Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

quinta-feira, abril 17, 2014

17 de abril, dia mundial do Malbec

Malbec: a uva que conquistou o mercado
De origem francesa, a uva ganhou espaço após ser cultivada na Argentina.

Originária da região de Bordeaux, na França, a uva fina tinta Malbec ganhou projeção após ser trazida para a América Latina e ser cultivada na Argentina. O sucesso vem de fatores geográficos, climáticos e geológicos extremamente positivos para o cultivo deste tipo de uva.
Divulgação
A principal característica de vinhos produzidos a partir da Malbec é sua tonalidade vermelha escura. O aroma é típico de frutas vermelhas maduras.  Os vinhos feitos a com a Malbec se popularizaram por serem sedosos e de acidez moderada, podendo ser apreciada mais de uma taça. O sabor destaca-se quando combinado com uma boa carne.

A uva tornou-se tão importante que o dia 17 de abril foi declarado como o Dia Mundial da Malbec. Para celebrar a data, todas as enotecas Decanter contam com uma seleção especial da casta franco-argentina. O Purple The Original Malbec 2011 (foto), da vinícola Château Lagrézette, o Finca La Linda Malbec 2012, da Luigi Bosca e o Familia Schroeder Malbec 2010, da Familia Schroeder são apenas alguns dos vinhos que podem ser encontrados nas lojas Decanter.

Por LUCIANE DAUX
nosheep Stock.XCHNG
Para acompanhar um Malbec, nada como um suculento filé.  Que tal esse, com molho de mostarda?
Molho:
Ao acabar de fritar os filés, acrescente mais uma colher de manteiga, duas colheres de cebola picadinha. Deixe murchar e acrescente 50ml de vinho branco mais 100ml de caldo de carne. Deixe ferver bem, junte duas colheres de molho de mostarda e outras duas colheres de creme de leite. Voilá! Está pronto, sirva sobre os filés.

Divulgação DidgeSteak House









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu