Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

domingo, agosto 31, 2014

31/08/2014 - Charmosas panelinhas que vão do forno à mesa

EDIÇÃO DE 29/08/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Cocottes são pequenas panelinhas individuais, refratárias, de ferro ou cobre, onde combinamos ingredientes que vão ao forno e depois diretamente para a mesa. Hoje em dia encontramos cocottes à venda desde em supermercados até finas lojas de utensílios e decoração, com preços sedutores para te ajudar a montar uma linda mesa. Uma tradição francesa cheia de praticidade e charme.

André Vasconcelos
Três pitadas
André Vasconcelos e os sabores do Brasil - Na sua segunda participação em 2014 no Emporium Jazz, o chef André Vasconcelos traz mais sabores brasileiros, como galinhada, pudim de leite e bolinhos. O bolinho de feijoada (foto), por exemplo. Feito de uma massa de feijão preto recheada com tartar de carnes de feijoada sobre creme de couve, crocante de torresmo e laranja madura, soou tão saboroso que vou passar lá para conferir. No sábado, a partir das 12h, no Emporium Bocaiuva.
Basilico lança nova pizza - Pizza Di Bari é a nova opção da Pizzaria Basilico, na Lagoa da Conceição. Mais italiana, impossível: molho de tomate, mussarela de búfala defumada, burrata, rúcula e raspas de limão siciliano. 
Filmes | Bistro Romantique - A jornalista e gourmet Karin Verzbickas conta, no seu blog Posts Temperados (cheio de receitas testadas e dicas de viagens), sobre o filme belga que passa essa semana no Paradigma Cine Arte. “ A história se passa em pleno Dia dos Namorados, onde o Bistrô Romantique, local renomado dos irmãos Pascaline e Ângelo, está totalmente lotado. Cada casal vive uma história diferente, uns se apaixonam, outros entram em crise, outros brigam e, em meio a tanta boa gastronomia, caem as máscaras das relações humanas.”  Na SC 401, Corporate Park.

Luciane Daux
Ovos em cocotte com espinafre, creme e roquefort
(6 porções)
6 ovos caipiras
3 colheres (sopa) de manteiga
300g de queijo roquefort
2 maços de espinafre cozidos, espremidos e picados
780ml de creme de leite fresco (garrafinha) em temperatura ambiente
Sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto

1.        Aqueça o forno a 180oC.
2.        Unte seis cocottes (ou ramequins) com  manteiga. Coloque sal, pimenta do reino e noz moscada no fundo, e coloque 1/6 do espinafre cozido e 1/6 do queijo roquefort esmigalhado.
3.        Divida o creme de leite fresco em 6 partes. Coloque metade de uma parte sobre o queijo, e sobre ele quebre o ovo com cuidado para que a gema permaneça inteira. Cubra com a outra metade do creme de leite e coloque mais sal e pimenta do reino.
4.        Coloque as cocottes em uma forma e encha até 2/3 com água fervente. Leve ao forno em banho-Maria por 15 a 20 minutos, até que a clara cozinhe e a gema permaneça mole.

Luciane Daux
Figos em cocotte com brie gratinados e presunto cru
(6 porções)
6 figos roxos
60g queijo brie
60g presunto cru fatiado
30g nozes

1.        Aqueça o forno a 230oC e coloque a grade o mais para cima possível.
2.        Lave e corte cada figo em cruz, sem levar a faca até o final, deixando as partes unidas embaixo. No meio de cada figo coloque uma noz e 1/6 do queijo. Coloque cada figo recheado em uma cocotte.
3.        Leve as cocottes para gratinar (até o queijo começar a derreter).
4.        Quando tirar do forno coloque uma tirinha de presunto cru por cima e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu