Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

segunda-feira, abril 06, 2015

Atelier Nespresso com o chef Felipe Rameh para o lançamento do Gran Cru Monsoon Malabar

Chega hoje no mercado o Monsoon Malabar, 
o primeiro Gran Cru de 2015 da Nespresso.

No último dia 30/3 fiz parte de um seleto grupo convidado para o Atelier Nespresso. Na Accademia Gastronomica, em São Paulo, em companhia da Cristiane Nunes, Gerente de Relações Públicas e Comunicação Interna e dos Coffee Experts da marca, e também da equipe da MktMix Assessoria de Imprensa, fizemos uma viagem aos sabores da Índia. Mais exatamente ao sul, à costa de Malabar,
onde os ventos marítimos - as monções - temperam desde o século XVIII os grãos de café arábica, que fazem o novíssimo Gran Cru Monsoon Malabar. 

O chef Felipe Rameh ensinando as receitas
de inspiração indiana, usando o Monsoon Malabar


O Atelier Nespresso é uma experiência fantástica, quando aprendemos como utilizar o café da gastronomia. e a experiência já começou na chegada, quando provei o Martini Mineiro, feito com o Nespresso Origin Brazil, cachaça, licor de baru e xarope de doce de leite. Uma delícia!

Para nos orientar nessa aventura sensorial, o chef Felipe Rameh, do Alma Chef de Belo Horizonte, que desponta no cenário da gastronomia brasileira como um dos mais arrojados da atualidade. O coffee sommelier da Nespresso, Vitor Gabira, esteve ao lado do chef durante todas as preparações, mostrando sua expertise ao falar das harmonizações do café nas receitas.

Em cada uma das dezesseis bancadas individuais de cozinha, acomodamo-nos. Assistimos o chef Felipe apresentando as receitas, separadamente, e então as repetíamos em nossas bancadas. Ao final de cada, numa grande mesa, os pratos foram degustados e comentados. Muito bacana e criativo!

As receitas foram: Indian Samosa, Camarão Monsoon, Carré ao Malabar e Kulfi Mango com Monsoon Malabar. Confira abaixo como prepará-las.

Dentre todos os exóticos sabores apresentados, meu prato preferido foi o Camarão Monsoon, seguido pelo arroz que acompanhou o Carré ao Malabar. Mas a sequência foi perfeita do começo ao fim, quando harmonizamos o Kulf (manga) com um ristretto de Monsoon Malabar.



Como todas as experiências que a Nespresso proporciona, essa foi também extraordinária. Todos os sentidos aguçados pelo sabor  e aroma do Monsoon Malabar.

O primeiro Gran Cru da Nespresso de 2015 está à venda a partir de hoje - e somente pelas próximas seis semanas, por ser uma edição limitada - nas boutiques em todo o Brasil, pelo site e pelo 0800 7777 737.

Clique nas imagens abaixo para ampliar as receitas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu