Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 24, 2015

24/04/2015 - Frutas secas e oleaginosas: belisco saudável e gostoso

por Luciane Daux
Bateu aquela fominha no meio do dia? Saque da bolsa um mix de frutas secas e oleaginosas! Com certeza vão te saciar e encher de boa energia, e abastecer o organismo com fibras e vitaminas importantes. Tudo com o prazer de sabores intensos.  Amêndoas, avelãs, pistache, amendoim, castanha do Pará, nozes e damascos, passas, ameixas, figos, tâmaras, entre outros, são ingredientes fantásticos que enriquecem a mais simples das receitas.

Saboreandoshop
Mimos de cozinha para as Mamães
A sugestão tanto é para presente para o Dia das Mães como para montar uma linda mesa, se você quer agradar a sua no domingo, dia 10 de maio.  Louças (uma mais linda do que a outra, enlouqueci!), guardanapos de guipir, talheres com cabo de madrepérola e outros mimos como panelas, colheres de silicone, artigos Le  Creuset, objetos de desejo de quem aprecia a culinária, são disponibilizados na loja www.saboreandoshop.com . 

Divulgação Spoleto
Cavatappi no Spoleto
Cavatappi significa saca-rolhas, em italiano, o que define bem a massa de formato espiral, furadinha e com ranhuras que têm a função de carregar melhor o molho. O Spoleto trouxe para o cardápio de outono a massa em quatro versões: Alfredo, Caprese, Carbonara e Bolognesa Clássico. A partir de R$ 12,90 em um dos restaurantes da rede.

Curso Básico de Degustação de Vinhos Santa Adega
Sabe o que é terroir? Conhece os métodos de vinificação? Essas informações e mais uma degustação teórica e prática de sete vinhos, conduzida pelo sommelier Eduardo Araujo, compõem o curso para iniciantes no mundo do vinho, que acontecerá na Santa Adega, no dia 28 de abril. Saiba mais pelo 3234-1296.

Divulgação
Wagyu no Las Leñas
A carne japonesa Wagyu é proveniente de bois tratados com massagens, alimentação balanceada e, até mesmo, cerveja. Todo esse cuidado se reflete numa carne com muita gordura entre as fibras (isso se chama marmorização, perceba na foto), tornando-a saborosa e extremamente macia. Por isso é considerada  do mundo. O Las Leñas, casa especializada em grelhados no Shopping Iguatemi, tem o corte assado na tradicional parrilla uruguaia, o que torna o wagyu ainda mais especial.

Luciane Daux
Arroz selvagem com frutas secas
6 xícaras (chá) de arroz parboilizado cozido
2 xícaras (chá) de arroz selvagem cozido
½ xícara (chá) de cada: uvas passas brancas, nozes, castanhas do Pará, castanhas de caju, damascos
2 colheres (sopa) de manteiga

1. Pique as frutas secas, mas não muito miudinhas.
2. Aqueça a manteiga em fogo baixo e adicione as frutas secas. Refogue por um minuto então adicione os arrozes selvagem e parboilzados já cozidos.
3. Mexa constantemente até que esquente, desligue e sirva acompanhando assados em geral ou como um prato vegetariano único.

La Violetera
Torta de damascos, ameixas e avelãs
300g de damascos 
300g de ameixas sem caroço 
200g de avelãs 
300g de creme de leite fresco
200g de coco ralado 
50g de leite de loco em pó
3 colheres (sopa) de açúcar

1. Recheio 1: Coloque em uma panela, separadamente, os damascos e as ameixas com 200ml de água cada e deixe ferver por 5 minutos. Bata no liquidificador: primeiro os damascos já fervidos, até virar um creme e reserve. Depois bata as ameixas já fervidas, até virar um creme e reserve. 
2. Recheio 2: Na batedeira, bata o creme de leite, deixe em ponto neve e reserve. Misture o coco ralado e o leite de coco em pó no creme de leite já batido. 
3. Cobertura 1: Coloque em uma panela, em fogo moderado, as avelãs e o açúcar, mexendo sem parar até ficarem douradas e reserve. 
4. Montagem: Coloque em uma travessa de sua escolha: 1º) Recheio das ameixas 2º) Recheio dos damascos 3º) Recheio de coco 4º) As Avelãs. Dica: Se você não quiser caramelizar as Avelãs, basta quebrá-las em pedaços pequenos que também fica uma delícia.
5. Fonte: La Violetera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu