Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 03, 2015

Inseparáveis bacalhau e Páscoa

por Luciane Daux
Já é tradição. Seja na sexta-feira ou no domingo, o bacalhau deve estar presente à mesa. Minhas sugestões para esses dias são receitas de fácil execução e muito acessíveis, pois feitas com as lascas do peixe, e não com o quase proibitivo lombo. Prepare os pratos com carinho para a família e os amigos, unidos em torno de momentos de paz, harmonia e renovação!

Luciane Daux
Vinho, cultura, arte e emoção: 2ª Vindima de Altitude
Nos últimos dias 26 a 29 de março, aconteceu a 2ª edição da festa que celebra a colheita das uvas no Terroir de Altitude de Santa Catarina.  As vinícolas associadas à Acavitis - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude, receberam turistas de todo o Brasil para degustações de seus vinhos, e almoços e jantares harmonizados, em uma dinâmica programação que incluiu eventos culturais e ainda um festival gastronômico.  Inovações como o carpaccio de frescal (foto) servido na Vinícola Monte Agudo, são desejáveis e estão construindo uma nova identidade gastronômica, usando produtos locais de uma forma contemporânea. Destaco dois pontos altos de grande emoção:
o belíssimo Concerto da Vindima, na Vinícola Villaggio Grando, em Água Doce, com a presença de sopranos, tenores e cordas sob a direção musical do maestro e pianista Luiz Gustavo Zago, e a apresentação do Balé Bolshoi na Vinícola Pericó, em uma extraordinária estrutura montada em meio aos vinhedos. Tanto o Concerto quanto o Balé tiveram uma segunda apresentação em praça pública, em São Joaquim, no encerramento da Vindima. Entusiasta que sou dos vinhos catarinenses,  deixo à Acavitis e seus associados meus cumprimentos pela organização, pelo bem receber e pela valorosa realização. Que venha a 3ª Vindima!

Luciane Daux  
Lançamento do Gran Cru Monsoon Malabar no Atelier Nespresso  
Divulgação
Monsoon Malabar é o primeiro Gran Cru Edição Limitada de 2015. De intensidade 8, aroma e sabor exóticos e amadeirados, e com toque exato de especiarias, é feito com grãos de café indiano expostos às monções tropicais na costa de Malabar, traduzidas na sugestiva “tatuagem” da cápsula. Para apresentá-lo, aconteceu na Accademia Gastronomia, nesta segunda-feira em São Paulo, o Atelier Nespresso com o chef Felipe Rameh, do Alma Chef de Belo Horizonte. Estive lá e executei, com receitas e orientações do chef, quatro pratos de inspiração indiana, dois deles utilizando o novo blend. Como todas as experiências Nespresso, foi uma fantástica viagem sensorial. As vendas do Monsoon Malabar começam nessa segunda-feira, 06/04, e se manterão por até seis semanas nos canais de venda da Nespresso (boutiques, site e 0800 7777 737).

Divulgação
Veja a receita do Carré ao Malabar do chef Felipe Rameh:


Azeite Cardeal/Bunge
Bacalhau ao forno com migas
1 litro de água          
500ml de leite          
1 folha de louro
6 dentes de alho descascado
500g de bacalhau em lascas dessalgado                   
300g de cebola fatiada fininha
1 cenoura cortada em tiras finas (julienne)            
500g de batata cortada em rodelas        
4 colheres (sopa) de azeite extra 0,2     
½ pimentão vermelho em cubos pequenos          
100g de farinha de rosca grossa               
salsinha picada         a gosto

1.      Em uma panela funda, junte um litro de água, o leite, a folha de louro e o dente de alho. Ferva.  Junte as lascas de bacalhau, a cebola fatiada e a cenoura ao líquido fervente, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Escorra e reserve o líquido e o bacalhau separados.
2.      Volte o líquido à panela e cozinhe as rodelas de batata. Escorra e reserve.
3.      Acerte o sal do bacalhau pré-cozido e junte metade do azeite de oliva o pimentão.
4.      Unte um refratário com o Azeite Extra Virgem Cardeal 0,2 e cubra o fundo com as rodelas de batata. Disponha o bacalhau temperado sobre a batata.
5.      Misture a farinha de rosca com a salsinha e salpique sobre o bacalhau. Regue com o azeite de oliva restante e leve ao forno para dourar.
6. Fonte: Azeite Cardeal / Bunge Brasil

Monica Correa
Baccalà Mantecato alla Vicentina
600g de bacalhau em lascas dessalgado
300 ml de leite integral
700 ml de água
200ml de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho inteiros
3 colheres (sopa) de salsinha picada

1.       Leve para ferver em fogo baixo o bacalhau com o leite e a água e os dois dentes de alho por 20 minutos. Escorra e reserve.
2.       Despetale o bacalhau e coloque na batedeira, usando a pá. Ligue em velocidade baixa e bata até que o bacalhau se desfaça, mantendo alguns pedaços.
3.       Junte o alho cozido e amassado e continue batendo, agora em velocidade um pouco maior. Junte o óleo em fio, e vá batendo até que ele se incorpore todo ao bacalhau.
4.       Por último acrescente a salsinha e desligue imediatamente. Sirva sobre polenta mole, regue com azeite de oliva extra virgem.
5.       Rende 6 porções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu