Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 05, 2014

05/09/2014 - Fazendo delícias com Lingüiça Blumenau

EDIÇÃO DE 05/09/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Alguns sabores do Vale do Itajaí estão ligados a minha infância. Entre eles, o da lingüiça Blumenau é um dos mais marcantes e frequentes na minha cozinha. Produzida especialmente em Blumenau e em Pomerode, é feita com carne suína (pernil e paleta). Passa por um processo de defumação correto e artesanal e recebe um tempero natural, um segredo guardado a sete chaves, tornando-se um ingrediente fantástico e versátil em receitas como patê ou ragu, ou mesmo servida sozinha, simplesmente, com um pão crocante e fresquinho.  Perfeita!

Em números
A Linguiça Blumenau também é responsável por movimentar a economia da região. Na Olho Embutidos ela é o carro-chefe das vendas e responde por 72% da produção total. Mensalmente são produzidas cerca de 25 toneladas de linguiça, que rendem 72 mil unidades do produto final. O produto não fica restrito apenas ao Vale do Itajaí, a empresa está presente em aproximadamente 600 pontos de vendas espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília.

Confraria Feminina do Champanhe
Acontece hoje, na Alameda Casa Rosa, o lançamento do livro Planeta Efervescente, falando sobre os champanhes, os espumantes e os 10 anos da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis.








Divulgação
Cinema | A 100 passos de um sonho
Adorei e recomendo! Duas horas de êxtase para quem gosta de cinema, gastronomia, romance e bucólicas paisagens da França. Com humor e inteligência, o filme conta a saga do jovem chef indiano Hassan e sua família ao abrirem um restaurante étnico exatamente em frente ao de Madame Mallory, um clássico francês em busca da segunda estrela Michelin. Isso tudo acontecendo um pequeno vilarejo da França, com belíssima fotografia. Excelente direção e produção. No Cinespaço Beiramar.









Pepper Jack
Hambúrguer de linguiça Blumenau
1kg Linguiça Blumenau
150g de pão branco embebido em leite
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
Óleo de soja para fritar

1.        Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea.
2.        Molde os hambúrgueres e coloque em uma frigideira para fritar, quando virar acrescente uma fatia de queijo para que vá derretendo enquanto termina o cozimento.
3.        Faça um vinagrete com uma cebola e meio pimentão picados, 10g de salsinha, 50ml azeite, 10ml vinagre e sal e pimenta a gosto.
4.        Sirva no pão de hambúrguer com uma colher de vinagrete por cima do queijo.
5.        Rendimento: 6 porções
6.        A receita é do Pepper Jack, de Blumenau.

Don Peppone Ristorante
Gnocchi de damasco com linguiça Blumenau
300ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 unidades de cravo
Um de cada: pitada de noz moscada, folha de louro, limão siciliano
40g de linguiça Blumenau

1.        Derreta a manteiga, acrescente o trigo e misture até formar uma pasta. Em seguida despeje o leite morno e mexa sem parar. Rale pitada de noz moscada, acrescente os cravos, o louro e o sal a gosto. Continue mexendo até engrossar, em seguida retire os cravos e o louro e raspe a casca de meio limão siciliano. Acrescente o suco da outra metade do limão. Disponha sobre o gnocchi ainda quente e a coloque a linguiça Blumenau para finalizar o prato.
2.        Para os gnocchi: cozinhe 200g de batata rosa, escorra e deixe esfriar. Misture a batata fria com 50g de farinha de trigo, 100g de amido de milho e 50g de queijo parmesão ralado até dar o ponto em que a massa comece a soltar das mãos. Pegue pequenas porções, misture com 30g de damasco picado e modele. Corte com 5 cm de diâmetro, cozinhe em água fervente até que os gnocchis subam. Retire-os e coloque sobre água com gelo para que sua cocção pare.

3.        A receita é do Don Peppone Ristorante, de Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu