Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

27/02/2015 - Fechando a temporada de férias, o siri

por Luciane Daux
Às vésperas de entrar em março, escolhi um fruto do mar que tem muito a ver com o verão: o siri. Presente em todos os cardápios, seja em forma de torpedinho, casquinha, pastel, arroz, moqueca, sua carne branquinha tem aquele sabor de mar, de brisa fresca e cai bem com uma cervejinha.

Agenda Comer&Beber para março/15
-> Wine Bar Decanter - Reaberta a temporada de vinhos em taça, harmonizados com o novo menu proposto pela chef Rejane Werlang, no Wine Bar da Decanter. De quarta a sexta-feira, das 17 às 21h.
-> 1ª Feira Gastronômica de Floripa - No sábado, 14 de março, das 11h às 19h, com entrada e estacionamento gratuitos. Entre outras atrações, haverá comida, bebida, oficina de bike, cursos de gastronomia, aulas de caminhada, dança, flores naturais e produtos orgânicos. A curadoria é do Bar e Restaurante Mesinha, com patrocínio da Eletrosul, aonde o evento acontecerá num espaço arborizado, com gramado e sombra. Mais informações em www.feiragastronomicadefloripa.com.br
-> 2ª Vindima de Altitude de SC - De 26 a 29/3, a festa que celebra a colheita das uvas em SC promete ser um programa imperdível em São Joaquim e nas vinícolas produtoras de Vinhos Finos de Altitude em Pericó, Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce. Serão mais de 20 apresentações culturais gratuitas, entre música, dança e poesia - incluindo o Balé Bolshoi do Brasil, na Vinícola Pericó. Na programação paralela nas vinícolas, os visitantes terão oportunidade de degustar os vinhos harmonizados com excelente gastronomia, em almoços e jantares sob reserva. 


Divulgação
Sublime, o rosé romântico
E falando em vinhos finos de altitude de SC, a Vinícola Monte Agudo acaba de lançar o romântico Sublime, rosé, elaborado com a uva merlot, Os intensos aromas frutados de framboesa, butiá e morango maduro, misturado a um leve fundo de rosas brancas. Na boca, acidez viva e leveza dos taninos, trazem sabores e aromas cítricos e retrogosto de lima. 











Divulgação

Las Leñas, parrilla uruguaia
Essa é para os amantes da carne. No cardápio do novíssimo Las Leñas, carnes macias e certificadas das raças Angus e Hereford se destacam, ao lado de pães artesanais e doces de Pelotas de sobremesa. Além da parceria com a Heineken, uma cartela com as melhores cervejas uruguaias faz companhia aos cortes no ponto correto. No térreo do Shopping Iguatemi.

Moniky Bitencourt
Siri gratinado na manga
Para fazer a receita do chef uruguaio Alejandro Alvarez, do Bistrô Pedra da Vigia (Praia do Rosa), refogue cebola, alho, pimentão vermelho a gosto em pouco óleo. Junte 500g de carne de siri desfiada e limpa. Acrescente leite de coco, sal, pimenta e coentro picado. Corte três mangas tomiape pela metade, e retire a polpa e o caroço, sem machucar a casca. Recheie as cascas com o siri refogado e por cima quadradinhos de manga. Acrescente queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Rende seis porções.

Juan Rivas
Pastel de Siri
Recheio:
1/2 kg de carne de siri desfiada
100 g de cebola picada
15 g de alho picado
15 g de salsinha picada
10 g de coentro fresco picado
Sal e pimenta do reino a gosto

1 receita de massa de pastel do Chef Paulinho (ou de pacotinho)

1. Refogue a cebola e alho até dourarem, acrescente a carne de siri. Mantenha no fogo (médio) até começar secar.
2. Acrescente sal e pimenta. Retire do fogo e coloque a salsinha e o coentro. Deixe esfriar por uns 10 minutos antes de rechear os pastéis.

3. Receita do Chef Paulinho Rosatto, da Fatto a Mano (massas artesanais), na Lagoa da Conceição, onde você encontra a receita “secreta” da massa do pastel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu