Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 04, 2015

04/09/2015 - Setembro cheio de promessas

por Luciane Daux 
Setembro tem um poder quase oculto de animar as pessoas. Todo mundo festeja a chegada deste mês. Até músicas setembro ganhou! Essa empolgação me contagia também, pois quando digo “quase oculto” é porque vejo a promessa de dias ensolarados e mais quentes, de mais atividades ao ar livre e, na cozinha, de pratos mais leves, como aqueles que usam legumes. No nosso cardápio de hoje, abobrinha e berinjela!

Dançando na cozinha
September - Earth, Wind and Fire: “Ba de ya - say do you remember, dancing in september,  never was a cloudy day” (diga que se lembra, dançando em setembro, nunca houve um dia nublado)
Manhãs de setembro – Vanusa: “Eu quero sai, eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro”
Sol de primavera  - Beto Guedes: “Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos quero ver brotar o perdão onde a gente plantou”

Fernando Wiladino
Saladas gourmet na Beira Mar
Um novo conceito de alimentação saudável, balanceada e com baixa caloria, com um cardápio recheado de saladas autorais e alternativas bem diferentes das convencionais, é a proposta do Fresh Bowl Salads, que oferece também lanches a base de tapioca, acaí em várias versões, sucos naturais e serviço à la carte para o jantar. Inaugurado recentemente na Beira-mar Norte, o espaço, que fica na Altamiro Guimarães, oferece também opções aos vegetarianos, embora a ideia não seja seguir essa linha. 

Luciano Dias
Novos drinks do Guacamole
Setembro traz um novo cardápio para o Guacamole Cocina Mexicana.  Entre as novidades, estão as caipiras acompanhadas de bastoncitos, ou picolés, formando com as caipiras uma combinação inusitada de sabores. Uma seção especial no cardápio vai trazer exclusivamente 12 shots (foto), a maior parte deles com a bebida mais característica do México, a tequila. O Besito, a Banderita e o Gran Coronita Blue completam a coleção de drinks da casa.

Hamburgueria e Restô
Um restô bacana e descolado, mix de happy hour chic e hamburgueria, com inspirações em Londres e Paris. Assim nasceu há poucos dias o Blend Gourmet Hamburgueria. Serão seis sanduiches com carne e dois vegetarianos, além de aperitivos como o pastel de linguiça Blumenau, além de drinks, espumantes e vinhos nacionais e importados Fica na rua Arno Hoeschel, 279. 

Divulgação
Pastel tostado: menos gordura
Com a mesma massa e opções de sabores – inclusive os doces – o pastel vai para uma chapa fechada, no lugar de ser frito imergido em óleo, resultando em 43% menos gordura do que o tradicional. Essa é a novidade da 10 Pasteis. A massa tostada é leve e ressalta o sabor de qualquer recheio. Vale provar os sabores cremosos, como queijo e o de chocolate.



Bunge
Berinjela à milanesa 
1 vidro de molho de tomate temperado
Sal epimenta do reino a gosto
Farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca o necessário para empanar
Azeite a gosto
120 g de queijo parmesão ralado
Folhas de sálvia a gosto
4 berinjelas médias em rodelas

1. Lave, enxugue e corte as berinjelas em rodelas. Tempere com sal e pimenta. Passe-as  na farinha de trigo, em seguida no ovo batido e depois na farinha de rosca.
2. À uma frigideira leve um pouco de azeite para aquecer. Aos poucos frite as berinjelas, reservando-as em um refratário. 
3. À parte, misture o molho de tomate temoerado com o queijo  parmesão.
4. Adicione o molho preparado às berinjelas. Sobreponha as berinjelas em camadas, montando pequenas torres. Leve para gratinar, em forno preaquecido, à temperatura de 180°C. Decore com as folhas de sálvia.
5. Dica: Esta mesma receita pode ser elaborada com abobrinhas.
6. Fonte:  Salsaretti  Gourmet Ricota/Bunge Brasil

Coqueiro
Abobrinha recheada com atum
1 lata de Atum em Pedaços Light escorrido
meia cebola pequena picada
1 tomate pequeno sem sementes picado
1 colher (sopa) de cada: azeitonas verdes picadas e queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de creme de ricota light
meia colher (chá) de orégano seco
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 dente de alho picado
3 abobrinhas grandes

1. Em uma tigela coloque o atum,  a cebola, o tomate, as azeitonas, o creme de ricota, o orégano, o sal, a pimenta e misture até ficar homogêneo. Reserve. Em uma tigela pequena, coloque a farinha de rosca, o queijo ralado, o alho e misture. Reserve.
2. Corte as abobrinhas em pedaços com 3 dedos de largura. Retire o miolo, sem furar o fundo, formando copinhos. Coloque em uma panela, cubra com água fervente, tempere com sal e cozinhe por 2 minutos. Escorra e enxugue bem.
3. Preaqueça o forno em temperatura média (200oC). Forre uma assadeira média (33 x 23 cm) com papel alumínio e reserve.
4. Distribua a mistura de atum reservada preenchendo as abobrinhas e cubra com a farofa. Coloque as abobrinhas na assadeira e leve ao forno 10 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.
5. Rendimento: 9 unidades. Fonte: Atum Coqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu