Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 23, 2015

23/01/2015 - Nobres e delicadas vieiras de Santa Catarina

por Luciane Daux
Paulo Sefton
Sua concha é o símbolo do peregrino de Santiago de Compostela, talvez venha daí o seu nome em francês: coquille de Saint Jacques (correspondente a Tiago, naquela língua). Esse molusco bivalve, da qual SC é grande produtor, na região de Porto Belo, tem uma carne tenra, macia e - dizem - afrodisíaca, que deve ser apenas ligeiramente cozida para que mantenha a textura perfeita. Aprenda a prepará-las e desfrute da sua nobreza.

















Miguel Mansinho Schmitt
Arte à mesa

Os pastéis de siri ao forno com molho de pimenta e redução de balsâmico ficaram muito mais apetitosos nesse prato em cerâmica artesanal, não é mesmo? Atente ao detalhe: a esmaltação é feita sem chumbo, dessa forma não há liberação de metais pesados no alimento. A obra da ceramista Martha Mansinho. Contato pelo 9154-0654.

Sandro Boticelli - Reprodução Galleria Degli Uffizi
O nascimento de Vênus (1486), de Sandro Boticelli, onde a deusa
do amor nasce de uma concha de vieira, está
exposto na Galleria Degli Uffizi, em Florença.
Nespresso
Sabores Nespresso descafeinados
A Nespresso apresenta o primeiro lançamento de 2015. Os blends Grand Crus Arpeggio, Volluto e Vivalto Lungo (foto) ganham versão descafeinada, sem deixar de lado os aromas e sabores dos blends originais. As novidades entram para a linha permanente da marca e serão comercializadas a partir do dia 19 de janeiro em todos os canais de vendas da Nespresso.

Divulgação
Pera cozida com vieiras grelhadas
2 peras Willians cortadas ao meio e sem sementes
16 vieiras com seu coral
100g de broto de feijão
50ml de azeite de Oliva
Sal e pimenta branca

1.        Leve para ferver 500 ml de vinho branco seco, 300ml de água, 80g de açúcar e um pau de canela. Junte as peras limpas e cozinhe até ficarem macias. Retire-as e reduza o caldo até ¼. Junte os brotos de feijão e cubra.
2.        Ajuste o sal e a pimenta das vieiras a gosto e seque-as com papel absorvente. Em uma frigideira antiaderente já quente, junte um fio de azeite e grele as vieiras rapidamente, cerca de um minuto de cada lado. Reserve.
3.        No liquidificador, faça uma calda com 200g de morangos maduros, 50g de açúcar e suco de limão a gosto, batidos.
4.        Em um prato, disponha uma porção do creme de morangos e, sobre ele, as peras. Na cavidade das peras, os brotos de feijão cozidos e escorridos e as vieiras grelhadas. Sirva morno.
5.        Receita do chef de cozinha e professor do curso de Gastronomia da Estácio Assesc, Vilmar Turnes.

André Vasconcelos
Três sabores do mar
12 vieiras grandes
2 filés de lagosta pequeno cortado em quatro partes
20 g de Bottarga Gold em lascas pequenas
50 g de pepitas de girassol
100 g de alho porró finamente picados
Sal vermelho
Flor de sal, tomilho fresco, manteiga de garrafa e pimenta-do-reino a gosto

1.        Tempere as vieiras e as lagostas com pouca flor de sal e pimenta do reino moída na hora e coloque para cozinhar no vapor por 3 minutos. Retire e resfrie na geladeira.
2.        Em uma frigideira grossa, coloque a manteiga de garrafa e doure as pepitas de girassol, coloque o alho porró, abafe e desligue o fogo.
3.        Misture 2/3 da bottarga com manteiga de garrafa até formar uma pasta e tempere com o tomilho fresco.
4.        Coloque um leito das pepitas com o alho porró como uma linha e por cima três vieiras, salpicando com o sal vermelho e o resto da bottarga ralada, e ao lado dois noisetes com um pingo da pasta de bottarga sobre cada um. Decore com flor de salsa e sirva com hashis, os palitinhos japoneses.
5.        Receita do chef André Vasconcelos, do Bistrô do Jardim. Serve quatro pessoas.

Kenzo Fco
Vieiras grelhadas na manteiga com Bottarga Gold
500 gramas de vieiras desconchadas
Sal  e pimenta do reino
Manteiga sem sal
1 embalagem de 50 gramas de Bottarga Gold
1 maço de ciboulette
Manteiga
Azeite

1.        Retire as Vieiras da embalagem e coloque as sobre um papel toalha para absorver  o excesso de líquido. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.
2.        Coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite  em uma frigideira antiaderente e grelhe as vieiras de ambos os lados, cerca um minuto de cada lado para que não fiquem borrachudas.

3.        Coloque as Vieiras em suas conchas,  regue um fio de azeite, salpique ciboulette e sirva com lâminas de Bottarga Gold.
Receita: Kenzo Fco para Bottarga Gold.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu