Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 15, 2015

15/05/2015 - Festival Brasil Sabor, edição 2015

por Luciane Daux
Na edição 2015 do Festival Brasil Sabor, serão 74 restaurantes participantes em oito cidades catarinense. Durante o período do Festival, que começou ontem e termina em 11 de junho, em dois dias da semana, pratos especiais terão 30 ou 50% de desconto. Também a exemplo de outros anos, acontecerá a Arena Gastronômica no vão do Beiramar Shopping, entre 20 e 31 de maio, com workshops, palestras e a preparação dos pratos participantes. O evento, que já se firmou no calendário gastronômico, é uma promoção da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC (Abrasel SC). Veja na coluna como preparar dois dos pratos do Festival e confira os restaurantes participantes em http://www.brasilsabor.com.br.

Fernanda Lago
Fatto a Mano na Bocaiuva
O Emporium Jazz recebe amanhã o empresário Paulinho Rosatto (Mercearia Fatto a Mano - massas artesanais). Habitué do reduto, ele vai apresentar dois pratos: talharim de farinha de grão de bico com molho funghi e uma novidade, o talharim de pimenta rosa, colhida pelo chef, que vai casar com camarões. A massa com poivre rose - como é mais conhecida, é uma criação própria e em breve fará parte do seu cardápio de opções, feita com semolina e ovos caipiras. 


Divulgação
Com Jamie Oliver contra a obesidade infantil
O ativista e chef de cozinha Jamie Oliver lançou a sua maior campanha: um abaixo-assinado ​(​www.change.org/JamieOliverBrasil​) ​global para pressionar os governos dos países do G20 a garantirem o direito à educação alimentar para as crianças nas escolas. A ideia é baixar os números da obesidade infantil, já considerada uma epidemia mundia. A petição já tem mais de 750 mil assinaturas e a mobilização acontecerá até hoje, 15 de maio, 4º Dia da Revolução Alimentar (Food Revolution Day).

Divulgação
Desafio dos Chefs da Estácio Assesc
Ao estilo “reality show” de gastronomia, os alunos do curso de Gastronomia da Estácio Assesc se enfrentarão em duplas, tendo que criar pratos em uma hora e com um ingrediente secreto revelado no instante do preparo. Três jurados,  chefs convidados, escolherão o vencedor. O evento será realizado no dia 21 de maio, às 19h, no laboratório cozinha do curso, que fica na SC-401.








Israel Boschetti
Amanhã: 3ª Feira Gastronômica de Floripa
Acontece amanhã, no estacionamento da Eletrosul, a Feira Gastronômica Floripa. Já na sua 3ª edição, o evento vem agradando e atraindo um número cada vez maior de interessados na boa gastronomia aliada à música. O cardápio de comidas vai apresentar paella, entrevero, paçoca de pinhão, feijão tropeiro, pão de queijo recheado, e os hamburguers da estreante Estância Gastronômica (foto). Integrantes da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva) vão ensinar, às 15h, como fazer uma boa cerveja em casa. Um bom programa para o sábado, das 11 às 19 horas.

Sergio Vignes           
Camarão à Moda do Chef Carlos Farias
Um prato em homenagem ao Chef Carlos Farias, presidente do Clube do Galfo, e incentivador da gastronomia local. 
500 g de camarão descascado
1 cebola média picadinha
50 g de manteiga
400 g de queijo cream cheese
1 colher (sopa) de molho barbecue
50 g de castanha de caju picada
1.       Refogue a cebola na manteiga. Quando estiver levemente dourada, refogue o camarão e acrescente o cream cheese, mexendo sem parar até dissolvê-lo. Em seguida, acrescente o molho barbecue.
2.       Para servir, coloque em um prato refratário e decore salpicando a castanha de caju por cima.
3.       A receita é do chef Antônio Carlos Correia, do Restaurante Antonio’s.

Sergio Vignes
Plancha de Pulpo Anticuchero
1 polvo inteiro sem cabeça
100g de ají panca (pimenta peruana)
10g de cominho
Sal a gosto
200g de batatas pequenas (aproximadamente 8)
1 cebola branca
Alecrim a gosto
10g de alho moído
1 copo de óleo de soja
1.       Assustar o polvo em água fervente com sal por alguns segundos, três vezes. Depois deixe cozinhar por 45min. Tire o polvo e deixe resfriar.
2.       Em um liquidificador colocar a ají panca, o cominho e a metade do alho moído. Aos poucos, acrescentar o óleo. Bater tudo salgar a gosto. Este é o molho anticuchero.
3.       Esquentar uma chapa enquanto prepara os outros ingredientes.
4.       Dourar as batatas em uma frigideira com um fio de óleo e o alho moído que sobrou. Acrescentar o alecrim e a cebola branca cortada em fatias grossas. Levar as batatas à chapa quente.
5.       Na mesma frigideira, dourar o polvo com um pouquinho de óleo. Acrescentar o molho anticuchero e misturar bem, virando o polvo para dourar dos dois lados. Assim que o polvo estiver no ponto, desligar e levar à chapa, por cima das batatas.
6.       Sirva acompanhado de purê de mandioquinha.

7.     A receita é do chef peruano Jorge Villalobos, do Restaurante Sabor Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu