Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 12, 2015

12/06/2015 - Jantar romântico para o Dia dos Namorados

por Luciane Daux 
Um coração apaixonado vive em constante estado de inspiração, inclusive para preparar aquele jantar romântico. Já pensou no que vai fazer para o seu benzinho hoje, Dia dos Namorados? Te ajudo com duas receitas fáceis e tipo “tiro e queda”. Impossível não se apaixonar.  E para quem ainda não encontrou o amor, vale pedir ajuda especializada, recorrendo à oração e simpatia para o simpático santo casamenteiro. Um beijo e boa sorte!

Emporium Bocaiuva
Amanhã
Tarde árabe – Mantendo a tradição, amanhã farei, pelo 10º ano, meu almoço árabe no Emporium Jazz. O prato principal, que chamo de Tapete Voador, traz quibe cru, tabule, homus, quibe assado, roz a djej e pão pita. Música ao vivo e a gente fina, elegante e sincera, que frequenta as tardes de sábado da Bocaiuva, completam o cardápio.
4ª Feira Gastronômica de Floripa - Tem estreia nesta edição: vaca atolada, bolo de rolo e empadas de rabada, de cordeiro e de costela, por exemplo. A Feira, que acontece amanha, das 13 às 19h no gramado, jardins e estacionamento da Eletrosul, vai ter clima de festa junina, com quadrilha de dança junina ao ritmo do forró (às 14h). 

Divulgação
Dia de Santo Antonio
Amanhã, 13 de junho, é dia de Santo Antonio, e vão aqui uma oração poderosa ao Santo, e também uma simpatia, pedindo um(a) namorado(a). Peça, de preferência, que saiba cozinhar ...
Oração dos Namorados
Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Amém!
Simpatia, por que não?
E aqui a simpatia enviada pela leitora e amiga Luciana de Medeiros.  Para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, Luciana fala para abrir a porta da frente da casa, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz." Quem sabe, né? 

Fernando Willadino
Maria do Mar romântico
Com receitas de criação da chef Kitty Assis, como o bolinho morno de chocolate, o Hotel Maria do Mar, famoso pela sua gastronomia, fará hoje um jantar romântico. Casais românticos: reservem!

Bunge Brasil
Medalhão de filé com alho-poró no azeite
250g de alho poró fatiado
100ml de azeite de oliva extra virgem
50ml de vinho branco seco (Chardonnay)
4 medalhões de filé mignon
Sal, pimenta do reino e páprica doce a gosto

1.      Refogue o alho-poró com o azeite de oliva extra virgem até murchar completamente. Junte o vinho e ferva para evaporar. Tempere com sal, pimenta e páprica. Reserve.
2.      Tempere com sal e pimenta os medalhões de filet mignon e doure-os até o ponto desejado com o azeite extra virgem.
3. Sirva o filé junto com o refogado de alho-poró e acompanhado com batatas rústicas. 
4. Esta receita também fica ótima substituindo o alho-poró por cebola roxa.
5. Fonte: Azeite Extra Virgem Cardeal  e Bunge Brasil.

Oficina Culinária Floripa
Torta de Frutas Silvestres 
Para a base (pão-de-ló):
3 ovos
125g de açúcar
125g de farinha de trigo
1. Coloque os ovos e o açúcar no recipiente da batedeira e bata-os até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Lentamente, vá agregando aos ovos a farinha de trigo.
2. Unte e enfarinhe uma forma e coloque a massa. 
3. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Para a Mousse:
300g de chantilly (250g de creme de leite fresco batido com 50g de açúcar)
1 saquinho de gelatina vermelha sem sabor 
350g de geléia de frutas silvestres (ou frutas vermelhas)

1. Hidrate a gelatina conforme instruções do rótulo e adicione à geléia de frutas silvestres. Incorpore lentamente a geléia com a gelatina ao chantilly.
2. Em um aro coloque o pão-de-ló/base no fundo, cubra com a mousse. Leve a geladeira por no mínimo 3 horas. Decore com frutas.
4. Sugestão: monte a sua sobremesa em taças de vinho ou copo com boca mais aberta.
4. A receita é da chef Tatiana Osório, da Oficina Culinária Floripa, que recomenda essa torta já tradicional nos EUA, para o Dia dos Namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu