Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, julho 10, 2015

10/07/2-15 - Dia da Pizza

por Luciane Daux 
Hoje se comemora o dia de uma das mais democráticas comidas: a pizza. Dizem que ela nasceu há mais de 6 mil anos, quando o homem misturou água a um cereal moído, como o trigo, arroz ou grão-de-bico, e assou sobre alguma pedra quente. Se os inventores foram os egípcios, gregos, fenícios, babilônios ou hebreus, não sei. Na antiguidade a massa era chamada de piscea e chegou à Itália na Idade Média, levada pelas Cruzadas. No final do século XIX o famoso pizzaiolo Esposito inventou uma pizza com as cores da bandeira da Itália recém unificada por Garibaldi: vermelho/tomates, branco/mussarela e verde/manjericão, e ofereceu aos reus Umberto I e Margherita de Savoia. A Rainha amou, e assim nasceu a Pizza Margherita, a mais tradicional das pizzas. 

Divulgação Pizzaria Basilico
No dia da Pizza a Basilico lança quatro sabores novos
A Pizzaria Basilico, eleita seis vezes a melhor pizza de Florianópolis pela Revista Comer&Beber da Veja, lança nesta sexta-feira, 10 de julho - Dia da Pizza, quatro novos sabores.A ideia é atender o pedido de muitos clientes da pizzaria, principalmente aqueles que são apaixonados por sabores agridoce. A nova pizza de Queijo Brie, por exemplo, leva aspargos e mel Santa Catarina. Os outros sabores tem ingredientes como brócolis, pimentão e alho-poró. A Basilico tem um laboratório de pesquisa que testa a preferência dos clientes. Baseada na experiência da rede de Pizzaria Braz de São Paulo, novos sabores ano a ano vão sendo incluídos no cardápio de acordo com as sugestões dos clientes da casa.

Divulgação
Queijo com Sotaque no Grand Hyatt
A mestre queijeira francesa Elisabeth Schober, da Queijo com Sotaque, instalada em Paulo Lopes/SC, é a nova parceira do Eau French Grill, restaurante francês do hotel Grand Hyatt São Paulo. Thierry Buffeteau, Chef Executivo do restaurante, afirma: “Queremos valorizar o que o Brasil tem de melhor em ingredientes de origem sustentável, inclusive produtos orgânicos e artesanais”, celebrando, em jantar realizado em parceria com Elisabeth, a adoção de novas práticas sustentáveis de aquisição de alimentos e bebidas.

Nugali
Chocolate: prazer e saúde juntos
Em 2014 o critério de compra prazer cresceu mais do que a demanda por aspectos saudáveis (3,1% contra menos de 2,5%, segundo IRI). Ou seja: há um interesse pelo consumo de alimentos saudáveis, desde que sejam saborosos. A empresa Nugali Chocolates, de Pomerode, sempre esteve antenada nessa tendência. Maitê Lang, diretora da Nugali, afirma que “o crescimento maior é por chocolates com teores elevados de cacau, pois são alimentos prazerosos que sabidamente proporcionam benefícios  à saúde”.

ExcelencePhotografy2
Codorna com carne de sol em Paris
O chef florianopolitano Eduardo Jacinto conquistou a França apostando em iguarias brasileiras.  O "Duo de codorna e carne de sol, mousseline de batata doce, com azeite de trufa branca" é um dos pratos mais apreciados no seu restaurante, o Le Pario, classificado como “ Bib Gourmard” pela edição francesa do Guia Michelin, que também selecionou Eduardo e sua equipe para assinar o coquetel no Estande do Guia Michelin na Feira do Livro de Paris. 

Bunge Brasil
Torta Pizza 
Massa:
¾ xícara (chá) de óleo de soja
3 colheres (sopa) de leite
1 ovo
400g de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de sal

Cobertura:
5 xícaras (chá) de queijo tipo mussarella ralado
2 tomates italianos, maduros, cortados em rodelas
1 porção de folhas frescas de cada: tomilho e manjericão
4 fatias de bacon, fritos, escorridos da gordura

1. Massa:  Em batedeira, com o batedor "gancho" e na velocidade média, leve os ingredientes da massa para bater por aproximadamente 3 a 5 minutos ou até obter uma massa macia. Em uma forma redonda e com fundo falso acomode a massa por todo o fundo e lateral. Fure a massa com a ponta de um garfo e leve para assar em forno, pré-aquecido, à temperatura de 180°C, por 10 minutos. 
2. Cobertura: Sobre a massa pré-assada polvilhe o queijo. Em seguida coloque as rodelas de tomate, as folhas de tomilho, manjericão e por último os pedacinhos de bacon frito.  Retorne ao forno, pré-aquecido, para assar por mais 20 minutos ou até que esteja dourada.  Varie usando outros queijos ou mesmo uma mistura de queijos.
3. Fonte: Bunge Brasil

Cia União
Pizza de banana com chocolate
Massa
4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo 
½ xícara (chá) de cacau em pó 
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
½ colher (sopa) de sal
1 e ½ xícara (chá) de água gelada 
1 colher (sopa) de óleo
½ sachê de fermento biológico seco

Cobertura
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
3 xícaras (chá) de bananas brancas em rodelas 
açúcar refinado e canela em pó, para polvilhar

Para a massa: em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o cacau em pó, o açúcar refinado  e o sal. Misture bem. Acrescente a água gelada, o óleo e o fermento, amasse e sove bem. Divida a massa em 2 partes iguais e modele bolas. Cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora. Em seguida, abra as bolinhas em discos de 30 cm. Leve ao forno preaquecido (220ºC) por cerca de 10 minutos. Reserve.
Para a cobertura: em um recipiente, derreta o chocolate e misture bem com o creme de leite. Espalhe por cima da massa da pizza. Em seguida, disponha as bananas em rodelas e por último polvilhe o açúcar refinado e a canela em pó. Leve ao forno preaquecido (180ºC) por cerca de 5 minutos para dourar. Sirva em seguida.
Receitas elaboradas pela Cozinha Experimental União – www.ciauniao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu