Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 19, 2014

19/12/2014 - Flores e frutas para uma ceia de Natal de verão

por Luciane Daux
O fim do ano se aproxima e para nós, no hemisfério sul, começa o verão.  É tempo de festa! Vamos celebrar?  Convide a família e amigos para esse momento especial e celebrem o Natal e a chegada do novo ano com a alegria das cores e a leveza que a estação sugere.  Fraternidade e a paz. HO HO HO, feliz Natal!

Divulgação
Novas Sliders da Pizza Hut
Pizza Hut, que recém reabriu as portas no charmoso casarão branco da Rua Bocaiuva, traz novos sabores doces da linha de pizzas individuais Sliders: brigadeiro, cheesecake de frutas vermelhas e doce de leite com Philadelphia, todos sobre a tradicional Massa Pan. Nham, nham!






Davi Paes Lima
Hot Dog gourmet
 “O Segredo de Berlim”, em homenagem ao filme com direção de Steven Soderbergh lançado em 2006, é a grande novidade no cardápio da rede Cine Burger. Pão baguete crocante, suculentas salsichas alemãs do tipo bock e weisswurst grelhadas (uma única salsicha, sendo metade de cada sabor), queijo provolone derretido e um toque de mostarda escura, acompanhado do vinagrete especial da casa. A nova opção está no menu das lojas Cine Burger do Centro, Santa Mônica e Coqueiros.

Luciane Daux
Salada grega contemporânea – rende 6 porções
1 xícara (chá) de cada: mini tomates vermelhos, mini tomates amarelos, azeitonas pretas
8 bolinhas de mussarela de búfala ou 150g de queijo feta ou mussarella de búfala
3 pepinos japoneses
1 cebola roxa
3 colheres (sopa) de folhas de endro dill ou manjericão

Molho:
1/3 xícara (chá) de suco de limão tahiti
¾ xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) rasa de orégano seco
Sal e pimenta do reino preta a gosto

1. Lave e corte os tomates vermelhos e amarelos ao meio, e reserve.
2. Corte ao meio os pepinos no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher de chá, raspe um pouco das sementes, e depois corte as metades em meias rodelinhas de 1cm.
3. Corte as bolinhas de mussarela de búfala ao meio, ou o queijo feta em cubos de 1cm.
4. Descasque a cebola roxa. Corte ao meio e depois em tirinhas de meio centímetro. Passe-as em água gelada para tirar o excesso de acidez.
5. Para o molho, bata todos os ingredientes até obter uma emulsão.
6. Misture os ingredientes da salada e sirva com o molho e com croûtons.

Rodrigo Ormond para Frangos Macedo
Ave natalina ao molho de tangerinas e uvas – rende 8 porções
1 ave natalina temperada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cada: cebola roxa picadinha e suco de tangerinas
½ xícara (chá) de cada: vinho do Porto e folhas de sálvia picadas
2 xícaras (chá) de bagos de uvas roxas sem sementes

1. Na véspera, coloque a ave já temperada na prateleira mais baixa da geladeira e deixe-a descongelando de um dia para o outro. Retire a ave da embalagem. De dentro dela, retire também o pequeno pacote com os miúdos. Não lave a ave.
2. Coloque a ave em uma assadeira untada com manteiga. Em volta da ave coloque a cebola picadinha, a sálvia e  metade dos bagos das uvas roxas, cortados ao meio Regue-a com o vinho do Porto, suco de tangerina e manteiga derretida. Cubra a assadeira com papel alumínio, fechando-a por completo. Cuide para que o papel alumínio não encoste na ave.
3. Pré-aqueça o forno por 15 minutos, à temperatura de 200°C. Leve a ave ao forno por 2 horas, abrindo a cada 40 minutos para regar com o molho que se formar no fundo da assadeira.  Então retire o papel alumínio e retorne a ave ao forno por mais 45 minutos ou até dourar. Se necessário, acrescente um pouco de água ao molho do fundo da assadeira, para que não fique seco. Retire a ave do forno e coloque-a em uma travessa.
4. Na assadeira onde estava a ave, acrescente 1½ xícara (chá) de água. Leve a forma à boca do fogão, aqueça até ferver e obtenha um molho. Coe este molho e retire com uma colher o excesso de gordura que se depositar em sua superfície. Acrescente ao molho pronto a outra metade de bagos de uva que estava reservada.
5. Sirva com o molho à parte e decore com folhas de sálvia, cachos de uva e gomos de tangerina.
6. Fonte: WWW.frangosmacedo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu