Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, novembro 21, 2014

21/11/2014 - Sabores de Santa Catarina

por Luciane Daux
Achados gastronômicos que carregam consigo uma memória afetiva. Receitas que foram passadas de geração em geração e se mantêm vivas, gerando riqueza e movimentando a economia. Ou simplesmente aquilo que a natureza deu, tão prodigamente, a Santa Catarina, e que hoje representa nosso Estado com excelência, como a ostra.

Fotos Divulgação
Sabores só nossos
Alguns sabores são emblemáticos para os catarinenses, como por exemplo: Vinhos das Terras de Altitude de SC, Lingüiça Blumenau (foto) , Cachaça de Luis Alves, a Cerveja Antarctica de Joinville, a Cerveja Bayer de Tijucas, a tainha e a bottarga (ova de tainha salgada e seca) produzida em Itajaí. Quais outros você se lembra?
·         Ostras – Cultivadas por mais de mil produtores, entre os municípios litorâneos de Garopaba e São Francisco do Sul, as ostras de Santa Catarina são consideradas as melhores do Brasil.
·         Farinha de mandioca – Nossa farinha fininha e branca, do jeito que gostamos, é assim produzida desde, praticamente, a chegada dos colonizadores açorianos, que trouxeram consigo o know-how da moagem do trigo e adaptaram à cultura indígena da mandioca.
·         Guaraná Pureza (foto)  – Produzido desde 1905 por Bebidas Leonardo Sell, uma empresa familiar já na 5ª geração, em Rancho Queimado.
·         Laranjinha Max Wilhelm Desde 1925, da empresa Max Wilhelm, em Blumenau.
·         Tablete Dalva – Doce de coco em tablete, produzido em Florianópolis desde 1946.


Villaggio Grando
Gastronômade em SC neste domingo
Acontece nesse domingo, na Vinícola Villaggio Grando (Água Doce/SC),  o Gastronômade Brasil - Edição Vinícolas. A chef curitibana Manu Buffara assinará e executará o cardápio e vai apresentar pratos como o ceviche quente, brandade de abacate e melancia com manjericão,  certamente uma boa harmonização com o Espumante Brut VG. Na próxima coluna conto os highlights do evento.







Divulgação
Curso de afiação de facas
Uma cozinha sem boas e bem afiadas facas é uma tragédia para qualquer cozinheiro, desde os chefs aos gourmets de plantão. O site Super Chefs traz a Florianópolis o curso Facas, Tipos der Aço Forja e Afiação, ministrado por Peter Hammer, especialista em afiação e cutelaria e assessora chefs como Alex Atala e Flávia Quaresma. Hammer  vai ensinar como afiá-las. O curso acontece em duas turmas (matutino e vespertino) na Assesc,  no dia 29/11. Investimento: R$ 200,00. Maiores informações: contato@superchefs.com.br e http://www.superchefs.com.br/

Divulgação
Panettone Bicho de Pé
Famosa pelo seu docinho cor-de-rosa, batizado e patenteado como Bicho de Pé®, a doceria Amor aos Pedaços do Shopping Iguatemi já recebeu o panettone inspirado no seu maior sucesso. Vem com bisnaga recheada com o doce e açúcar cristal para ser preenchida e decorada pelo próprio consumidor. 


Luciane Daux
Ostras ao bafo
1 dúzia de ostras (somente as que estiverem bem fechadas)
1.        Em uma panela grande coloque uns dois dedos de água, apenas o suficiente para fazer vapor.
2.        Coloque ali as ostras, em fogo médio, sacudindo a panela de vez em quando até que elas abram.
3.        Retire, abra e mantenha-as na casca, do lado da “barriga” (côncavo), para que o sumo fique preservado. Não acrescente sal!
4.        Sirva com limão, simplesmente, ou com vinagrete. Ainda pode colocar molho branco e parmesão por cima e levar ao forno para gratinar.

Chef Kenzo
Risoni Mediterrâneo com bottarga
250g de macarrão risoni (em formato de arroz)
1 ova de bottarga de 50g
400g de camarões
400g de mexilhões (mariscos)
¾ xícara (chá) de suco de limão para temperar
1 cebola média
2 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
Sal, pimenta do reino e azeite
Tomates cereja sortidos

1.        Tempere os camarões e os mexilhões com o suco de limão.
2.        Frite a cebola e o alho no azeite, acrescente os frutos do mar e deixe refogar por alguns minutos.
3.        Cozinhe o macarrão, passe em água fria e junte os frutos do mar, os tomates e o cheiro verde  picado. Regue com azeite de oliva, acerte o sal e misture delicadamente.
4.        Finalize com lâminas da bottarga gold.
5.        Receita e foto do chef Kenzo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu