Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 19, 2014

19/09/2014 - Primavera com ares da Provence

EDIÇÃO DE 19/09/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Na feira livre, em Aix-em-Provence, temperos, queijos, flores, 
frutos do mar e a vontade de ficar ali para sempre.
Sabores e cores da Provence. Foto: Luciane Daux

Ao sul da França, fazendo fronteira com a Itália e banhada pelo Mar Mediterrâneo, está a região de Provence-Alpes-Côte d’Azur. A capital administrativa é Marseille, de onde vem a bouillabaisse, a sopa de frutos do mar, e a letra do hino nacional francês. Suas badaladas praias – Cannes, Nice, Saint Tropez, Antibes, entre outras, formam a Riviera Francesa. Em direção ao interior está a romântica Provence, onde estive no último mês de junho. Terra dos vinhos rosés, da fougasse (a focaccia francesa), da tapenade e da lavanda. Um dos lugares mais lindos do mundo, uma lembrança perfeita para celebramos a chegada da primavera!

 

Luciane Daux
Valensole e os campos infinitos de lavanda: visão, olfato e emoção exacerbados. Foto: Luciane Daux

Campos infinitos de lavanda

Alugue um carro e vá à Valensole. A melhor época é final de junho, início de julho. O cheiro, as cores e o barulho (do zumbido de “zilhões” de abelhas aparentemente mansas) ficarão para sempre gravados na sua alma.

 

Ervas da Provence
São o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha, sálvia e lavanda. Usa-se a mistura delas ou individualmente, frescas ou secas. Ficam mais gostosas se aquecidas na frigideira, quando soltarão mais seus óleos essenciais. (Em tempo: as ervas finas são a salsinha, cerefólio, cebolinha francesa e estragão).

Luciane Daux
Salada Niçoise
É a salada ao estilo da cidade de Nice, França (niçoise = de Nice). Forre uma travessa com folhas verdes. Coloque ovos cozidos cortados ao meio, corações de minialcachofras, tomates holandeses ou italianos em gomos, vagens cozidas al dente, salpique com alcaparras, azeitonas pretas e filezinhos de anchova em conserva (aliche). Folhas de manjericão para dar perfume. Acrescente filés de atum selados ou atum em conserva, se desejar. Para o molho, 2/3 xícara (chá) de azeite de oliva, 1/3 xícara (chá) de vinagre balsâmico e sal a gosto.

Luciane Daux
Ratatouille
Uma apresentação diferente, para 6 pessoas.
2 de cada: berinjelas médias e cebolas roxas médias, em fatias de 1cm
3 tomates holandeses ou italianos em fatias de 1cm
3 abobrinhas italianas médias e bem verdes
1 pimentão vermelho cortado em 6 pedaços
12 dentes de alho
Ramos de alecrim e manjericão, grãos de pimenta preta
150ml de azeite de oliva
Flor de sal de Camargue ou sal grosso para acrescentar depois

1.        Corte cada abobrinha no sentido longitudinal, em três fatias e coloque em um refratário untado com azeite de oliva. Abra suavemente as fatias das abobrinhas e acomode nesses meios os legumes fatiados, de forma harmônica.
2.        Salpique os dentes de alho e os ramos de ervas da Provence.
3.        Regue com o azeite de oliva e leve ao forno preaquecido (220oC) por 45 a 60 minutos, até que os legumes ligeiramente murchem.
4.        Sirva quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento.
5.        Para fazer um tian de legumes, corte-os em fatias finas e arrume-os em círculo em uma assadeira untada. Salpique azeite de oliva, ervas de Provence e leve ao forno médio por 30 a 40 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu