Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 20, 2015

20/03/2015 - Sobremesas aconchegantes para o outono

Pear 83 @ freeimages
O ano mal começou e já estamos entrando no outono, hoje, às 19h45. É o equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Sobremesas mornas agradam quando o clima começa a esfriar. Minha proposta é um aconchego, um conforto a cada doce garfada. O contraste com o sorvete é bem-vindo. Seja qual for a sua escolha, será o fechamento perfeito para um jantar, ou até quem sabe para a Páscoa que se avizinha.

Divulgação
Substituindo o sal
Uma novidade que vem de Portugal. A Salicórnia, uma planta que cresce naturalmente nas salinas costeiras do Mediterrâneo, absorve muito sal marinho. In natura poder ser utilizada em saladas e em pó pode substituir de uma forma mais saudável o sal na culinária, com a vantagem de ser um produto totalmente natural. Já está disponível no quiosque da Bombay Herbs & Spices do Shopping Iguatemi.





Divulgação
Ovos “de colher”, hummm
A empresária e chef pâtissier Giulia Librizzi inovando para a Páscoa: ovos de “de colher” recheados com palha italiana cremosa. Imagina só: “casca” de ovos de chocolate ao leite, meio amargo ou branco, recheados de palha italiana cremosa de Nutella, pistache, doce de leite, limão siciliano, paçoca ou frutas vermelhas! Os ovos de louça (foto) são recheados com palhas nesses mesmos sabores. Ainda há várias outras opções para presentear com graça, todas com o mesmo charme da La Mia Dolce Vita, a pâtisserie que fica na Travessa Harmonia.

Deliciosa esquina
Patricia Goedert Doçaria e Café abre hoje sua segunda franquia, agora no centro, no Edifício Koerich Empresarial (a primeira fica na SC 401 Km 7,5).  Uma delícia o deck que dá para a esquina das avenidas Rio Branco e Othon Dama D’Eça, bem propício para a gente se dar um tempo da correria do dia a dia enquanto se delicia com os sanduiches, tortas, docinhos, cupcakes, cafés, chás e outras gostosuras. “É para todo dia ter gosto de festa”, diz Patrícia.

Luciane Daux
Enoturismo na 2ª Vindima
A 2ª Vindima de Altitude acontece na próxima semana, de 26 a 29 de março, na serra e meio oeste de SC. Aproveite para conhecer de perto a produção de uvas e vinhos finos, além das 14 vinícolas participantes. São cenários de cinema, em altitude acima de 900 metros do nível do mar, onde acontecerão ações especiais voltadas ao enoturismo: visitação, stands de degustação, almoços e jantares harmonizados, happy hours e café colonial, algumas deles com apresentações culturais, como o Balé Bolshoi e o pianista Luiz Zago.  

Luciane Daux
Pera em calda morna
6 peras d’Anjou
500ml de vinho branco seco
500ml de água
500g de açúcar

1.       Descasque as peras e coloque-as imediatamente em uma vasilha de água com limão espremido, para que não escureçam.
2.       Leve para ferver o vinho, a água e o açúcar. Quando levantar fervura, acomode as peras nessa panela, procurando escolher uma que caibam as seis unidades sem muita sobra de espaço. Leve a panela de volta ao fogo médio-baixo e deixo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, até que, espetando uma faca nas peras, elas estejam macias. Se necessário, adicione mais água.
3.       Desligue e deixe que amornem na panela, cobertas com a calda.
4.       Sirva com sorvete de creme.
5.       Rende 6 porções.

Luciane Daux
Bananas carameladas com calda de morangos
12 bananas brancas maduras
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de morangos
½ xícara (chá) de suco de laranja

1.       Em uma frigideira, derreta a manteiga e coloque o açúcar em fogo médio-baixo.
2.       Logo que começar a caramelizar, junte as bananas cortadas ao meio, no sentido longitudinal. Deixe por um minuto e vire as bananas. Deixe por mais um minuto e retire-as da frigideira. Reserve-as.
3.       Na mesma frigideira, sem limpar, coloque os morangos com o suco de laranja. Deixe ferver e reduxir até obter um caldo encorpado. Está pronto.
4.       Sirva a calda sobre as bananas, acompanhado de sorvete, se desejar.

5.       Rende 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu