Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 26, 2015

26/06/2015 - Cardápio para festas juninas

por Luciane Daux 
O nome vem de Portugal. Lá, chamam-se festas joaninas, em homenagem a São João, cujo dia acabou de passar – 24/6, e também aos Santos Antonio (dia 13) e Pedro (29) e, como aqui, se estendem ao mês de julho. Neste fim de semana, aproveite o frio para fazer a sua. A ordem é pular a fogueira, dançar quadrilha, comer pinhão e tomar quentão. Balão, nem pensar! Vale ainda o bolo de rolo e o de fubá, a pipoca com toucinho e a canjica (ou mugunzá). Olha a chuva! E o fim de semana promete, com uma extensa agenda gastronômica. Aproveite!

Israel Boschetti
FIM DE SEMANA GASTRONÔMICO – Agende-se
27/6 - Feijoada do LeBarBaron - Amanhã acontece a 1ª edição da Feijoada do Barão, a partir das 12h no charmoso LeBarBaron, no canto esquerdo da praia Praia Brava. O almoço, com certeza, vai entrar para o calendário das festas badaladas da cidade, e será animado por oito Dj's locais e ingressos antecipados estão sendo vendidos através do sistema Eccopass. 
27/6 – Viva a Cidade - O projeto que movimenta ruas do Centro Histórico todos os sábados, terá nesta edição a participação de food trucks, com itens típicos de festas juninas no cardápio. Eles estarão estacionados ao largo da Praça XV Centro da Capital a partir do meio dia. Junto a eles haverá uma grande programação artística e cultural. A promoção é do CDL de Florianópolis.
27/6 - 4ª Feira Gastronômica de Floripa - Tem estreia nesta edição: vaca atolada, bolo de rolo (foto) e empadas de rabada, de cordeiro e de costela, por exemplo. A Feira acontece amanhã, das 11 às 19h no gramado, jardins e estacionamento da Eletrosul, vai ter clima de festa junina, com quadrilha de dança junina ao ritmo do forró (às 14h).
27 e 28/6 – Feiranópolis – Edição especial da feira, com estrutura maior, que reúne “comidas de rua”, acontecerá no Shopping Iguatemi. DJ, palco para apresentações e espaço para tirar fotos e compartilhar com os amigos nas redes sociais prometem animar ainda mais o evento.
29/6 - Oficina de cozinha prática para diabéticos - Na próxima segunda-feira, às 19h, no Supermercado Angeloni da Beira Mar, os nutrichefs André Luiz e Cristiane Tozzo  farão oficina prática com receitas especiais para alimentação de quem tem diabetes.  A oficina é promovida pela Unimed Florianópolis em parceria com o Angeloni. As inscrições estão abertas e são limitadas. Basta entrar em contato pelo telefone: 3216-8999 (opção 4) ou através do e-mail: viverbem@unimedflorianopolis.com.br.
2/7 - Alta gastronomia francesa na Estácio Florianópolis - O Curso de Gastronomia daquela faculdade vai receber o cônsul francês Jean-Victor Martin, empresários e produtores de queijos e vinhos da França para um jantar com menu assinado pelos Chefs Cédric Persché e Benoit François e pelo Chef Executivo da Estácio David Mansaud. A harmonização fica por conta da Empório Mundo. Os ingressos estão à venda nas empresas parceiras e na coordenação do curso de Gastronomia, ao valor de R$ 120,00.

Bunge Brasil
Pipoca com toucinho e coentro
Em uma panela, misture ½ xícara (chá) de milho para pipoca com 1/2 xícara (chá) de toucinho picado, uma colher (chá)) de margarina e outra de óleo e mexa até que a margarina derreta. Feche a panela e chacoalhe de vez em quando, em movimentos circulares, até que comece a estourar. Continue com os movimentos até que o som do estouro termine. Coloque sal a gosto e em seguida três colheres (chá) de coentro fresco picado. Sirva quente. Fonte: Bunge Brasil e Margarina e Óleo Primor.

Bunge Brasil              
Bolo Manuê de Fubá
1 xícara (chá) de cada: açúcar mascavo (130g) e açúcar refinado (160g)
100g de margarina
5 gemas
1 vidro de leite de coco (220ml)
2 xícaras (chá) de fubá (130g)
½ xícara (chá) de castanha de caju triturada (60g)
1 colher (chá) de erva doce (3g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
5 claras em neve

1-      Na batedeira, bata os açúcares com a margarina e as gemas até obter um creme leve. Sem bater, acrescente o restante dos ingredientes, colocando as claras, delicadamente, e misture.
2-      Coloque em uma forma redonda com cone central medindo 19 cm de diâmetro, e untada.
3-      Asse no forno preaquecido na temperatura moderada por cerca de 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia seco. Desenforme morno e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
4-      Fonte: Bunge Brasil e Margarina Primor.

Bunge Brasil
Mugunzá (canjica)
Curiosidade: esta receita no Nordeste chama-se mungunzá, mugunzá ou mungunzá ou chá de burro. Já no sudeste é conhecida como canjica.1 xícara (chá) de milho canjica amarela (170g)
4 xícaras (chá) de água (800ml)
2 cravos e 1 pau de canela
1 colher (sopa) de margarina (20g)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de açúcar (160g)  (dica: experimente substituir o açúcar por 1 lata de condensado)
½ xícara (chá) de cada:  coco ralado (40g) e amendoim triturado (50g)

1-      Cubra o milho com água e deixe de molho de um dia para outro. Escorra, e coloque o milho em uma panela de pressão com a água (4 xícaras), os cravos e a canela. Cozinhe por cerca de 25 minutos contados a partir da fervura. Verifique se o milho está macio.
2-       Junte os ingredientes restantes, exceto o amendoim. Cozinhe até engrossar um pouco. Fora do fogo adicione o amendoim.
3-      Desenforme ainda quente e sirva em seguida com margarina Primor.
4-      Fonte: Bunge Brasil e Margarina Primor.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu