. A Faculdade Estácio, em parceria com o programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, vai trazer novamente o concurso de gastronomia para dentro da Fenaostra. Haverá a competição nas categorias acadêmica e profissional, realizadas nos dias 17 de setembro, na Unisul, e no dia 18 de setembro, no campus da Estácio na SC 401. Informações e inscrições através do site www.floripamanha.org.

Divulgação
10ª edição da Benefest 
No dia 27 de setembro, no Music Park Jurerê Internacional, acontecerá a 10ª Benefest. Neste ano com organização do Grupo All , muitos eventos musicais estão sendo preparados para animar a feijoada que é importante fonte de recursos para o Cedep, ligado ao Instituto Padre Vilson Groh, que atende crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo.  Os ingressos custam R$ 70,00  e podem ser adquiridos na Blueticket e Cedep (9108-6944).

Camil
Torta de liquidificador de arroz
1 xícara e meia (chá) de leite
meia xícara (chá) de óleo
2 ovos
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 pitada de sal
meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
150 g de presunto ralado no ralo grosso
150 g de queijo muçarela ralado no ralo grosso
orégano seco a gosto

Para polvilhar:
queijo parmesão ralado

Para untar e enfarinhar:
óleo
farinha de trigo

1.    Unte e enfarinhe uma assadeira retangular pequena (26 x 18 cm) e reserve.
2.    Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
3.    Coloque no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o arroz cozido e o sal e bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo.
4.    Transfira para uma tigela, junte a farinha de trigo, o fermento e misture até ficar homogêneo.
5.    Coloque metade da mistura na assadeira reservada. Distribua o presunto, o queijo e o orégano sobre a massa.
6.    Cubra com o restante da massa, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia seco. Sirva em seguida.
7. Rendimento: 6 porções. Fonte: Camil.

Bunge Brasil
Arancini à primavera
1 colher (sopa) de óleo de soja com canola 
¼ cebola picadinha 
½ abobrinha, sem miolo, ralada e bem picadinha 
½ cenoura, limpa, ralada e bem picadinha 
2 xícaras (chá) cheias de arroz cozido
2 ovos 
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
1 colher (sopa) de salsa picadinha (3 g)
Sal e orégano a gosto 
60 g de muçarela cortadas em 8 retângulos ou cubinhos
Ovos e farinha de pão para empanar
Óleo de soja com canola para fritar

Em uma frigideira, leve o óleo de soja com canola para aquecer. Junte a cebola e doure. Adicione a cenoura e a abobrinha, deixe fritar rapidamente, desligue o fogo e reserve.
Em uma tigela leve para misturar os legumes, o arroz, os ovos, a farinha de trigo, o queijo parmesão e a salsa, até que todos os ingredientes estejam bem unidos. Se necessário adicione um pouco mais de farinha de trigo e de sal.
Montagem: Divida a massa em oito porções e modele-as em forma de bolinhas. Coloque o pedaço de muçarela ao centro e feche a massa dando em seguida um formato achatado ou arredondado. Passe-os pelo ovo e em seguida pela farinha de pão
Em frigideira funda, revestida com teflon, leve um pouco de Óleo de soja com canola para aquecer. Acomode de 3 a 4 bolinhos e, em fogo médio-alto, frite-os de um lado e depois de outros até que dourem. Sirva-os quente.
 Fonte: Óleo de soja Soya/Bunge Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu