Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 02, 2014

02/05/2014 - Brasil Sabor: festival de sabores nossos

por Luciane Daux
Começou ontem e vai até 30 de maio, em mais de 1500 restaurantes brasileiros, o maior festival gastronômico do planeta, realizado pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.  Mais uma vez a “comida do lugar” ganha destaque em 62 restaurantes de Santa Catarina, cujos cardápios têm, para o Festival, um prato especial com descontos variando entre 30 e 50%, durante dois dias na semana. Como das outras edições, uma arena gastronômica funcionará no Beiramar Shopping de 8 a 18 de maio, com os chefs fazendo, ao vivo, suas receitas para o público degustar. O evento está na 9ª edição e é um sucesso maior a cada ano. Em 2014, em função da Copa Mundial de Futebol, o tema será “O Brasil inteiro pedindo mais um”. Saiba quais são os restaurantes participantes e suas receitas em www.brasilsabor.com.br  E na coluna de hoje, duas receitas que participam do Festival e que já ficam de sugestão para o seu final de semana.

Wine&Spirit – Cursos Níveis 1 e 2 em Florianópolis
O especialista Eugenio Echeverria, da escola inglesa de vinhos Wine&Spirit Education Trust – WSET estará ministrando cursos em Florianópolis nos dias 10 de maio (Introdutório em Vinhos Nível 1 WSET) e 11, 12 e 13 de agosto (Intermediário em Vinhos e Destilados Nível 2 WSET), na Essen Vinhos e Decanter. Com número de vagas limitado, os cursos são destinados aos apreciadores e amantes do vinho e destilados. Mais informações pelo email claudia@thewineschool.com.br

Divulgação
Experiência Suprema em Café: Nespresso
Repetindo o sucesso do ano passado, novamente Florianópolis contará com o Espaço Nespresso.  Os amantes do café poderão degustar os 22 Grands Crus da linha permanente da marca, tirar dúvidas e aprender com os Coffee Specialists até 11 de maio, no piso L2 do Shopping Iguatemi. A comercialização das máquinas será feita nas lojas parceiras do trade presente no Shopping Iguatemi Florianópolis, como Ponto Frio, Colombo, Polishop e Roka.




Ezequiel Medeiros
Dia das Mães sob encomenda
Para quem ainda não pensou o que vai dar para a Mamãe no domingo dia 11 de maio, o portal Encomenda Gourmet lançou uma linha especial para a ocasião. Entre as opções, achei muito fofo o “Chá das Mães” (foto), que acompanha bandeja decorada, caneca, infusor, chás da marca pausa, macarons e cupcakes. O site atende pelo sistema delivery a toda Grande Florianópolis pelo endereço www.encomendagourmet.com.br.

Sergio Vignes
Tainha fuxiqueira
1 tainha de aproximadamente 1,5 kg
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 dente de alho

Recheio:
200 g de berbigões
100 g de cebola
75 g de tomate sem semente
100 g de cada: brócolis, couve-flor  e cenoura cozida
1 colher de alho-poró picado
2 colheres de manteiga
4 ovos inteiros e batidos
Cebolinha verde a gosto

1.        Tempere a tainha com sal e pimenta e um pouco de alho.
2.        Leve ao forno médio (forno profissional 15 min, convencional, 45 min). Asse e reserve.
3.        Em uma frigideira, coloque a manteiga, a salsa, a cebola, o tomate sem semente picado e o alho-poró. Refogue-os até ficarem transparentes. Acrescente os berbigões e refogue mais um pouco. Logo após, acrescente os legumes (já cozidos). Refogue-os e, por fim, acrescente os ovos e não pare de mexer até que fiquem cozidos. Por fim, recheie a tainha.
4.        Receita do Porto do Contrato, Ribeirão da Ilha.

Sergio Vignes
Arroz Carreteiro
1 kg de cada: arroz parboilizado, costela assada e picada em cubos finos, linguiça ouro assada e picada em cubos
1 ½ l de água para cozinhar o arroz
3 cebolas grandes
4 tomates
Tempero verde (cebolinha e salsinha) a gosto
2 folhas de louro
1 colher (café) de pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de massa de tomate
3 dentes de alho
Queijo parmesão ralado e clara de ovo picadinha, para decoração final

1.        Refogue a cebola, o alho e o tomate por uns 10 minutos, depois coloque a costela e a linguiça picadas para refogarem juntas durante mais 10 minutos.
2.        Acrescente a massa de tomate e, por último, o arroz e água. Tampe a panela e deixe cozinhar o arroz.
3.        Na hora de servir, coloque em cima do arroz carreteiro a clara de ovo picadinha, o queijo e polvilhe tempero verde.

4.        Esse é o famoso arroz carreteiro da Costelaria Ponta da Agulha, que fica na SC 401.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu