Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 26, 2014

26/09/2014 - Petiscos para um fim de tarde entre amigos

EDIÇÃO DE 26/09/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Pores do sol lindos e mais tardios são, entre todas as promessas da primavera, aquela que a gastronomia mais aprecia. Um petisco daqui, um espumante ou água de coco dali, e está dado o tom de happy hour no seu sentido mais estrito. Aproveite e surpreenda seus amigos com essas receitas perfeitas para o relax dessa hora, quando os bons encontros acontecem.

Tatuira Petisqueira
Sabores de Porto Belo
Três pitadas
·         Restaurante Week em Florianópolis - De 29 de setembro e 12 de outubro, Florianópolis terá mais uma edição da mostra gastronômica Restaurant Week. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de saborear, em vários restaurantes da cidade, menus a preços fixos bem acessíveis. Dentre os restaurantes participantes estão: Bate Ponto; Boutique Gourmet Bistrô; Cafe de la Musique; Estação 261; Grand Cru; Taberna Ibérica; Terraço da Vigia; Villa do Porto; Toca de Jurerê; e Cantina Sangiovese.
·         Aula de cozinha francesa – A Chef Angela Martin traz mais um curso na próxima segunda-feira, dia 29, às 19 horas, ela vai ensinar receitas autorais com variações sobre o marisco, todas inspiradas no seu mais recente tour pela França. Tudo harmonizado com os vinhos adequados, da importadora Porto a Porto - que também traz boa parte dos ingredientes utilizados na confecção das receitas. No Emporium Bocaiuva.
·         Sabores de Porto Belo - Valorizar a culinária local é o objetivo do Sabores de Porto Belo, roteiro gastronômico que tem início no dia 27 e segue até o dia 2 de novembro. São 17 empreendimentos participantes e todos prepararam receitas especiais para o roteiro, organizado pela Fundação Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae-SC. Os valores dos pratos variam de R$ 15 por pessoa a receitas de R$ 100 para duas pessoas e envolvem diversas produções salgadas e algumas doces. Na foto, Peixe à Portuguesa, prato desenvolvido pela Tatuira Petisqueira para o festival.

Benefest
9ª Benefest
Acontece nesse domingo a 9ª Benefest, a grande feijoada que acontece no LIC em benefício do CEDEP, ação social coordenada pelo Padre Vilson Groh. Camisetas-ngressos à venda no Imperatriz Gourmet (Beiramar Shopping), WWW.blueticket.com.br e com o Caco Bastos.






Luciane Daux
Salmão gravlax
Pique endro-dill e espalhe na parte de cima de uma peça de salmão cru. Misture 50g de sal grosso a 50g de açúcar cristal e envolva o salmão com a mistura, comprimindo bem. Coloque um peso de um ou dois quilos sobre o salmão (como uma garrafa de refrigerante, por exemplo). Leve à geladeira por três dias (sim, três dias!). Ao final desse tempo lave ligeiramente a peça de salmão sem tirar o endro. Fatie finamente e sirva com sour cream ou cream cheese e torradas.



Rodrigo Ormond para Frangos Macedo
Asinhas com barbecue
Todo mundo adora uma asinha de frango bem assada. Pois é simples para fazer. Retire os meios da asa congelados da embalagem e não lave o produto. Espalhe-os em uma assadeira untada com óleo, sem encostar um no outro. Pré-aqueça o forno na temperatura de 180oC por 10 minutos, e leve a assadeira ao forno por 50 minutos, sem cobrir. Sirva com o molho barbecue.
Para o molho barbecue
2 colheres (sopa) de óleo de soja
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) rasa de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de vinagre
1 xícara (chá) de polpa de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver, em fogo médio, por 5 minutos. Deixe esfriar e sirva com o meio das asas temperado assado. Fonte: Frangos Macedo.

Luciane Daux 
Camarões empanados crocantes
500 de camarões médios descascados e eviscerados
Massa de empanar:
2/3 xícara (chá) de cada: fubá fino, amido de milho, farinha de trigo, salsinha picada
2 claras de ovo
½ lata de cerveja branca
1 colher (chá) de sal
Óleo para fritar

1.        Coloque todos os ingredientes da massa em uma tigela e bata com um garfo até que fique tudo bem homogêneo. Leve para a geladeira e deixe repousar por 30 minutos, para que a massa fique na consistência ideal.
2.        Enquanto isso, tempere os camarões com sal e pimenta do reino moída.
3.        Em fogo médio, aqueça óleo abundante para fritar. Considere uma quantidade que cubra completamente as iscas durante a fritura. Com a ajuda de um garfo, passe alguns camarões na massa e imediatamente coloque para fritar. Com a ajuda de uma escumadeira, vá virando as iscas até que fiquem dourados por igual. Retire, coloque sobre papel absorvente e repita a operação.

4.        Sirva como aperitivo, acompanhado de molho de mostarda ou pimenta. Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu