Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 06, 2015

06/03/2015 - Se pão já é bom, imagina recheado

por Luciane Daux
Delícias feitas com farinha de trigo e fermento que adoramos no dia-a-dia, mas com um toque a mais: recheio! Com as receitas de hoje e um pouco de imaginação, você pode fazer variações sobre o tema, como colocar folhas de alecrim e manjericão para dar mais um sabor ao seu pão. Mãos à massa, então!

Bate papo para alunos de gastronomia
No próximo dia 12 de março, o Chef Executivo da Estácio, o francês David Mansaud, estará em Florianópolis para um bate-papo com os alunos e interessados em cursar Gastronomia. O chef, que foi aprendiz de Alain Ducasse e Yannick Alléno (Le Meurice) fará também uma aula-degustação sobre cozinha natural e saudável. A apresentação, gratuita, será às 19h no campus da Estácio Assesc na SC-401. Inscrições: 3202-6025 ou 3202-6006.

1ª Feira Gastronômica de Floripa 
Acontece no sábado, 14 de março, das 11h às 19h. Entre outras atrações, haverá comida, bebida, oficina de bike, cursos de gastronomia, aulas de caminhada, dança, flores naturais e produtos orgânicos. A curadoria é do Bar e Restaurante Mesinha, com patrocínio da Eletrosul, aonde o evento acontecerá num espaço arborizado, com gramado e sombra. Entrada e estacionamento gratuitos Mais informações em www.feiragastronomicadefloripa.com.br

Leonardo Almada
Pão de Calabresa da Basilico
Um antepasto que não pode faltar é o pão de linguiça calabresa da Pizzaria Basilico, na Lagoa da Conceição. Fica delicioso regado com azeite de oliva e acompanhado de um vinho tinto. E depois, pizza, claro!

Ciabatta recheada 
500 gramas de farinha de trigo
250 ml de água 
50 ml de azeite
2 unidades de fermento em pó (tablete)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 clara de ovo 
100 g de cada: peito de peru defumado, queijo mussarela e presunto (todos cortados em tiras)
1. Numa vasilha coloque a água, azeite, fermento, açúcar, sal, e a clara de ovo; Misture bem e adicione a farinha de trigo aos poucos. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, sove bem e deixe descansar numa vasilha enfarinhada e coberta com plástico por uns 30 minutos.
2. Abra a massa com as mãos sobre a mesa enfarinhada, coloque o recheio de frios na massa e enrole, divida em cinco pedaços, arrume em assadeira e deixe crescer por 20 minutos.
3. Asse com preaquecido por uns 25 minutos.
4. Receita do Pão da Casa, que fica no Open Shopping, em Jurerê Internacional.

La Violetera
Pão de bacalhau com tomate seco
Massa
2 colheres (sopa) de fermento para pão
3 ovos
500g de farinha de trigo
2 copos de leite morno
3 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de açúcar

1. Dissolva o fermento e uma colher (chá) de açúcar em 1 copo de leite morno e deixe crescer 15 minutos. Junte a seguir a farinha, o outro copo de leite, os ovos, a margarina e a outra colher de açúcar. Sove e deixe crescer aproximadamente 1 hora. 
2. Recheio: À parte, refogue 300g de bacalhau dessalgado e desfiado em quatro colheres (sopa) de azeite de oliva com uma cebola picada. Emm seguida acrescente 100g de tomate seco e 100g de azeitonas fatiadas. 
3. Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 1 cm. Espalhe o recheio por cima de toda a massa. Enrole como rocambole, pincele com duas gemas, salpique semente de papoula ou gergelim preto e coloque no forno por aproximadamente 40 minutos, com aquecimento de 200°C. 
4. Fonte: La Violetera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu