Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 29, 2015

29/05/2015 - Carne seca: desfiada ou em pedaços, sempre irresistível

por Luciane Daux
Vapza
Quem diz não à carne seca refogadinha com bastaaaante cebola e servida com farinha de mandioca e rodelas de banana? Eu, não!  Também não abriria mão de um pastel, ou escondidinho ou ainda à moda potiguar, com nata, servida com pão ou tapioca. De sabor peculiar e muito comum na cozinha brasileira, no feijão a carne seca é imprescindível, ainda que em pedaços. E falando em feijão, os sábados estão ficando cada vez mais gostosos: feijoada, paella e mandioca chic. Aproveite as dicas de hoje e delicie-se!

Manioca & Jazz
O chef André Vasconcelos escolheu um elemento inusitado como a inspiração para o seu almoço no Emporium Jazz. Aliada a ingredientes de pura brasilidade, como a carne de sol e a manteiga de garrafa, a mandioca – ou manioca - será a grande estrela da Rua Bocaiuva, no sábado dia 30/6, onde aparece um tartar de tainha em crosta de pinhão, bottarga gold e chips de aipim que me deixou curiosa.

1ª Paella do Barão, amanhã
Neste sábado, 30/5, no  Le BarBaron, na Praia Brava, acontece a 1ª edição da Paella que, com certeza, vai entrar para o calendário das festas mais badaladas da Ilha. A paella Valenciana será preparada pelo chef Hélcio, e os ingressos antecipados estão à venda pelo sistema Eccopaas.

Lio Simas, PSF Arquitetura, Divulgação
Uma cozinha “diferente” na Casa Cor SC 2015
Comungando do mesmo conceito da nossa coluna Cozinha de Estar, onde a ideia é que a cozinha é também um lugar para “estar”, conversar, confraternizar e se divertir, o ambiente “Como Queres Que Te Sirva”, projetado pela Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura para a Casa Cor SC 2015, está chamando atenção, pois vai bem além de uma cozinha gourmet. Adorei a ideia e com toda certeza vou visitar.  A mostra, que começou ontem e vai até 12 de junho, está acontecendo, simultaneamente, em Itajaí e em Florianópolis. Aqui na Capital o endereço é na  Rua José Maria da Luz, 163, Bairro José Mendes. Mais informações pelo site www.casacorsc.com.br

Luiza Buffon
TripAdvisor premiando excelência em gastronomia
Semana passada o site de indicações de restaurantes, hotéis e pontos de interesse agitou o mundo da gastronomia, quando começou a emitir os certificados do Prêmio de Excelência aos estabelecimentos que, pela avaliação de seus viajantes, destacaram-se em 2015. Entre os restaurantes, três em destaque. Ilhas Gregas, no Jardim Atlântico, com o buffet de comidas gregas da chef Spiri Baptista. O que são de bom o polvo e também o moussaká de lá? (foto). Risotteria Suprema, no bairro João Paulo, do inventivo chef Jordan Franzen, criador de risottos cremosos, perfumados, deliciosos e perfeitos. E o San Diego bar, do chef Demétrio Mello, um ex-vegetariano que se dedicou a conhecer o hambúrguer  na sua origem e, depois de dez anos, veio da Califórnia levando para a Praia do Rosa a sua versão brasileiríssima do sanduiche americano. Aproveito para cumprimentar os outros tantos amigos e profissionais da gastronomia que foram, merecidamente, reconhecidos!

Daniel Oliveira
Feijoada do Jurê, nham!
A feijoada do Jurê, O Boteco, com mais de 30 variedades de salgados e sobremesas de babar, voltou com toda força aos sábados. Uma delicia nesse clima fresquinho. Desde o caldinho de feijão bem temperado ao bacon frito, bem sequinho, passando por um fantástico purê de abóbora, o prato emblemático do inverno brasileiro é assinado pelo simpático chef Luiz Viana.

Bunge Brasil
Escondidinho de carne seca e mandioca
800 g de carne seca dessalgada e desfiada
30 ml de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 2 colheres de (sopa) de cheiro verde picado 600 g de mandioca cozida pimenta a gosto 1 sachê de 150g de maionese 150 gramas de queijo de coalho ralado


1.      Aqueça uma panela e coloque o azeite. Junte a cebola e refogue até que murche e então adicione o alho. Mexa bem, deixe murchar. Junte a carne seca e refogue no azeite por alguns minutos.
2.      2. Finalize com cheiro verde picado e pimenta. Reserve.
3.      Amasse bem a mandioca até que vire um purê, junte a maionese, metade do queijo coalho ralado e misture bem. 
4.      Em um refratário disponha a carne seca, e cubra com o purê de mandioca e salpique queijo de coalho ralado por cima.
5.       Leve ao fogo para gratinar, em temperatura média de 180ºC, por cerca de 40 minutos.
6.       Rendimento aproximado: 08 porções
7.       Fonte: Maionese Soya/Bunge Brasil.

Carne seca com nata
1 kg de carne seca dessalgada
2 cebolas em rodelas finas
6 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou a tradicional)
300ml de nata
200ml de leite

1.       Corte a carne seca em pedaços menores e leve para cozinhar com um pouco de água na panela de pressão, por 40 minutos. Deixe esfriar e desfie. Reserve.
2.       Aqueça a manteiga e junte as cebolas e a carne desfiada. Refogue em fogo baixo até a cebola murchar bem.
3.       Junte o leite e espere ferver, então acrescente a nata.
4.       Acerte o sal e sirva com arroz, pão ou tapioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu