Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 12, 2014

12/12/2014 - Sobremesa garantida para o final do ano

por Luciane Daux
Para quem começou a planejar o cardápio das festas que estão chegando, sempre vem a dúvida: o que fazer para a sobremesa? Ingredientes significativos para a época, como o panettone e as frutas secas, farão um doce rico e elegante. Se quiser  ficar longe do exageros, a sugestão é um pudim de pão leve, mas bem festivo. Tudo bem simples e fácil!

Divulgação
Bolachas de Natal, tradição alemã
As bolachas natalinas, nascidas nos conventos e mosteiros da Alemanha na Idade Média, acompanharam os primeiros imigrantes alemães entre os séculos XIX e XX. Aqui em SC a receita passou de pai para filho, como biscoitos e bolachas da Fluss Haus (foto), da cidade de São Martinho. A loja Syga Verde, no Ceisa Center, apresenta o que há de mais saboroso desta cultura, oferecendo também a opção das bolachas Feito Arte, do RS.

Divulgação
Panettone Bicho de Pé
Famosa pelo seu docinho cor-de-rosa, batizado e patenteado como Bicho de Pé®, a doceria Amor aos Pedaços do Shopping Iguatemi já recebeu o panettone inspirado no seu maior sucesso. Vem com bisnaga recheada com o doce e açúcar cristal para ser preenchida e decorada pelo próprio consumidor. 




Moët & Chandon
 Glamour com Moët & Chandon - Champanhe sempre carrega glamour, ainda mais se for da Maison Moët & Chandon. No Emporium Bocaiuva já chegaram as edições especiais de Natal e Reveillon da grife. As garrafas são um luxo!


Divulgação
Presente criativo
Caixas de madeira com vinhos da sua marca, acompanhados de produtos de delicatessen, são um presente criativo, já que depois podem servir de estantes para livros ou objetos, além de porta-trecos. Os valores variam de R$ 250 a R$ 500, dependendo dos produtos escolhidos. Na Essen Vinhos.







Cia. União
Taça de panettone com nozes e damascos
¾ de xícara (chá) de damascos
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar granulado
4 xícaras (chá) de panetone cortado em cubos (cerca de 200g)
½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
¼ de xícara (chá) de vinho do Porto

1.        Em uma panela, cozinhe os damascos na água até ficarem macios. No processador de alimentos, triture os damascos com a água do cozimento até obter uma pasta.
2.        Junte o açúcar granulado e leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até obter uma geleia bem mole. Utilize fria.
3.        Nas taças para sobremesa, coloque camadas de panetone umedecido com o vinho, geleia e nozes.
4.        Reserve na geladeira por cerca de 1 hora. Sirva em temperatura ambiente ou gelada. Caso queira, sirva acompanhada de sorvete de passas ao rum.
5.        Receita elaborada pela Cozinha Experimental União – www.ciauniao.com.br

Nutrella
Pudim de pão e coco  
4 fatias de Pão de Frutas, Grãos e Castanha
1 xícara (chá) de frutas desidratadas picadas (ameixa, damasco, abacaxi, maçã, etc)
1 colher (chá) de raspas de laranja
4 colheres (sopa) de coco ralado
500 ml de leite desnatado
2 ovos
3/4 de xícara (chá) de adoçante culinário sucralose
1.        Pique as fatias de pão e coloque em uma forma de furo central untada. Espalhe as frutas, as raspas de laranja e o coco ralado.
2.        No liquidificador, bata o leite, os ovos e o adoçante. Despeje a mistura batida sobre o pão e deixe descansar por 10 minutos.
3.        Cubra com papel-alumínio, coloque no banho-maria e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 1 hora e 10 minutos. Retire do banho-maria e deixe esfriar.
4.        Leve à geladeira por 4 horas e desenforme.

5.        Fonte: Nutrella.

2 comentários:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu