Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 10, 2014

10/10/2014 - Outubro rosa, cozinha rosa

EDIÇÃO DE 10/10/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Outubro Rosa é um movimento popular, comemorado em todo o mundo. Rosa porque essa é a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Em Florianópolis,  o Movimento Outubro Rosa é promovido pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC, com o objetivo de chamar a atenção da população para a luta contra o câncer de mama e esclarecer mitos sobre a doença. Na coluna de hoje, receitas na cor que simboliza o feminino, num necessário alerta a todas as mulheres. Engaje-se!

Bistrô Muito Além do Jardim e Rossini
A nova proposta do chef André Vasconcelos é uma festa gastronômica. A partir dessa semana, uma série de jantares especiais, sempre às 6as feiras, será inaugurada com um nobre tema: Rossini. O compositor do Barbeiro de Sevilha batiza o tournedo mais famoso do mundo, e é com esse tema que se iniciam os trabalhos no Bistrô Muito Além do Jardim, na Joaquina. As reservas são antecipadas pelo telefone 3232 5181.

Risotteria Suprema
Risoto rosa
Durante o almoço, de terça a sexta do mês de outubro, o chef Jordan Franzen está trocando a cor de alguns risotos do cardápio. Depois de bater pedaços de beterraba crua no liquidificador com um pouco de água, ele coa, obtendo um suco saudável que é acrescentado às preparações, dando um lindo tom rosa. Dessa forma criativa e bonita a Risotteria Suprema chama atenção para a Campanha do Outubro Rosa. Muito bacana!

Divulgação
Baile de Máscaras
Na noite de 17 de outubro, na Alameda Casa Rosa, a Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis realizará o Bal Masqué, com renda revertida ao projeto “Reconstrução de Mamas em Mulheres Mastectomizadas”, desenvolvido pela Confraria. Convites ainda poderão ser adquiridos nas lojas Essen Vinhos, Antonio Bernardo, Bontempo e Vera Stefanello. Informações pelo fone 9624-9402.


Luciane Daux
Carpaccio
100g de carpaccio
4 colheres (sopa) de suco de limão
10 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de alcaparras

Para polvilhar: 4 colheres (sopa) de queijo parmesão em finas lâminas

1.        Compre as lâminas de carpaccio prontas, congeladas, em bons supermercados e empórios. Arranje as fatias de carpaccio, ainda congeladas,  em uma travessa, sem sobrepô-las.
2.        Misture os outros ingredientes e coloque por cima. Polvilhe com as lâmivas de queijo parmesão e sirva com folhas de rúcula e fatias de pão.
3.        Para acompanhar, um espumante rose, como o Monte Agudo Sinfonia, feito com uvas cabernet sauvignon e merlot.

Pixaio @freeimages.com
Donuts
Para a cobertura, misture uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro a 3 colheres (sopa) de limão, e adicione corante comestível em gel cor de rosa. Aplique sobre os donuts fritos.
Massa:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de manteiga (temperatura ambiente)
2 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de noz moscada
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo, o suficiente para fritar

1.        Em uma tigela, misture bem o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite a noz moscada. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e o fermento em pó, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos.
2.        Se for necessário acrescente mais farinha de trigo. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa deixando-a com espessura de aproximadamente 1 cm. Com o auxílio de dois cortadores, sendo um maior que o outro, corte a massa formando uma rosca. Faça o mesmo com o restante da massa.
3.        Frite no óleo moderado até que fiquem dourados. Coloque sobre papel absorvente e reserve. Prepare a cobertura. Misture bem em uma tigela o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Cubra os donnuts com essa cobertura ou escolha outra de sua preferência.
4.        Receita do Chef Edu Guedes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu