Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 17, 2014

17/10/2014 - Saladas vibrantes, energia do bem no seu prato

por Luciane Daux
Saladas com cores vibrantes e quentes, como o vermelho, laranja e amarelo,  são muito mais atraentes pois passam a mensagem de que as frutas ou legumes estão maduros, prontos para serem apreciados. Acrescente verdes pois, além do contraste, têm fibras e vitamina A. Um apelo visual que, mesmo antes de chegar ao olfato ou ao paladar, é irresistível.  Abuse desse recurso saudável e encha a sua cozinha de energia!

Divulgação
Chez Cris
Há cinco meses instalado na charmosa esquina da rua Dom Joaquim com Presidente, o Chez Cris faz sucesso, tocado a seis mãos femininas. A empresária Cris Peccin e as chefs Silvia Pelanda e Aline Suder apostaram no conceito de Café Bistrô, e pratos como o risoto de pato, filet au poivre e nhoque de batata baroa têm atraído um bom público para almoço e jantar.


Luciane Daux
Comfort food na Cozinha Bontempo
Nada é mais aconchegante do que o cheiro de bolo recém-assado, mesmo nas mais modernas cozinhas. E é assim que a Bontempo Móveis recebe os clientes na loja da Rua Altamiro Guimarães. A ideia foi da proprietária Andreza Michelon. Achei muito simpático e já provei o naked cake de limão, feito pelo chef Bruno Costa,  junto com um cafezinho da Dona Lídia.

Luciane Daux
Flores e frutas: abuse do poder na natureza e
mostre como são lindas as cores dos alimentos
crus. Use flores comestíveis e frutas à vontade.


Luciane Daux
Caprese com melancia (legenda da foto: Quebrar paradigmas também é papel da gastronomia. Que tal misturar tomate e melancia em cubos com mussarela de búfala e folhas de manjericão? Quem poderia recusar?









Luciane Daux
Som Tum (salada de mamão papaia) 
2 de cada: mamões papaia verdes, mangas bem firmes, cenouras,  xícaras (chá) de vagem fininha (opcional)
24 tomates-cereja bem maduros
1 xícara (chá) de amendoim sem pele e tostado

1.       Descasque os ingredientes. Rale o mamão verde e a cenoura no ralo grosso e fatie finamente a manga. Corte os tomatinhos ao meio. Ferva ligeiramente as vagens e corte-as em talinhos de 4 cm.
2.       Misture todos os ingredientes em uma travessa. Polvilhe com amendoim tostado e sirva com o molho thai para saladas. Se desejar, acrescente camarões grelhados. Serve oito porções.

Molho thai para saladas
2 dentes de alho (3 colheres sopa)
½ xícara (chá) de cada: molho de peixe, suco de limão ou molho de tamarindo, açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de pimenta dedo-de-moça
¼ xícara (chá) de cada: coentro fresco e  cebola roxa picada
2         colheres (sopa) de óleo de gergelim tostado

1.       Pique finamente os dentes de alho, a pimenta dedo-de-moça sem as sementes, o coentro fresco e a cebola roxa. Misture todos os ingredientes e use sobre saladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu