Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 01, 2015

01/05/2015 - Tapioca, a queridinha do momento

por Luciane Daux
Muito comum nos estados do nordeste brasileiro, inclusive desde o tempo do Império, mais recentemente a tapioca caiu nas graças das cozinhas sulistas. Pelo seu gosto neutro é que não foi. A razão é a sua versatilidade em aceitar quaisquer combinações de sabores e, segundo os especialistas, não conter gordura, sódio ou glúten, substituindo, muitas vezes, o pão no café da manhã.  Feita a partir da fécula de mandioca (ou macaxeira ou aipim), a tapioca recheada, em cubinhos ou em forma de panquecas ganhou as redes sociais. Tudo mundo curte e todo mundo quer provar. Aproveite o feriadão e entregue-se a essa delícia.

Oceania Cruises
Comer, amar e navegar
Nos navios Marina e Riviera, da Oceania Cruises, é possível viver experiências gastronômicas diferentes, além daquelas já proporcionadas pelas excelentes cozinhas dos restaurantes, supervisionados pelo chef Jacques Pepin. Nas aulas do Bon Apetit Culinary Center, os hóspedes põem a mão na massa e cozinham em estações individuais com fogão e todos os equipamentos. Outra possibilidade ainda é participar dos Culinary Discovery Tours, experiências  em terra que agradam a gourmets e a candidatos a chefs amadores. Isso, aliado aos roteiros dos navios, que incluem Grécia, Italia e França, não seria o máximo em férias para os amantes da gastronomia e das viagens? Curti muito a ideia! Mais informações em info@ncl.com.br

Fernando Wiladino
Maria do Mar: aberta a temporada de feijoadas
Os tradicionais sábado de feijoada do Hotel Maria do Mar voltam a acontecer a partir de amanhã, das 12 às 16h. A novidade deste ano é o acréscimo da feijoada de frutos do mar. Aquele tempero especial e a sempre deliciosa mesa de sobremesas continuam, como sempre, agradando. 







Bunge Brasil
Dadinho de tapioca e queijo coalho
A receita que garante a sorte de qualquer aperitivo.
Rende 16 unidades de 30 g
2 xícaras (chá) de tapioca granulada (360 g)
250 g de queijo de coalho ralado (250 g)
1 2/3 xícara (chá) de leite (400 g)
1 colher (sobremesa) de sal (4 g)
Pimenta-do-reino a gosto
Gordura vegetal para fritar

1. Em uma vasilha coloque e misture o queijo ralado com a tapioca. Em seguida junte o leite, o sal e a pimenta e misture bem para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a tomar forma. 
2. Em assadeira forrada com plástico, despeje a massa, alise-a e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e, em seguida, leve à geladeira por no mínimo 3 horas. 
3. Corte a massa em cubos e leve-os para fritar em imersão e gordura vegetal bem quente, (170ºC) até dourar. Sirva com molho de pimenta. 
4. Fonte: Bunge Brasil/Gordura Vegetal Primor

Vapza
Tapioca do Sertão
1 cebola média
1 ramo de coentro
1 ramo de cebolinha
1 ramo de salsa

1 pimentão
3 dentes de alho
400g de Carne Seca pré-cozida
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
500g de goma de tapioca peneira

1. Pique a cebola, o tomate, o coentro, a cebolinha, a salsa e o alho. Misture com a Carne Seca desfiada Vapza e depois tempere com orégano, azeite, extrato de tomate, sal e pimenta a gosto. Leve ao fogo para cozinhar até ficar com pouco molho. Reserve.
2. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente para esquentar. Vá peneirando a goma em círculos até ficar com o formato de um disco no fundo da frigideira. Vire a massa ao contrário para assar o outro lado. Reserve. 
3. Recheie a tapioca com a carne seca e feche no formato de um leque. Arrume em um prato. Decore com salsinha e sirva quente com manteiga de garrafa.
4. Fonte: Vapza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu