Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 31, 2014

31/10/2014 - Gostosuras aterrorizantes para o Halloween

por Luciane Daux
Cupcakes com fantasmas de marshmallow cremoso, cuja receita básica do bolinho vai servir para vários outros cups, e os ovos diabólicos são travessuras para serem feitas junto com as crianças neste Dia das Bruxas, e no fim de semana. Adultos também podem fazer sozinhos, afinal é impossível resistir ao feitiço dessas saborosas magias. Palavra da bruxa!

Fotos Luciane Daux
Chef Helenqa Rizzo
Grand Cru Maragogype e taça Reveal Nespresso
Foi na semana que passou, no Nespresso Coffee Dinner - evento exclusivíssimo com jantar assinado pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo no Maní Manioca, em São Paulo -, o lançamento do Grand Cru Maragogype. 









Taça Reveal, da cristaleria Riedel
para Nespresso
Os chefs prepararam quatro pratos tendo esse café como elemento de destaque. O grande momento aconteceu com a degustação do espresso Maragogype na taça Reveal, elaborada pela cristaleria austríaca Riedel e pela  Nespresso, com características próprias para concentrar as notas torradas dos Grand Crus Intensos. Tanto o novo Grand Cru como a taça Reveal encontram-se à venda nas Boutiques Nespresso ou por WWW.nespresso.com.br







Donna Dinning Club
Festival La Cebicheria
Repetindo o sucesso do último ano, neste final de semana começa o Festival La Cebicheria no Os chefs Hugo Olaechea & Sara Sanchez, do  Donna Dinning Club, repetem o sucesso do ano passado e voltam agora com o Festival La Cebicheria. São seis opções de Cebiche para o cliente formar o seu duo, sempre acompanhado de chips de banana. Às quintas e sextas, das 19h à 1h, aos sábados, das 11h à 1h e aos domingos das 11h às 20h. Em Jurerê Internacional.

Outback Steakhouse e Junior Achievment
Pelo 3º ano o Outback Steakhouse realizou o almoço beneficente em benefício da Junior Achievement, na última 3ª feira. O valor arrecadado beneficiará cerca de 1,8 mil jovens inscritos no Programa Vamos Falar de Ética nas escolas públicas da Grande Florianópolis, Lages e Criciúma. Parabéns pela iniciativa à Juliana Sales, proprietária da unidade de Florianópolis, e a Evandro Carlos Badin, diretor executivo da Junior Achievement, que ficaram animados com o resultado da ação benemerente.

Divulgação
Trufas brancas no Pellegrino Massas Artesanais
Começou ontem e vai até amanhã o II Festival de Trufas Brancas de Alba, no Pellegrino Massas Artesanais, na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Nestes dias os chefs Fabiana Agostini e Fabrizio Pellegrino vão servir clássicos como carpaccio de mignon, ovo na panelinha cozido a baixa temperatura com manteiga do piemonte, tartar de carne e outros, finalizados com trufas brancas fatiadas na hora. As trufas serão cobradas à parte, por grama.














Chez Popi
A receita completa com a massa dos cupcakes da pâtissière Paula Silva, a Chez Popi, está no NDonline, com exclusividade para a coluna.

Ghost Cake da Chez Popi
- Para o cupcake:
100g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
1 xícara e 3/4 (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
Uma pitadinha sal
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
50g de gotas de chocolate

- modo de fazer:
Bata a manteiga e o açúcar até ficarem clarinhos. Acrescente o ovo. Bata, bata, bata bem até ficar flofi!
Intercale a farinha, já previamente misturada com o fermento o bicarbonato e o sal, com o leite previamente misturado com a essência de baunilha.
Quando estiver tudo incorporado e com uma massa do jeito que as feiticeiras gostam, coloque as gotinhas de chocolate e misture com o pão duro.
Coloque nas forminhas de cupcake e leve para assar no forno pré aquecido a 175graus C por 25minutos.

Para os fantasmas:
100g de claras (o ideal é pesar, mas fica em torno de duas claras de ovos pequenos)
200g de açúcar

Coloque o açúcar e as claras na panela e em fogo baixo. Mexa constantemente até dissolver todos os grãos de açúcar na clara, com muito cuidado para não deixar que cozinhem!  (*teste do dedinho: coloque seu dedinho e veja se sente alguma ranhura de açúcar, como se fosse areia de praia. Se não sentir, tire imediatamente do fogo e, em fio, vá jogando na batedeira já ligada até ficar um marshmallow!)

Decorando:
Agora espere seu ghostcake esfriar e, com um saco de confeiteiro e um bico largo, faça seus fantasmas voarem.  Para dar aquele toque final, com uma pinça coloque pequenos chocolatinhos para os olhos e com uma peneira bem fininha, polvilhe glaçúcar por cima deles!

Jaymee Sire
Ovos diabólicos
8 ovos cozidos por 10 minutos
¼ xícara (chá) de molho de maionese
1 colher (chá) de molho de mostarda
1 ½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco
Pitada de pimenta caiena (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeitonas pretas sem caroço
Pimentão vermelho e cebolinha verde
1.        Descasque os ovos com cuidado para não machucar as claras. Corte-os ao meio no sentido longitudinal. Remova as gemas e coloque em uma tigela.
2.        Adicione maionese, mostarda, vinagre, pimenta caiena e amasse até ficar cremoso. Junte sal e pimenta a seu gosto. Com o auxílio de um saco de confeitar ou de colher de chá, preencha as cavidades das claras que estavam reservadas.
3.        Corte as azeitonas ao meio no sentido longitudinal. Use uma metade como corpo da aranha, e fatie a metade para obter as perninhas!
4.        A receita e foto foram gentilmente cedidas pela Jaymee Sire, do blog http://eisforeat.blogspot.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu