Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 05, 2015

05/06/2015 - Bolos com sabor de aconchego

por Luciane Daux
Com a chegada de junho, o inverno se avizinha e o frio já vem chegando. Os fins de tarde, e até mesmo os cafés da manhã, ficam mais aconchegantes sempre que há um bolinho para acompanhar. E o cheiro que fica em casa quando assamos um bolo, não é dos que mais trazem conforto?  Experimente as receitas da coluna de hoje e entregue-se, literalmente, ao "comfort food".

Divulgação
1º Wine Day Decanter

Nessa primeira edição, os amantes do vinho, de posse de uma taça de degustação e de um caderno especial de notas, incluídos na inscrição, poderão degustar e se deliciar com 36 rótulos diferentes, inclusive os afamados vinhos laranja (como o Damijan Ribolla Gialla 2010, foto), alguns deles envelhecidos em ânforas. Interessante, não?  Acontece nesta terça-feira, 9/6, das 19h30 até às 22h, e com número limitado de vagas. Com serviço de finger food. Inscrições pelo fone 3223-1500 com Marta ou Claudia.

Aula top de gastronomia
A chef Angela Martin, com sua expertise em criar receitas agregadoras, próprias para receber os amigos nesses convidativos dias frios, montou uma aula especial onde aparecem coquilles de manga e siri gratinados ao Cointreau e rolinhos de presunto de parma, mascarpone e foie-gras, por exemplo. O encontro, regado a espumante e vinho tinto, acontecerá no Emporium Bocaiuva, no dia 15 de junho, segunda-feira, das 19 às 21h30, ao valor de R$ 110 por pessoa. Evento super-exclusivo. Inscrições no próprio Emporium ou informações pelo fone 3224-1670.


1º Wine Day Decanter

Nessa primeira edição, os amantes do vinho, de posse de uma taça de degustação e de um caderno especial de notas, incluídos na inscrição, poderão degustar e se deliciar com 36 rótulos diferentes, inclusive os afamados vinhos laranja.  Nesta terça-feira, 9/6, das 19h30 até às 22h, e com número limitado de vagas. Inscrições pelo fone 3223-1500 com Marta ou Claudia.

Nova Pannacotta Bake Shop
Quem passa pelo Córrego Grande não precisa estranhar o fechamento da Pannacotta Bake Shop reabre na próxima semana em um novo local, na rua Prof. Marcos Cardoso Filho, no Córrego Grande. Os cupcakes recheados continuam, assim como o bolinho de leite Ninho, acrescidos de muitas novidades.

Capanna Ristorante na Pedra Branca
Já com 19 operações na área de alimentação, o Passeio Pedra Branca já se tornou um ponto forte de gastronomia para Palhoça. No último mês, a abertura do Campanna Ristorante reforçou essa tendência. Rodízios de massas e risotos são servidos todas as noites, de 19 às 23h, exceto às terças. Mesmo para quem sai do centro de Florianópolis, o passeio vale a pena. Eu já virei “freguesa” do Passeio pedra Branca, e frequento seus restaurantes pelo menos uma vez por semana.

Divulgação
Burger Lab Experience em breve
Se depender do ponto – na Beira Mar, onde antes operava o Kay’s Ki Dum – já sai fazendo sucesso. A primeira franquia fora de São Paulo do Burger Lab Experience se prepara para abrir ainda nesse semestre, trazendo à Florianópolis um conceito inovador. São burgers preparados com ingredientes exclusivos, e que o cliente será o chef, podendo montar o seu sanduiche de acordo com o seu gosto.

Bolinho com gostinho de casa da vó     
Semana que passou, a Rua Arno Hoeschl, número 81,  ganhou o Bolo da Madre. Franquia da bolaria paulista, oferece 30 opções de massa e 11 de cobertura. E os sabores, bem diferentes:  perfumado de lavanda, delícia de pistache, leite ninho, gengibre e café (veja a receita de hoje), entre outros. Para levar na hora, serão quatro sabores diferentes por dia, senão você pode encomendar no tamanho tradicional ou potinho. Adorei a novidade e vou lá conferir o de sabor churros, junto com um cafezinho. Veja mais em www.bolodamadre.com.br

Kalilo @ freeimages
Fazendo ganache
Receitinha bem básica, onde duas coisas são fundamentais: a qualidade dos ingredientes e a proporção, que deve ser respeitada. Serve tanto para recheios de bolos e trufas (usar frio ou gelado) como para coberturas (então aplicar morno).  O creme de leite deve ser o fresco, da garrafinha, sabe? Aqueça os ingredientes em banho-Maria, mexendo sempre até que fique homogêneo. Anote:
- 200g de chocolate amargo + 100ml de creme de leite ou
- 200g de chocolate ao leite + 70ml de creme de leite ou
- 200g de chocolate branco + 50ml de creme de leite



Bolo “Flex” 
Bata no liquidificador: três ovos inteiros, meia xícara (chá) de óleo de canola, uma xícara (chá) de açúcar mascavo e quatro bananas bem maduras OU três cenouras. À parte, peneire uma xícara (chá) de cada: açúcar orgânico, farinha integral, aveia em flocos finos (ou misturada com granola). Adicione uma colher (sopa rasa) de fermento em pó, uma maçã vermelha OU verde picada e meia xícara (chá) de umas passas OU cranberry seco ou quaisquer frutas secas, picadas. Misture delicadamente o conteúdo do liquidificador com os ingredientes secos. Unte uma forma com óleo de açúcar orgânico (que é cristalizado, e dá uma crocância e cor linda ao seu bolo) e asse em forno brando pré-aquecido (180 a 200oC) por 30 minutos ou até que, espetando um palitinho, ele saia limpo. A receita cheia de “ous” e, portanto, de possibilidades, é da querida Regiani Parisi Freitas.  Leitora, cantora e amiga.

Divulgação
Bolo de Café
170g de iogurte natural
2 ovos
120ml óleo
15g de café solúvel
240g de açúcar
200g de farinha de trigo
12g de fermento químico
No copo de liquidificador coloque os ingredientes líquidos: o iogurte natural, os ovos e o óleo. Bata por um minuto.
1.       Com cuidado, retire a tampa do copo do liquidificador e ainda batendo, acrescente os ingredientes sólidos: o café solúvel, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento químico. Bata por cinco minutos. Desligue o liquidificador. Com a ajuda de uma espátula, raspe a lateral do liquidificador e bata por mais um minuto.
2.       Despeje em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, 180°C a 200°C, por 40 minutos ou até que esteja com superfície firme e cor dourada por igual. Deixe esfriar naturalmente e desenforme.
3.       Cobrir com ganache tradicional acrescido de 5gr de café solúvel.
4.       A receita é da chef Daniela Schiavo, da Bolo da Madre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu