Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 18, 2015

18/09/2015 - Flores comestíveis: pratos lindos e saborosos

por Luciane Daux 

Flores sempre formam uma imagem agradável e alegre. Pois saiba que além de enfeitarem, algumas espécies são, também, comestíveis, têm um paladar bastante peculiar e guarnecem doces e salgados. As mais tradicionais são a capuchinha, o amor-perfeito, a calêndula e até a rosa. Quem não lembra das codornas ao molho de pétalas de rosa, do filme Como Água Para Chocolate?

Nova Cozinha de Estar: vídeo-receitas e dicas
A partir dessa semana a Cozinha de Estar ganha mais espaço e nova posição dentro do jornal impresso. No NDonline, teremos pequenos vídeos com receitas, curiosidades e dicas, aumentando as oportunidades de troca entre a coluna e leitores, além do email lucianedaux@hotmail.com. Assista o vídeo de estreia sobre a Pavlova Preguiçosa!  Ganhamos também um vizinho querido e bem-vindo, o jornalista e sommelier João Lombardo, que vai enriquecer ainda mais nossa leitura falando sobre vinhos.

Consul
Obra prima para gelar cerveja
A Consul acaba de lançar uma edição limitada da sua Cervejeira, cuja arte tem cores e formas que traduzem jovialidade, versatilidade e dinamismo foi desenvolvida por Stefane Pepeliascov, estudante de Design Gráfico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. A cervejeira tem capacidade para armazenar até 75 latas de 350 ml e ainda comporta diferentes embalagens de cervejas, como garrafas e barris em níveis de resfriamento variam de 5° a -4° graus. À venda nas lojas Fast Shop e nas loja online da Consul.

Se você está achando uma extravagância isso de comer flores, vai se surpreender quando se der conta que elas estão no nosso dia-a-dia sem que percebamos. A alcaparra é o botão de uma flor. Também são flores o brócolis, a couve-flor e a alcachofra. E a flor de abobrinha italiana (foto), quando recheada com ricota e nozes, por exemplo, é um prato requintadíssimo. No entanto, é importante lembrar que só se usam as flores comestíveis cultivadas para este fim, pois as comercializadas em floriculturas normalmente têm agrotóxicos, altamente impróprios para consumo.

Dica: amor perfeito glaçado
Para fazer amor-perfeito glaçado, basta passá-lo em clara de ovo batida com um pouco de água, e polvilhá-lo com açúcar refinado. Uma delícia – e uma beleza para enfeitar tortas, sorvetes e docinhos em geral. Se o amor-perfeito tiver sido produzido sem agrotóxico, pode-se comê-lo glaçado. 

Daniel Queiroz
Pavlova preguiçosa de flores e frutas 
(para 8 pessoas)
Digo preguiçosa porque a verdadeira pavlova é montada sobre um suspiro gigante, crocante por fora e macio por dentro. Aqui vamos facilitar e usar suspiros prontos
1 pacote de suspiros de 100g (gosto da marca Pauli, mas há outras boas)
1 caixinha de morangos limpos
2 kiwis descascados e cortados em rodelas
Amoras, framboesas, mirtilos e polpa de maracujá a gosto
Flores comestíveis
500ml de creme de leite fresco bem gelado (da garrafinha)
3 colheres (sopa rasas) de açúcar
Sementes de ½ fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
1.       Coloque o creme de leite fresco bem gelado em uma batedeira e bata em velocidade média. Quando começar a encorpar, adicione as sementes de baunilha e o açúcar e bata até ponto de chantilly.
2.       Coloque os suspiros em uma travessa, deixando-os amontoados em camada dupla. Por cima coloque o chantilly às colheradas, displicentemente.
3.       Cubra com as frutas picadas a gosto e as flores comestíveis.
4.       Mantenha na geladeira até o momento de servir e só então adicione a polpa de maracujá.

Assista a vídeo-receita:


Luciane Daux
Anel de alcachofra
(para 8 pessoas)
6 corações de alcachofra grandes ou 8 médios (em conserva, bem escorridos)
4 ovos inteiros
 100ml de creme de leite fresco (nata)
100g de cada: queijo parmesão em pedaços e queijo emmenthal em pedaços
60g de farinha
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 maço de salsinha
Farinha de rosca o necessário
Sal a gosto
Ciboulette para decorar

1.       Refogue a cebola na manteiga até murchar (sem dourar). Junte os corações de alcachofra cortados em 4 partes e refogue rapidamente. Desligue e leve tudo ao liquidificador. Bata até obter um creme liso.
2.       Ainda no liquidificador, junte os ovos, a nata, o queijo parmesão e o ementhal, a farinha, salsinha e sal a gosto. Bata até ficar bem misturado.
3.       À parte, unte uma forma de furo com manteiga e passe farinha de rosca. Coloque a mistura na forma e leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido EM BANHO MARIA por 45 minutos.

4.       Deixe descansar por 10 minutos e desenforme no prato de servir. Decore com as alcachofrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu