Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 19, 2015

19/06/2015 - Para receber o inverno, o calor das sopas

por Luciane Daux 
No domingo iniciamos a estação mais fria do ano. Ah, o inverno ... Todas as noites dar-se ao prazer de sopinhas e caldinhos, uma taça de vinho e o calor da cozinha aquecida. Acrescente algumas fatias de pão ou torradas e está pronto um banquete que aquecerá a alma. Um carinho bem-vindo quando a temperatura cai, como aconteceu essa semana. Além de duas receitas aconchegantes, publico hoje uma lista de locais que servem sopa, testados por amigos das redes sociais.

Divulgação
Onde tem Food Truck?
Desde o último dia 8 de junho está no ar o site que responde a essa pergunta. “Onde Tem Food Truck”, o mais novo projeto dos criativos Daniel Becher e Everton Veber, do blog Comideria, informa a localização dos trucks, os restaurantes móveis que estão na crista da onda, e também dá uma lista atualizada de eventos gastronômicos itinerantes. Confira: http://ondetemfoodtruck.com e também no Facebook e Instagram.

Divulgação
Cardápio de miss - Os 80 candidatos aos Concursos de Miss Mundo Brasil e Mister Brasil 2015, que iniciam em 22 de junho, vão manter a forma com muito sabor. O chef Rafael Campagnolo preparou um cardápio especial com pratos balanceados, como o Cobbler de Frutas (foto – frutas cozidas em xarope de gengibre, crocante de canela e creme inglês light), que poderá ser apreciado também pelo público em geral, no Il Campanario Villaggio Resort, que hospedará os concorrentes.

4ª edição Chefs de Rua na Pedra Branca - O festival Chefs de Rua, de estilo food truck e food park, terá a sua 4ª edição neste domingo, a partir das 11h na Praça Espelho D’Água do Passeio Pedra Branca (Palhoça). Os pratos vão variar entre R$ 8,00 e 18 reais. Além de comer e beber bem, haverá shows de bandas locais. Mais informações: www.passeiopedrabranca.com.br

Brunch no Red - Brunch é uma refeição de origem britânica que combina o café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch). Sucos, leite, cafés, chás, iogurtes, queijos, carpaccios, pães torradas, presuntos, salames, frutas, pastas, e ovos, como o clássico beneditino, tradicional dos brunchs americanos, agora nos domingos de frio, das 12h às 18h. Que tal? A novidade, que começou semana passada, acontece no Red Restaurante, com DJ Rodrigo Luca estará no comando do som.

Caldos básicos
Caldos são fundamentais em cozinhas profissionais e também nas domésticas. Abandone, se possível, os industrializados e experimente essas receitas básicas. Caldo de legumes: junte 2 cenouras em rodelas, 2 talos de salsão, 1 cebola  inteira e cozinhe em 2 litros de água por 2 horas, em fogo baixo. De frango: acrescente a carcaça de um frango ou duas sobrecoxas refogadas em 1 colher de azeite à receita do caldo de legumes, antes de cozinhar. De carne: na receita de caldo de frango, substitua a carcaça ou sobrecoxa por 500g de músculo bovino limpo e proceda da mesma maneira. Dica: não acrescente sal aos caldos. Deixe para acrescentá-los à receita final, por exemplo numa sopa.

Chez Cris Divulgação
Onde tomar aquela sopinha
Certamente há outros bons endereços. Estes foram testados e aprovados por amigos, em enquete nas redes sociais. Alguns endereços foram reiteradamente recomendados, por isso destaco em negrito.
Na Ilha - La Padá e Outback , no Beiramar Shopping; Red Dinning (às quartas de noite) e Macarronada Italiana (com delivery), na Avenida Beira Mar; Mercado São Jorge  da Rua Bocaiuva e do Bairro São Jorge; Café das Artes, na Rua Esteves Junior; Chez Cris (todos os dias, sopa du jour, e às quintas a tradicional sopa de cebola da foto), na Rua Presidente Coutinho; Bendito Fruto, na Rua Jeronimo Coelho. Café François, na SC 401 km 8; Uma Rosa, Cantina da Freguesia, Hotel  Don Zepe e Café Mineiro, na Lagoa da Conceição;  Lucila Bistrô, em Jurerê Tradicional, e Pães e Papos, no Novo Campeche.
No Continente - Conversa Fiada,  Zé Mané e Atelier do Pão, em Coqueiros; Galeteria Mamma Mia, no Abraão e Maria da Sopa, no Estreito.
Em São José - Pão por Deus – No Centro Histórico, de quinta a sábado, das 19 às 23h30, o campeão de indicações; Ristorante Ciao – Três opções no almoço e no jantar, a R$ 19. No Continente Park Shopping.
Luciane Daux
Do caderno de receitas da D. Alzira
Quem divide com a gente é a filha, Maria Amélia Souza Barros. Seu pai veio de Portugal, da região do Porto, Póvoa de Varzim. De lá trouxe o hábito de fazer essa sopa muito rica e com gosto de “comfort food”. Para fazer a sopa “Papas”, faça uma polenta de consistência mole, como uma sopa, e cozinhe por 20 minutos. Acrescente 200g de sobras de feijão carioca cozido, linguiça ou costelinha de porco defumada cozidas e, por fim, no último minuto e apenas para murchar, folhas de um maço de mostarda. Regue com um bom azeite de oliva extra virgem. Português, naturalmente.




Ristorante Ciao
Velouté Dubarry
1 couve-flor grande 
360 ml de leite 
1 colher de sopa de amido de milho 
½ litro de caldo de galinha 
Sal e pimenta a gosto 
1 colher de café de molho inglês 
Noz-moscada a gosto 
1. Cozinhe a couve-flor em água fervente salgada, deixando-a "al dente". Reserve 120ml da água do cozimento e 1/3 cortado em buquês pequenos. 
2. Pique o restante da couve-flor e leve para ferver no caldo de galinha, o copo da água do cozimento e o amido de milho desmanchado no copo de leite. Tempere com sal, pimenta, molho inglês e a noz-moscada e mexa devagar para engrossar até obter um creme suave. Passe pelo liquidificador e depois pela peneira, esquente de novo em fogo brando, emulsione com a manteiga. 
3. Esquente mais um pouco e sirva e acrescente os buquês reservados. 
4. Receita da Chef Joyce Francisco, do Ristorante Ciao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu