Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 08, 2015

08/05/2015 - Doce carinho para as Mamães

por Luciane Daux
Domingo é dia de celebrar essas mulheres maravilhosas, essas raízes fortes que nos nutrem de amor e sabedoria desde quando éramos apenas “projetos” de gente. É delas a mão que nos alimenta, não importa a nossa idade. Quantos gestos de amor através do cozinhar? Para a coluna de hoje, doces que são um merecido carinho para as nossas mãezinhas.

Divulgação
Chef Narbal na estreia do Emporium Jazz 2015
Os almoços de sábado da Rua Bocaiuva vão ficar mais animados a partir de amanhã. O querido amigo chef Narbal Correa na cozinha e som gostoso de Gustavo Barreto e Sociedade Soul abrem a temporada 2015 do Emporium Jazz, reunindo a gente fina, elegante e sincera da cidade. Oba!

Campari do Brasil
Caipisaga Fruit Honey
Para fazer um brinde mais descontraído deste almoço de domingo, experimente um drink que tem frescor, doçura e a irreverência da cachaça. Em uma coqueteleira, amasse duas tangerinas com dois gomos de limão. Acrescente duas colheres (de bar) de mel, quatro folhas de hortelã, o gelo, 400ml de Sagatiba e agite bem. Num copo longo, adicione o maracujá e complete com refrigerante de limão. Fonte: Campari do Brasil.





Luciane Daux
Mil folhas de crepe com frutas vermelhas e chantilly
(8 porções – 8 a 10 crepes)
Massa:
4 ovos inteiros
70g de açúcar
1 pitada de sal
Raspas de uma laranja Bahia importada
Suco de uma laranja Bahia importada
300g de farinha de trigo
50g de manteiga derretida
700ml de leite integral
1. Bata os ovos como açúcar e pitada de sal até que fique bem desmanchado. Junte o suco de laranja e metade do leite, misture bem. Adicione a farinha de trigo e bata com o fouet até obter um creme liso. Junte o restante do leite e a manteiga derretida. Misture bem e reserve.
2. Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente média e unte-a com pouquíssima manteiga. Coloque ali uma porção da massa e espalhe para fazer um crepe bem fino. 
3. Quando um lado estiver dourado, vire para o outro. Retire, reserve e repita a operação.
Recheio:
1. Bata 500ml de creme de leite na batedeira, com4 colheres (sopa) de açúcar, até obter um creme chantilly. Lave e seque três xícara (chá) de frutas vermelhas (morangos, mirtilos, amoras, framboesas), carambolas e flores comestíveis.
Montagem:
1. Faça camadas de massa recheadas com creme chantilly e frutas. Termine com frutas. Leve para gelar por uma hora e sirva.

Luciane Daux
Semifreddo de damascos e nozes
2 colheres (sopa) rasas de manteiga
1 lata de leite condensado
3 gemas
500ml de creme de leite fresco (da garrafinha)
180g de damascos picados
120g de nozes

1. Pique o damasco bem pequenininho. Se desejar, passe no processador até virar um purê grosso.
2. Pique as nozes com a faca, deixando ainda em pedaços visíveis para valorizar.
3. Em uma panela de fundo grosso e em fogo médio, derreta a manteiga.  Junte o leite condensado e as gemas e cozinhe, mexendo sem parar, até dar um ponto de brigadeiro branco MOLE. Desligue.
4. Imediatamente adicione o damasco e misture bem. Quando amornar, junte as nozes picadas.
5. Bata o creme de leite fresco até obter um chantilly. Misture delicadamente o creme de damascos e nozes com o creme de leite montado.
6. Forre uma forma de bolo inglês com filme PVC. Coloque o creme de damascos na forma. Se desejar coloque pedacinhos de damascos no meio da massa. Leve para o freezer por 4 a 6 horas. Desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu