Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, julho 04, 2014

04/07/2014 - Nomes chics para doces maravilhosos - e fáceis

por Luciane Daux
Confessa pra gente: você também tem seus momentos de inspiração e arrasa naquele doce, verdade? Então pode abrir seu caderno na página das receitas que todo mundo pede para você repetir, pois essas merecem ser copiadas: palha italiana e crème brûlée. Mais fácil, impossível!

Divulgação
1º Open Wine
Na 1ª edição do Open Wine, evento enogastronômico promovido pelo Jurerê Open Shopping, a cada fim de semana, de 11 de julho a 16 de agosto, rótulos selecionados de regiões viníferas italianas serão degustados harmonizados com cardápios assinados por restaurantes parceiros. O sommelier Douglas Leyes, credenciado pela Associação Italiana Sommelier, é presença confirmada no evento. Informações e ingressos: 3266-4686.







Divulgação
Salmone&Orzo Pasta
Novidade no cardápio da rede Outback para o mês de julho. É o Salmone & Orzo Pasta, combinação de um salmão temperado ao estilo Outback, grelhado no ponto correto, e uma massa risoni, servida com molho branco, queijo, tomate cereja e alcaparras.

Emporium na 6ª e no sábado
Tudo preparado na Bocaiuva para hoje, partida entre Brasil e Colombia: carrinho de espetinhos, painel de televisores e chopp bem gelado, entre outros comes&bebes, a postos. Para amanhã, o Chef do charmoso Bistrô do Jardim e um querido amigo, Ricardo Almeida, levará para o almoço-Jazz desse sábado sua expertise em terrines e no ma-ra-vi-lho-so confit de canard.

5º Balneário Saboroso
Começa no dia 10 e vai até 27 de julho,  em Balneário Camboriu, a  5ª edição do Balneário Saboroso, que neste ano contará com a participação de 26 restaurantes e 14 eventos paralelos, entre eles aula show com chef Felipe Bronze e Carole Crema, além de palestras e workshops. Mais informações em http://www.balneariosaboroso.com.br

Luciane Daux
Crème brûlée
(5 porções)
5 gemas de ovo
100g de açúcar refinado
+ 4 colheres (sopa) de açúcar granulado para polvilhar
500ml de creme de leite fresco líquido (da garrafinha)
1 fava de baunilha cortada ao meio e com as sementes raspadas

1. Pré-aqueça o forno a 140oC.
2. Em uma tigela misture as gemas à metade do açúcar branco.
3. Em uma panela em fogo baixo, aqueça o creme de leite fresco líquido com o restante do açúcar branco e a fava de baunilha com suas raspas. Quando o açúcar tiver derretido, desligue.
4. Fora do fogo, aos poucos misture o creme de leite fresco e quente às gemas, batendo sempre para não empelotar. Coe a mistura.
5. Coloque o creme em quatro ramequins individuais de 150ml. Coloque-os em uma assadeira e encha a forma com água quente até a metade dos ramequins. Leve ao forno sem cobrir por 50 minutos. Deixe esfriar no banho-Maria por 10 minutos, e depois esfrie completamente. Cubra e coloque na geladeira por quatro horas, no mínimo.
6. Para servir, polvilhe cada creme brulée com o açúcar Granulado. Use um maçarico culinário e caramelize o açúcar, até que forme uma casquinha dura. Sirva com a cobertura ainda quente.

Chez Popi
Palha italiana

Pique grosseiramente 80g de bolacha Maria e reserve. Leve o conteúdo de uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) de  manteiga e duas de achocolatado ao fogo médio. Mexa o brigadeiro ate ele desgrudar o fundo da panela. Abaixe, então, o fogo e logo, na sequência junte as bolachas e incorpore bem. Desligue o fogo e coloque a massa, uniformemente esticada, em forma forrada com papel manteiga. Leve à geladeira e deixe descansar por umas seis horas (o ideal é fazer a noite e esperar o outro dia). Desenforme e corte em quadradinhos, passando no açúcar. Pronto, é só se deliciar!! Receita exclusiva para a coluna, gentileza da Paula, da Chez Popi, que fica na RRua Vitor Konder, 125, Centro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu