Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 30, 2014

30/05/2015 - Purê de batata: deliciosas variações sobre o tema

por Luciane Daux
Purê de batata tem sempre um bom lugar reservado à mesa. O nome (purée, lê-se “pirrê”) e a técnica vem da França: uma pasta delicada do legume, passada por peneira, liquidificador ou amassador, e amaciada com manteiga, muita manteiga, fazendo jus ao berço francês. Nós, brasileiros, adotamos de coração e ainda o empregamos no escondidinho, que fica delicioso. Pode-se fazer purê com outros legumes, mas elegemos hoje o tradicional, de batata, com variações sobre o tema.

Divulgação
Dal Pizzol: 40 anos
Dirceu Scottà, enólogo da Dal Pizzol, esteve essa semana em Florianópolis, na Enoteca Decanter e Essen, encontrando-se, em petit comité, com jornalistas, para falar do vinho 40 Anos, que celebra o aniversário da vinícola. É o primeiro vinho Dal Pizzol com passagem em barrica (15% em carvalho francês), um corte 40% merlot, 30% cabernet sauvignon, 15% tannat e surpreendentes 15% de nebbiolo. O 40 Anos vai ser vendido em Florianópolis na Essen e Decanter, a partir da próxima semana, ao valor de R$ 126.



 Luciane Daux
Enoteca Decanter
A Enoteca Decanter, no primeiro andar da Loja Decanter e Essen, oferece a possibilidade de degustar os vinhos das loja (garrafa) ou disponíveis na Enoteca (em taça), na happy hour. Para acompanhar, a chef Rejane Werlang elaborou um cardápio perfeito para harmonizações. Entre os pratos, uma Rillette de pato fan-tás-ti-ca, que tive o prazer de provar.




Becel
Purê de batata doce
500g de batata-doce média
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de creme vegetal
meia colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de mel

1- Em uma panela, coloque a batata-doce, cubra com a água e cozinhe em fogo médio até ficar macia.  Escorra, descasque e corte em cubos.
2- Coloque no liqüidificador a batata-doce e o leite e bata até ficar homogêneo.
3- Transfira para uma panela, junte o creme vegetal e o sal e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver.  Adicione o mel, misture e retire do fogo.
5- Sirva a seguir, como acompanhamento de assados. Se desejar, acrescente meio copo de requeijão light.
6- Fonte: Becel. Rendimento: 4 porções

Purê estrelado: Joël Robuchon
Na França, o purê de batatas é tratado com todo respeito. Confira os segredos de Robuchon, o francês que é o Chef mais estrelado do mundo (somando todos os seus restaurantes, ele tem 24 estrelas no famoso Guia Michelin):
- cozinhe um quilo de batatas com casca em água fervente com sal grosso. Ainda quentes, pele-as, esprema-as e leve-as ao fogo. Acrescente, aos poucos, 250g de manteiga gelada (sim, é nessa proporção de ¼ de manteiga para o peso da batata que reside o segredo do Chef), cortada em pedacinhos, incorpore bem até o purê ficar liso. Agora junte 200ml de leite integral quente, batendo vigorosamente com uma espátula ou fouet.  Acerte o sal e sirva. U-la-lá!

Com wasabi
Cozinhe 1 kg de batatas e passe pelo espremedor. Leve ao fogo e adicione aos poucos duas colheres (sopa) de manteiga e 100ml de leite. Junte uma colher (sopa) de wasabi (pasta de raiz forte) em pó ou em pasta. Acerte o sal e sirva. Perfeito para acompanhar peixes grelhados como o atum ou salmão.

Philadelphia
Purê de batata com cream cheese
1 kg de batatas inglesas com casca
150g de Cream Cheese
1 xícara (chá) de leite
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto

1. Primeiro cozinhe as batatas, descasque e passe pelo espremedor de legumes.
2. Volte para a panela e adicione metade do cream cheese, o leite e a manteiga. Adicione o sal e a pimenta. Por fim, antes de servir acrescente a outra metade do cream cheese e mexa levemente apenas para incorporar e dar um toque especial ao seu prato.
3. Fonte: Cream Cheese Philadelphia.


Um comentário:

  1. Amo pure Lu....adorei as variacoes, vou fazer aqui com certeza...bjs Evelise

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu