Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 01, 2014

01/08/2014 - A Senhora dos Queijos

EDIÇÃO DE 01/08/2014  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Luciana Garcia
Aos 17 anos, a curiosidade fazia Elisabeth Schober trabalhar em fazendas, nas férias, experiência que continuou, conforme amadurecia, em pequenos laticínios no Pirineus, Drôme-Ardèche e depois curando queijos artesanais na região de Cévennes, na França. Fez o curso técnico superior em agricultura, e quando veio visitar o projeto Acolhida na Colônia, em Santa Catarina, pensou: “- Só falta queijo nesse país”. Foi assim que a mestre queijeira decidiu deixar a Áustria, seu berço, e começar aqui uma nova cultura, em Paulo Lopes, usando como matéria-prima o leite de três produtores da região, onde o gado é criado no pasto sem adubo químico.
Suas sugestões para a coluna vêm da ideia de que, além dos pratos mais pesados, como fondue, raclette, tartiflette, o queijo pode fazer parte de receitas leves e permite todas as fantasias, em harmonia com sabores doces ou picantes.

Brie, Camembert, Gruyère ...
Hoje o Queijo com Sotaque produz 14 tipos de queijo: fromage blanc, Saint Marcellin, Saint Marcellin temperado,  Brie, Camembert, Reblochon, Munster, Abbayé de Citeaux, Saint Nectaire, Saint Paulin, Tomme de Savoie, Gruyère, Raclette e Comté, e está em fase de teste para queijo azul, Gaperon, Morbier e Mont d'or. O seu preferido? “Isso muda a cada dia”, responde ela, com a admiração e amor naturais de um criador pelas suas criaturas.

è  -> O Queijo com Sotaque fica na BR 101 km 256, Morro Agudo, em Paulo Lopes/SC.

Luciana Garcia
Taça de fromage blanc, geleia e frutas
Para 4 pessoas
400g de fromage blanc
½ vidro de geleia de Camu-Camu
1 caixa de morangos cortados em fatias

  1. 1.        Forre o fundo das taças com fromage blanc, decore a lateral com fatias de morango e preencha o espaço entre elas com geleia de Camu-Camu. Repita a operação duas vezes e finalize decorando com flores comestíveis, morangos, geleia e folhinhas de hortelã.
  2. 2.        Sirva gelada como sobremesa.
  3. 3.        Receita elaborada pelo Chef Cedric Pesche, do Le Petit Comité, com o fromage Blanc Queijo com Sotaque e a geleia artesanal de Camu-Camu (da Amazônia), da La Dame, ambos produzidos em Santa Catarina.


Luciana Garcia
Maçã Caramelizada com queijo Comté
2 maças descascadas e cortadas em fatias de ½ centímetro
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar cristal orgânico
Fatias finas de pão com frutas secas
Fatias de queijo Comté
Canela para polvilhar 
  1. 1.        Coloque uma pequena quantidade da manteiga e as fatias da maçã uma ao lado da outra em uma frigideira antiaderente pré-aquecida.  Acrescente um pouco do açúcar e quando as fatias estiverem caramelizadas (dos dois lados), retire do fogo e reserve. Repita a operação até que a maçã tenha terminado.
  2. 2.        Coloque uma fatia fina do pão de frutas no prato e sobre ele fatias da maçã caramelizada, intercalando com fatias do queijo Comté. Finalize com fatias do queijo e polvilhe canela. Leve ao forno quente para gratinar.
  3. 3.        Sirva imediatamente. 

 Luciana Garcia
Torta de Fromage Blanc
350g de fromage blanc
5 ovos – claras e gemas separadas
150g de açúcar
50g de farinha de trigo peneirada
250ml de leite
Raspas de limão
Essência de baunilha
1 receita de massa sablé

Massa Sablé 
2 ½ xícara de farinha de trigo 
½  xícara de açúcar de confeiteiro 
125g manteiga 
1 gemas 
1 pitada de sal
50ml de água ou leite
Baunilha a gosto 

  1. Misture o açúcar, o ovo, a água e reserve. Corte a manteiga em pedaços e misture-a aos poucos com a farinha passando entre os dedos sem amassar, formando uma farofa. Acrescentes a mistura líquida a essa farofa e incorpore até que a massa fique homogênea. Cubra com papel filme e leve para geladeira por 30 minutos. Retire e amasse levemente, sem sovar, forre o fundo e laterais de uma assadeira de 28 cm. Reserve na geladeira até o momento de usar.


Recheio:
  1. Misture o fromage blanc com as gemas. Incorpore o açúcar, a farinha, a baunilha e a raspa de limão. Bata as claras em neve e acrescente delicadamente sem bater. Tire a forma da geladeira e derrame a massa sobre ela. Forno pré-aquecido 180°C por 30 minutos.
  2. Desenforme apenas depois de frio.
  3. Sugestão: Sirva acompanhada por uma colherada de fromage blanc, geléia de Camu-Camu e morango em fatias.
  4. A receita é do Chef Cedric Pesche do Le Petit Comité.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu