Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, julho 17, 2015

17/07/2015 - Pão italiano ao gosto dos brasileiros

por Luciane Daux 
O pão italiano caiu nas graças dos brasileiros. Esse tipo, o pane casareccio – ou pão caseiro – foi trazido pelos imigrantes no final do século XIX e, além de ser muito gostoso, mesmo se apenas molhado em azeite de oliva e saboreado com um bom vinho tinto, ganha ares contemporâneos quando utilizado como recipiente comestível para sopas e ensopados, o que combina muito com o inverno.

Lombardo Pão Italiano
Palavra do especialista
“A Itália produz mais de 250 tipos de pães, de norte a sul. Pão Italiano é o nome genérico do pão produzido no Brasil a partir de receitas camponesas ou caseiras trazidas do sul da Itália. As principais características são a utilização do trigo de grão duro e a fermentação natural, esta última que acrescenta um sutil toque de acidez ao gosto do pão. São pães de crosta e miolo firmes, ideais para preparar bruschetta e acompanhar antepastos, frios, queijos, fondue e massas em geral. Os formatos podem ser redondo (pagnotta) e alongado (filone).” – João Lombardo – jornalista e proprietário da Lombardo Pão Italiano

Divulgação
Maestro Gelato e Caffè  Italiano no Iguatemi 
Fica no piso L2 do Shopping Iguatemi a primeira gelateria e cafeteria 100% italiana de Florianópolis. Gelatos de frutas e de creme, entre eles avelãs, cerejas pretas e pistache, dividem o cardápio com cafés que trazem no DNA a marca italiana, com espressos e cappuccinos perfeitos.








Sanavita
Quentão termogênico
O chá de hibiscos, cheio de indicações terapêuticas, está na moda. Já imaginou preparar um quentão com ele, então? Sem álcool, saudável e estimulante do metabolismo! Para o quentão de hibiscos e pêssego, ferva por 20 minutos um litro de água com cravos da Índia e canela em pau à vontade, mais a casca de um abacaxi e duas colheres (sopa) de gengibre em rodelas. Desligue o fogo e acrescente sete colheres (sopa) de chá de hibiscos com pêssego. Coe e sirva ainda quente.  (Fonte: Sanavita)

Festival de sopas peruanas
Consegue imaginar um Ceviche Caliente? Pois é a estrela do Festival que vai durar todo o inverno no Sabor Peru. Preparado à mesa, é servido em um verdadeiro ritual, com os frutos do mar colocados em um bowl com uma pedra de rio aquecida a 290oC e então acrescenta-se o tradicional Leche de Tigre. Além dessa, outras opções estão no cardápio especial que é servido somente no jantar todos os dias, exceto às terças-feiras.

Bunge Brasil
Pão italiano aperitivo
1 pão médio italiano 
Recheio:
3 colheres (sopa) de margarina 
3 colheres (sopa) de cogumelos fatiados e picados 
2 colheres (sopa) cheias de azeitonas verdes e picadas 
2 colheres (chá) de alecrim seco picado 
3 colheres (chá) de orégano seco
5 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 
1 ½ xícara (chá) de queijos muçarela ou provolone, em cubinhos 

1- Em uma vasilha, coloque e misture bem os ingredientes do recheio. Reserve.
2- Corte o pão nos sentidos horizontal e vertical (com cuidado para não atingir a base do pão) formando pequenos quadrados. 
3- Coloque o recheio nos espaços entre os quadrados o mais profundo possível, e leve para assar em forno preaquecido à temperatura de 180°C, até que o queijo derreta e sirva imediatamente.
4 – Varie esta receita adicionando tomatinho picado, salame picado, dentre outros ingredientes.
5 - Fonte Delícia Supreme/Bunge Brasil.

Abrasel
Cassoulet de Frutos do Mar 
250 g de feijão branco
1 unidade talo de salsão
Bouquet garni: 1 folha de alho poró, 1 ramo de tomilho, 1 folha de louro, 1 ramo de salsinha, amarrados
100 g de mexilhão (mariscos)
150 g de lulas
8 camarões médios
80 g de vôngoles (berbigão)
 80 g de manteiga
80 g de cebola picada
2 dentes de alho picado
150 ml de vinho branco
300 ml de creme de leite
100 g de molho de tomate
50 g de farinha de rosca
Salsinha e cebolinha verde
1 pão italiano

1. Cozinhe o feijão com o bouquet garni. Escorra a água quando o feijão estiver macio, porém com os grãos inteiros. Reserve. 
2. Refogue os frutos do mar, na manteiga, rapidamente, com alho e cebola picados. Acrescente vinho branco e deixe reduzir em 50%. Acrescente o molho de tomates, o creme de leite e polvilhe com farinha de rosca para engrossar o caldo. 
3. Corrija com sal e pimenta do reino. Polvilhe com cebolinha verde e decore com salsinha. 
4. Montagem do prato: Junte o feijão com os frutos do mar. Polvilhe com cebolinha verde e decore com salsinha. Coloque dentro do pão italiano.
5. Receita do Chef Beto Caron, do restaurante Santa Figueira (Ribeirão da Ilha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu