Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 02, 2015

02/01/2015 - Delícias de janeiro

por Luciane Daux
Janeiro, definitivamente, é um mês com cara de férias. Mesmo que você não tenha sido brindado com merecidos dias de descanso nesse período, pode igualmente se entregar às delícias dos pores do sol mais tardios e fresquinhos, da praia aos fins de semana e dos barzinhos “pé na areia”, que servem frutos do mar recém apanhados. A simplicidade é quem dá o tom e o tempero. Trago hoje alguns preparos onde menos é mais, tudo combinando com água de coco ou cervejinha bem geladas. Uma delícia, essa primeira coluna de 2015!

Basilico
Fruta Fredda
Um tradicional doce italiano, feito com salada de frutas, sorvete e crème brûlée tem sido o must da Pizzaria Basílico, nesse verão. Acompanhado de um bom vinho do Porto, ou colheita tardia, fecha com chave de ouro a noite com as inigualáveis pizzas da casa (Minha sugestão? A pizza Brás, com abobrinha e provolone).

Divulgação
Passado e futuro no primeiro mês do ano - Janus, ou Jano, é um deus da mitologia romana, representado por uma figura que tem duas faces, tendo o poder de ver, ao mesmo tempo, o passado e o futuro. Vem dai o nome do primeiro mês do ano, janeiro.


Luciane Daux
Mariscos ao bafo
Com uma escovinha, limpe bem as cascas dos mariscos em água corrente. Descarte os que já estiverem abertos. Numa panela grande frite rapidamente 2 dentes de alho picados. Coloque os mariscos e junte um copo de vinho branco ou água, apenas para começar a fazer um vapor. Leve ao fogo médio, com tampa, sacudindo a panela para que os moluscos sejam expostos ao calor por igual. Em alguns minutos estarão abertos. Adicione salsinha picada e sirva, de preferência com um pão para degustar o molhinho que ficou no fundo da panela.

Luciane Daux
Saladinha à moda de Rapallo
Cozinhe os frutos do mar separadamente Corte-os em pequenas porções. À parte, faça um pouco de purê de batata e misture algumas colheradas do molho pesto*. Sirva os frutos do mar e o purê com pesto frios. Regue com bastante azeite de oliva. (Clique nos links e veja como preparar o polvo e o molho pesto ).











Luciane Daux
Bem sequinhos
É uma das formas mais simples de apreciar os frutos do mar frescos. Escolha entre camarões (com casca e cabeça), sardinhas, lulas, tentáculos de polvo (esses, previamente cozidos), limpe-os bem e deixe escorrendo. Em um saco, coloque duas colheres (sopa) de farinha de trigo e uma de fubá médio. Uma pitada de sal e pimenta do reino. Coloque os frutos do mar nesse saco e sacuda para que fiquem envoltos pelas farinhas, criando apenas uma fina camada. Aqueça óleo  o bastante para cobrir a fritura. Frite os frutos do mar aos poucos, e sirva-os ainda bem quentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu