Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 05, 2014

05/12/2014 - Mangia che te fà bene

por Luciane Daux
Minhas origens italianas, pelo lado materno, não me falham. Um dos meus pratos preferidos é pasta que, curta ou longa, sempre me arranca um suspiro quando chega à mesa com molhos que são uma magia à parte, harmonizações clássicas ou inusitadas de ingredientes. As pastas artesanais, aquelas feitas em casa, com a receita da nonna, ah, essas nem vou falar. Prefiro trazer duas receitas para vocês, uma com a pasta seca e outra com a fresca, as duas deliciosas.

Vivá Cacupé/Divulgação
Chef Klaus Pahl recebe confrarias no Lounge Vivá
O surgimento crescente de todo tipo de confrarias – vinhos, charutos, etc - faz com que cada dia mais sejam procurados espaços de boa gastronomia onde seja permitido levar seu objeto de desejo. Neste caso, o vinho, sem cobrança de rolha. É o que propõe o chef Klaus Pahl que, em parceria com os empreendedores do Vivá Residence Cacupé, agora atende eventos exclusivos, jantares privados com no máximo 18 pessoas, no Lounge Vivá, no bairro Cacupé. No cardápio, delícias como a quirera cremosa com linguiça Blumenau, cogumelos e croutons (foto).




Divulgação
Simple by the pool com o chef Rafael Campagnolo
A piscina do Il Campanario Villaggio Resort  ganhou essa semana o restaurante Simple by the Pool, com assinatura do chef Rafael Campagnolo. Rafael fez uma versão “pool lounge” do Simple on The Beach, restaurante que comandava à beira-mar também em Jurerê, mantendo o famoso Tartar de atum e o Carpaccio de polvo, incluindo novidades em frutos do mar, carnes, sanduíches e saladas, e trazendo de volta o Ceviche Simple Style (foto).

Fátima Vasconcelos
Guardanapos elegantes da Fafá
Fica claro que Fátima Vasconcelos é uma mulher de bom gosto quando a gente percebe todos os inúmeros detalhes do Muito Além do Jardim, Bistrô do seu marido, o chef André Vasconcelos. Muito assediada pelos clientes do bistrô, por causa dos lindos guardanapos que faz em tecido fino e acabamento delicado como renda guipir, por exemplo, ela agora disponibiliza os mimos no site  www . solidarium.net , na loja virtual Das mãos de Fafá, onde mostra seu trabalho de “table décor”. Uma mesa bem posta muda tudo para melhor, não é?

Cristiano da Silva Moraes
Tagliatelle alla carbonara
480g de tagliatelle seco
4 gemas
80g de parmesão ralado
40g de bacon frito em cubos 
1/2 maço de salsinha picada
2 pitadas de sal
pimenta do reino a gosto

1.        Em um bowl acrescente todos os outros ingredientes, menos a massa e mexa bem. Reserve.
2.        Cozinhe a massa em água fervendo com sal por aproximadamente 6 minutos.  Escorra e deixe cair um pouco da água na mistura anterior, acrescente a massa, misture bem e sirva.
3.        A receita é do Chef Fabrizio Pellegrino, da Pellegrino Massas Artesanais.

Mariana Boro
Massa artesanal de manjericão salteada com ostras frescas
300g de farinha de trigo
2 ovos e mais duas gemas
1 maço de manjericão
1/2 cebola picada finamente
2 dentes de alho
1 dúzia de ostras frescas já fora da casca com sua água
1 tomate vermelho mais firme picado em cubos pequenos
Cebolinha verde e salsinha picada finamente
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva

1.        Bata no liquidificador os ovos e a gema com as folhas de um talo de manjericão. Acrescente à mistura a farinha de trigo e vá sovando até obter uma massa homogênea.
2.        Abra a massa na espessura de  dois milímetros, enrole e corte na largura de um centímetro e meio.
3.        Coloque a cozinhar em uma panela com água fervente em abundância.
4.        Em uma panela doure o alho e a cebola. Acrescente o tomate picado ao refogado e em seguida as ostras em sua água. Escorra a massa e junte ao refogado. Regue com azeite em abundancia e salteie. Sirva em seguida.

5.        Receita do chef Helton Costa, da Cantina Sangiovese, em Santo Antonio de Lisboa. A Cantina Sangiovese recebeu o prêmio Veja Comer & Beber Santa Catarina 2014 de melhor italiano do estado e melhor carta de vinhos, pela terceira vez consecutiva. Helton foi indicado pelos leitores de Veja como o melhor chef de SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu