Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 14, 2015

14/08/2015 - Doces da moda

por Luciane Daux 

Assim é com roupas e acessórios, mas também acontece na gastronomia. Determinadas comidas parecem que estão presentes em todos os lugares, em determinado momento.  Nestes tempos vivemos a da volta dos churros - em versão gourmet – e da torta Banoffee. A boca encheu d’água, não é? A minha também.  Ora, então vamos ficar na moda, e com muito prazer, com as receitas de hoje, que são fáceis e vão fazer sucesso na passarela, ou melhor, na mesa!

A palavra moda
A palavra moda tem origem na estatística, pois é como se chama o valor que ocorre com maior frequência num conjunto de dados, isto é, o valor mais comum.

Gran Mestri Divulgação
Queijos zero lactose da Gran Mestri
Excelente notícia! A Gran Mestri acaba de lançar uma linha de produtos com zero lactose. No Brasil, de 60% a 70% das pessoas adultas tem algum tipo de intolerância a lactose, sendo que pelo menos 25% da população adulta tem uma intolerância mais acentuada. Diante destes dados e depois de muita pesquisa, a empresa resolveu investir nesta na linha de com quatro produtos, entre eles o Padano, o Parmesão, o Parmesão Ralado e o Pecorino Romano, todos com zero lactose e com a chancela da empresa catarinense, que é a maior fábrica de queijos duros da América Latina. 

Edu Lyra
Pannacotta Bake Shop
A nova confeitaria, que reabriu recentemente no Córrego Grande, tem delícias criadas pela chef patissier Priscila Gemente de Carvalho. No cardápio, que varia conforme a melhor matéria prima que a chef encontrar, estão a panna cotta, os brigadeiros, macarons, a torta de Negresco e o indescritível cupcake de leite Ninho (morri!), além do fofo bolinho tamanho baby, todos muito gostosos e lindos!

Divulgação
Sobremesa para os aniversariantes no Burger Lab Experience 
A primeira hamburgueria gourmet do Brasil oferece ao aniversariante devidamente identificado que consuma algum lanche do cardápio, uma sobremesa à escolha entre Milkshake, Banana Split, Petit Gateau, Sorvete 1 Bola, House Ice Cream ou English Brownie, todos preparados com o sorvete da Häagen-Dazs. A promoção é válida por tempo indeterminado. 


Frederico Paranhos
Torta Banoffee
1 pacote de biscoito maisena triturado no liquidificador
100 g de margarina 
2 latas de doce de leite ou 500 g 
10 bananas médias em rodela 
1 xícara (chá) de açúcar 
600 ml de creme de leite fresco 
Canela em pó para polvilhar 
  
1. Misturar a margarina com o biscoito triturado até ficar uma massa homogênea e com ela forrar um refratário. Sobre a base colocar o doce de leite.
2. Em uma panela derreter o açúcar em caramelo, jogue 1/2 xícara de água e deixe fazer uma calda. Passe as bananas na calda de caramelo por alguns instantes e então arrume-as sobre a camada de doce de leite.
3. Bater o creme de leite na batedeira com 1 colher (sopa) de açúcar e gostas de baunilha até ficar no ponto de chantilly. Colocar por cima das bananas e polvilhar canela em pó. Gelar por três horas antes de servir.
4. Esta receita de Banoffee é uma das especialidades do restaurante Ticiano, do Quality Hotel Curitiba.

Bunge Brasil
Mini Churros
Massa:
1 xícara (chá) de cada:  leite, água, coco seco ralado
1 colher (chá) de Óleo de Milho Salada (10 g) 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (sopa) de açúcar (12 g)
½ colher (café) de sal (0,5 g)

Acompanhamentos:
Doce de leite a gosto e trufa de chocolate
 
Finalização:
Óleo de Milho Salada para fritar e açúcar e canela em pó para polvilhar 
 
1. Massa: A uma panela leve o leite, a água, o óleo de milho e o sal para aquecer. Quando o leite ferver, adicione a farinha de trigo, açúcar e o coco, misturando a massa vigorosamente, sem parar, até que comece a soltar do fundo da panela. Retire a panela do fogo e leve à batedeira, velocidade média, para bater por 5 minutos. Em um saco de confeiteiro bem resistente coloque um bico pitanga. Adicione a massa e reserve.
2. A uma panela média, leve o óleo de milho para aquecer, até que fique bem quente. Feche bem a manga de confeiteiro e com o bico em pé sobre a panela, aperte a massa com o comprimento que desejar o churro e corte-a com uma tesoura. Frite de 3 a 4 churros por vez, em fogo médio-alto, virando-os de todos os lados para que cozinhem por dentro e dourem por fora. Coloque-os sobre papel absorvente. Repita a operação até que toda a massa tenha sido frita. Polvilhe açúcar e canela e sirva com doce de leite e trufa de chocolate.
3. Grau de dificuldade: Fácil. Tempo de preparo: cerca de 50 minutos. Rende 50 unidades.
4. Fonte: Óleo de Milho Salada/Bunge Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu