Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 18, 2014

18/04/2014 - Alegria que se reflete em sabores: almoço de Páscoa

por Luciane Daux
Independente de crenças, a Páscoa é sempre uma oportunidade de reflexão, uma passagem de um estado atual para outro melhor. Por isso o domingo é um dia festivo, e a alegria se reflete à mesa do almoço, quando estamos em família. Por tradição, os frutos do mar são os preferidos para essa época. Então por que não mariscos com bottarga, o caviar brasileiro com certidão de nascimento catarinense? Se preferir o bacalhau, experimente essa receita facílima e rica em sabor e requinte. Feliz Páscoa!

Monica Correa
Artusi: alta gastronomia

Abre hoje ao público o Artusi.  Uma mescla de iguarias catarinenses com a alta gastronomia mundial é a proposta que conduzirá a cozinha do jovem chef Klaus Pahl, que vem de restaurantes como o D.O.M. (SP) e Osteria Francescana (Itália). 






Oficina de Cupcakes
No feriadão de Páscoa, que se estenderá até a 2a feira, dia 21, o Continente Park Shopping promove oficina gratuita de cupcakes, para crianças de três a 12 anos. Além de montar seu próprio cupcake, as crianças poderão levá-lo para casa.

Gilmar Gomes
212 medalhas no maior concurso de vinhos da América Latina
O enólogo Luciano Vian, presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia – bem definiu o VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, chancelado pela OIV e UIOE, quando o descreveu como “a ONU do vinho”. Todos os continentes estiveram representados nas 709 amostras de 18 países, avaliadas por 66 avaliadores de onze nacionalidades diferentes, entre os quais eu, convidada pela ABE, que tive a honra participar e testemunhar a seriedade da organização. No total, 212 medalhas (88 de ouro e 124 de prata) foram concedidas, 60% das quais para vinhos brasileiros, entre eles as catarinenses Vinícola Hermann, Santa Augusta, Pericó e Suzin, com seu excepcional Merlot 2009.  O evento, que aconteceu de 8 a 11 de abril no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, organizado pela ABE e Inner Editora, foi sediado no Hotel&Spa do Vinho, empreendimento voltado ao enoturismo, e do mais alto nível – assim com o próprio concurso -, no alto de uma colina e cercado de vinhedos, numa das mais belas paisagens que já vi pelo Brasil afora.

Divulgação
Delivery de sobremesa
A Torta de Bombonzão é uma das apostas do site Encomenda Gourmet (www.encomendagourmet.com.br) para a Páscoa. A criação exclusiva da DaClau remete ao formato de um bombom, porém, com o tamanho de uma torta. O recheio é  de creme de chocolate, nozes e passas e a cobertura é de chocolate consistente e cremoso. Há outras opções de gourmandises no site, entre doces e salgados.


Murilo Mafra Filho
Confit de Bacalhau com batatas ao murro 
250g de bacalhau (lombo dessalgado)
150g de batatas
80g de tomates cereja
200 ml de azeite de oliva extra virgem
1 bouquet de ervas (alecrim, tomilho e louro)
2 dentes de alho

1. Leve o lombo de bacalhau ao forno regado com o azeite junto o bouquet de ervas por 40 minutos a temperatura de 80ºC.
2. Para as batatas ao murro, coloque em uma panela 2 litros de água e um pouco de sal e leve ao fogo alto por 30 minutos.
3. Para finalizar, coloque o lombo em um prato, de preferência fundo, amasse as batatas com leves murros, espalhe os tomates e regue o lombo do bacalhau com o próprio azeite usado no preparo. Rendimento: 01 porção individual. Tempo de preparo: 1h20min.
4. Receita do cardápio do restaurante Bate Ponto, de Santo Antonio de Lisboa.

Murilo Bristot
Marisco lambe lambe com Bottarga
1 kg de marisco limpos, (vamos usar o “meia casca”, mais fácil de ser encontrado)
2 colheres (sopa) de Azeite
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 ova de 50 gramas de Bottarga Gold
3 dentes de alho picado
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de arroz
Quanto baste de cheiro verde, sal e pimenta do reino
1 caixinha de tomates cereja
4 xícaras (chá) de água fervente

1 - Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz e refogue até que o sinta bem seco. Junte 4 xícaras de chá de água fervendo.
2 - Deixe a água ferver por cerca de 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e o açafrão,  junte os mariscos e o cheiro verde. Deixe cozinhar até que o arroz esteja macio. Desligue o fogo e deixe descansar com a panela tampada por 5 minutos.
3 - Monte os pratos com os mariscos e os tomates cortados ao meio, salpique com as laminas de Bottarga Gold e cheiro verde, regue com azeite extra virgem e sirva.
4 – Agradecimento do Chef Kenzo Fco pela receita, que serve de 4 a 5 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu