Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 10, 2015

10/04/2015 - Só chocolate (ou como aproveitar tudo o que sobrou da Páscoa0

por Luciane Daux
Que delícia escrever essa coluna, minha mente gulosa sendo alimentada pelas fotos com o maior objeto de desejo: o chocolate!  Passada a Páscoa, sobraram os ovos, os bombons e as trufas? Vamos reaproveitá-los em receitas de pura lascívia, onde o chocolate vai escorrendo à medida que nos servimos, tudo combinando com o outono que definitivamente chegou essa semana.

Chef Joyce e o novíssimo Ciao
Chef Joyce Francisco comandará a cozinha do Ciao Ristorante, que inaugura na próxima segunda-feira dia 13/4 na Praça Central do Continente Park Shopping. No cardápio, massas e molhos frescos e o famoso polpetone, tradução da cozinha italiana. O Ciao funcionará no horário do shopping, com buffet no almoço, e com serviço diferenciado na Happy Hour, jantar e no Salad Bar. Que bom, Joyce, estávamos sentindo a tua falta!

Marco Dutra
Cookies para fazer em casa
Criação da chef pâtissier Tatiana Osório em parceria com Caroline, o Enjoy – Gift in a Jar é uma receita deliciosa de cookie, onde os ingredientes secos vêm em um vidro (jar), aos quais basta acrescentar ovos e manteiga e misturar. Existem duas versão: a tradicional, com gotas de chocolate, e a funcional, sem glúten e sem lactose. Presente perfeito e criativo para essa Páscoa. À venda pela fan page no Facebook ou no Shopping Iguatemi, piso L2.




Monica Correa
Carolinas com cafezinho, hummm!
Um mix de doces, elaborado pelo pâtissier francês Julien Brouquet, é a novidade da Padaria Pão da Casa. Em destaque as carolinas, mini bombas recheadas com creme de chocolate, doce de leite ou creme de confeiteiro e cobertas com ganache de chocolate meio amargo. Perfeitas para acompanhar o cafezinho dos finais de tarde de outono. A Pão da Casa fica no Open Shopping de Jurerê Internacional.












Bunge Brasil
Bolo triplo de chocolate
1/2 xícara (chá) de cada: margarina, cacau em pó e leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo e gotas de chocolate
1 colher (sopa) de café solúvel
2 Colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 Colher (chá) de cada: fermento em pó e  essência de baunilha
2 Pitada(s) sal
2 ovos, à temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar

Ganache:
1 xícara (chá) de chocolate amargo picado
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
1/4 xícara(chá)  açúcar
1 caixa de creme de leite (200ml)
1 pitada de sal

1.       Massa: em uma vasilha, peneire a farinha, o cacau, o café solúvel, o bicarbonato, o fermento em pó, o sal, misture e reserve.
2.       Em uma batedeira com velocidade baixa, leve a margarina, os ovos, o açúcar e a baunilha para bater até que a mistura se torne homogênea. Lentamente, adicione os ingredientes secos, os líquidos e bata só para misturar até que a massa esteja lisa e homogênea. Adicione as gotas de chocolate, misture e em forma redonda, untada e enfarinhada, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido, à 180oC, por 35 a 40 minutos.
3.       Ganache: coloque o chocolate meio amargo em uma vasilha e leve para derreter no micro ondas ou banho Maria, mexendo de vez em quando até que derreta. Acrescente a margarina, o açúcar, o creme de leite e torne a misturar até obtenção de um creme homogêneo. Coloque a metade numa manga de confeiteiro, com bico pitanga ou liso e reserve.
4.       Montagem: retire o bolo do forno, faça furos profundos na massa e neles introduza a ganache que está na manga. Cubra generosamente com a ganache restante e deixe esfriar.
5.       Fonte: Delícia Supreme e Bunge Brasil.

Divulgação
Petit gateau de chocolate meio amargo e café
6 gemas
3 claras
150 g de açúcar
160 g de manteiga sem sal
80 g de farinha de trigo
160 g de pedaços de chocolate meio amargo
1 colherinha (café) de café granulado solúvel
Cacau em pó para polvilhar

1.       Aqueça levemente as claras com café e o açúcar até 37oC. (não pode cozinhar).
2.       Separadamente derreta o chocolate, junte a manteiga picada e as gemas. Junte as misturas de chocolate e as claras aquecidas, adicionando a farinha de trigo peneirada.
3.       Unte as forminhas individuais de 5 cm de diâmetro, polvilhe com cacau (peneirado), encha até um pouco mais que a metade e asse em forno a 180oC durante 5 a 10 minutos.
4.       Sirva com sorvete de creme.
5.       A receita é do professor e chef Vilmar Turnes, da faculdade de Gastronomia da ASSESC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu