Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 03, 2014

03/10/2014 - Polvo sem mistérios. Receitas para esperar os elogios.

EDIÇÃO DE 03/10/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Há toda uma aura de mistério envolvendo o polvo e seu preparo. Mil técnicas para amaciá-lo criaram em mim um certo medo de preparar esse maravilhoso fruto do mar. Até que, conversando com especialistas – a chef grega Spiri Baptista e o chef Narbal Correa, para mim o Rei do Mar, meu temor se dissipou. 













Divulgação
Cerveja Bayer no Via Santinho


Na velha Tijucas de 1921, João Bayer, baseado em receitas de seus antepassados, criou a Cervejaria Bayer (foto). Resgatadas essas antigas preciosidades, as cervejas Guarany, Indiana, Nacional, Tijucas e Pretinha estão sendo relançadas, sem perder as características artesanais. O bisneto do fundador, chef Saulo Bayer, está preparando para hoje coquetel com degustação da Bayer e de petiscos de boteco, e os convites custam R$ 40. Será no seu restaurante, o Via Santinho, que fica na Estrada Vereador Onildo Lemos, 800, Praia do Santinho.
                                                          
Outback
Outback traz opções para a primavera
Cinnamon Oblivion é a nova sobremesa do Outback, que combina sorvete de creme envolvido em nozes crocantes servidos sobre um mix de Cinnamon Apples (maçãs cozidas com canela) e croutons de canela. Chantilly, calda de caramelo e fruta da estação dão um toque final delicioso (R$ 23,75). Além da sobremesa, outras novidades para a primavera são a Chicken Pasta Primavera e o colorido Suco Especial Laranja com Morango. No Beiramar Shopping.

 


Amor aos Pedaços
Amor aos Pedaços para o Dia das Crianças
Novidade da Amor aos Pedaços para o Dia das Crianças: o Kit Mestre-CucaCupCakes Divertidos, composto por quatro cups de chocolate ao leite, quatro marshmallows de morango, um sache de balas de amora e uma bisnaga de brigadeiro. O conjunto permite que a criança decore o seu próprio bolinho. Outra opção deliciosa é o Bolo Brigadeiro Divertido (foto) e o Sorvete Brigadeiro Divertido. Os produtos estarão disponíveis até 31 de outubro ou até quando durarem os estoques, na unidade do Shopping Iguatemi.

Luciane Daux
Polvo Crocante com Batatas ao Murro
 (para 4 pessoas)
2 kg de tentáculos de polvo fresco
1 de cada: taça de vinho branco, cebola cortada em 4 partes, talo de salsão cortado em duas partes
1 litro de óleo de canola ou milho para fritura
20 mini batatas lavadas e com casca
2 colheres (sopa) de sal grosso ou a gosto
½ xícara (chá) de cada: alho cortado em lâminas finas e azeite de oliva
2 colheres (sopa) de salsinha picada

1.        Em uma panela grossa, coloque os tentáculos do polvo, o cebola, o salsão, o vinho branco. Tampe e leve ao fogo médio-baixo por 50 minutos (contados após ferver). Não adicione água! Retire os tentáculos da panela e deixe escorrer bem. Reserve o caldo para preparar outras receitas.
2.        Leve as batatas com casca ao forno médio-alto (220oC) por uma hora, embrulhadas em papel alumínio. Ao final desse tempo retire as batatas e dê murros em cada uma, para que se esborrachem. Salpique com sal grosso e regue com azeite de oliva.
3.        Seque os tentáculos e leve para fritar em óleo de soja abundante. Cuidado pois poderá respingar. Quando as ventosas estiveres douradas, tire os tentáculos e escorra em papel toalha. À parte, em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva em fogo baixo com o alho cortado em lâminas até que este doure levemente. Desligue o fogo e acrescente a salsinha. Reserve.
4.        Montagem do prato: Coloque as batatas ao murro no fundo do prato. Sobre elas ponha os tentáculos crocantes de polvo e regue com o azeite e alho reservados.
5.        Essa receita é um mix da forma de preparar polvo da chef grega Spiri Baptista (restaurante Ilhas Gregas), do chef Narbal Correa (centro Gastronômico Rita Maria) e do meu próprio modo.

Studio A2 Leandro Hiendlmayer
Ceviche de polvo defumado
60g de polvo defumado 
30g pimentão vermelho
30g pimentão amarelo
½ cebola roxa
1 colher de sopa de salsa picada
30 ml do óleo de cobertura do polvo defumado
Suco de 2 ou 3 limões
Pimenta rosa e broto de alfafa (para decorar)
1.        Cortar os pimentões e a cebola roxa em tirinhas finas.
Em um refratário misturar todos os ingredientes, ajustar o sabor com sal e pimenta do reino levar ao refrigerador por aproximadamente 20 min.
2.        Pode ser servido com endívia ou torradinhas.
3.        A receita é do chef Fernando Sichin, desenvolvida para Marithimu’s Especialidades do Mar.

Luciane Daux
Arroz de polvo malandrinho
Acabou-se o mistério. O polvo, cozido assim, de maneira simples, fica macio e saboroso, em uma receita de origem portuguesa.
1,5 de tentáculos de polvo limpos e crus
2 folhas de louro
1 talo de salsão
1 cebola branca pequena
1 xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cebola branca picadinha
2 colheres (sopa) de alho picadinho
Água para completar o caldo
400g de arroz parboilizado cru
½ xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Lave bem os tentáculos do polvo e coloque-os em uma panela com o vinho branco, a cebola pequena inteira, o talo de salsão e as folhas de louro. Tampe e leve para cozinhar (sem acrescentar mais água) em fogo baixo por 50 minutos.
Ao final desse tempo retire os tentáculos e deixe esfriar, corte-os em rodelas do tamanho de uma garfada. Reserve. Coe o caldo apurado no cozimento, acrescente água até obter um litro e reserve.
Em uma panela aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Coloque ali a cebola picada e refogue até murchar. Junte, então, o alho e deixe murchar. Acrescente o arroz e refogue até que comece a fritar.
Junte agora o caldo do polvo, coloque sal e tampe. Baixe o fogo. Ao final de 15 minutos, abra a panela e junte o polvo. Mexa, deixe novamente levantar fervura, prove e acerte o sal. Desligue. Sirva salpicado de salsinha.

Rendimento: 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu