Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 23, 2014

23/05/2014 - Céu de brigadeiro

por Luciane Daux
Minha ideia de céu é onde tem brigadeiro à vontade e, óbvio, não se contam as calorias. Não bastasse ser meu doce preferido, virou gourmet e deixou de ser exclusividade das mesas de aniversário infantis para frequentar doçarias finas, em novos e inusitados sabores, como o Crème Brûlée (da Chez Popi), para exemplificar. Escolha o seu sabor e faça o seu, enrolado ou de panela!

Luciane Daux
Sabores, hummmm!
Chocolate belga - Duas amigas queridas colaboraram para a coluna de hoje. A Cinthia Balsini dividiu a receita, e a Maria Claudia Ramos Guimarães fez para mim os brigadeiros. Em uma panela de fundo grosso e em fogo médio-baixo, ela coloca uma colher (sopa) de manteiga lata de leite condensado e duas colheres (sopa) de chocolate em pó belga a 100% (plein arôme). Sempre mexendo, leva um pouquinho mais de tempo do que o brigadeiro comum. Tira da panela, deixa esfriar e enrola, passando no “split” belga, que é esse granulado diferente. Esses da foto ela fez e me presenteou. Não resisti e “ataquei” dois antes de fotografar.
Nutella – É igual ao belga, substituindo o chocolate em pó belga por 100g de Nutella. Deixe esfriar e enrole em avelãs tostadas e picadas.
Limão siciliano – Uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) de manteiga e 100g de chocolate branco vão ao fogo médio-baixo, mexendo sem parar até dar ponto de brigadeiro. Desligue, junte as raspas de um limão siciliano e  suco de metade do limão. Deixe esfriar e enrole,  passando depois no granulado de chocolate branco (belga, se possível).

Barry Callebaut
E o chocolate belga ...
... mais tradicional é da marca Callebaut. Tem vários graus, do ao leite ao amargo. Em Florianópolis pode ser encontrado em boas casas de materiais para doces, como a loja da Isamara Amancio,  onde também tem o granulado belga. Fica na Av. Madre Benvenuta, 1168, Santa Monica.






Divulgação
O Brigadeiro e a história do Brasil

É o que se conta. Concorria ao cargo de Presidente da República, em 1945, Eduardo Gomes, um Brigadeiro da Aeronáutica (num trocadilho com o título da coluna) que era louco por um docinho de chocolate, na época chamado de negrinho. Em sua homenagem, passou o doce passou a ser chamado de brigadeiro. Venceu o General Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes, no entanto, continua sendo lembrado, entre outras razões, cada vez que apreciamos aquela gostosura macia de chocolate.









Vicente Schimidt
Risotteria Suprema de roupa nova
Jordan Franzen  não para de “inventar moda”, razão pela qual, apesar de ser tão jovem, tornou-se um chef de sucesso e querido por todos. A novidade agora é a reforma que fez na Risotteria Suprema. Um ambiente completamente novo e com uma bancada de cozinha no meio do salão, para que o chef possa cozinhar junto aos clientes. Sucesso, Jordan! A Risotteria fica na Rodovia João Paulo, 130, João Paulo.

Duas pitadas
Arq.Café na Casa Cor - Pela quinta vez consecutiva o cardápio de comidas e bebidas da Mostra Casa Cor Santa Catarina, que acontece em Florianópolis até 15 de junho, será assiado pelo Empório Mineiro, num charmoso café, com requinte de bistrô. O “Arq.Café” foi projetado pela dupla de arquitetos Sidnei Machado e Karoline Bernardino
Peixaria do Nelson Santos - A tradicional Peixaria Nelson Santos saiu do Mercado Público e foi para novo endereço, agora no Estreito, na Avenida Max Schramm, n. 3588. Além de mais espaço, um empório com azeites, temperos e afins, e de estacionamento, o cliente poderá levar seu peixe pronto, assado ou frito na cozinha da nova casa. Parabéns e muito sucesso ao Nelson, Felipe e toda a equipe atenciosa.

Patrícia Goedert Doçaria e Café
Brigadeiro de Pistache
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Pistache triturado para fazer a finalização

1.        Levar ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
2.        Colocar em um prato untado, e após esfriar, enrolar em bolinhas de aproximadamente 20 g e passar em pistache triturado.
3.        Receita da Patrícia Goedert Doçaria e Café, que fica na Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 6977, em Santo Antônio de Lisboa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu