Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 11, 2014

11/04/2014 - Gastronômade. Em busca dos prazeres da mesa

por Luciane Daux
Monica Correa
No último fim de semana me juntei a uma tribo em busca experiências que acariciam todos os sentidos, através da gastronomia. Fomos à Vinícola Villaggio Grando, em Agua Doce, onde aconteceu a edição catarinense mais recente desse encontro, sempre capitaneado pela empresária Renata Runge. O Sol já havia se posto quando nós, os 130 gastronômades, voltamos para casa, relutantes, depois de um espetacular banquete a céu aberto. Em uma grande e sinuosa mesa coletiva apreciamos o menu do talentoso chef Klaus Pahl (foto), executado por ele e equipe de sete sous chefs. Unir o melhor da gastronomia local com paisagens espetaculares, buscando reconectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos. Essa é a ideia do Gastronômade e foi fielmente seguida: harmonia perfeita entre produtos como bottarga Gold, lingüiça Blumenau, vieiras de Porto Belo, bacon artesanal Schwinn, queijos tipo franceses de Paulo Lopes, os vinhos da VG, entre outros, com a linda paisagem do Meio-Oeste do nosso Estado. Já estou ansiosa pela próxima oportunidade.

Gilmar Mendes
7º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil
Começou na 3ª feira e termina hoje, em Bento Gonçalves, o 7º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Enologia/ABE e INNER Editora/ Revista Adega, Almanaque do Vinho e Guia Adega Vinhos do Brasil. A intenção é valorizar, divulgar e incentivar o conhecimento e a apreciação de vinhos com qualidade superior. Num Record de inscrições, 709 amostras de 108 países, representando todos os continentes, estão sendo avaliadas por 66 degustadores, e eu tenho a honra de estar entre eles, como convidada da ABE. Os resultados serão divulgados hoje, no jantar de encerramento que acontece no Hotel & SPA do Vinho.
Luciane  Daux
Vinhos espanhóis em almoço harmonizado
A vinícola espanhola Abadal ofereceu, na 2ª feira passada, almoço harmonizado na Enoteca Decanter. O enólogo catalão Joan Ramon Mañe recebeu sommelieres e proprietáros de restaurantes e jornalistas de gastronomia e explicou cada vinho degustado, sempre harmonizando com a cozinha de João Lombardo. A vinícola, localizada na região de Pla de Bages, próxima de Barcelona, faz vinhos plenos da tipicidade catalã, excepcionais frutos dos oito séculos de tradição da família Roqueta, proprietária do Abadal, na elaboração de vinhos. Tarde gostosa com vinhos fantásticos!

Luciane Daux
Brandade de Bacalhau, creme de brócolis e bacon artesanal
Chef Klaus Pahl
1 kg bacalhau dessalgado em posta com pele e espinha
1,2 kg batata rosa
leite integral: quantidade necessária
1 L creme de leite
Alecrim, tomilho, louro, orégano seco: quantidade necessária
Azeite extra virgem: quantidade necessária
1 cebola
2 cabeças de alho
2 maços de brócolis
1 kg beterraba
20 fatias grandes de bacon
200 g manteiga

1.        Cozinhar o bacalhau com a pele e espinha no leite, uma cabeça de alho cortada no meio, um ramo de alecrim, um ramo de tomilho e a cebola cortada em cubos grandes. Tirar o bacalhau do leite, tirar a pele e a espinha, desfiar o bacalhau. Reservar o leite peneirado.
2.        Cozinhar a batata e amassar. Reservar.
3.        Puxar no azeite o alho bem picado, o louro, o bacalhau e acrescentar a batata amassada. Adicionar aos poucos o leite e creme de leite ate ficar bem cremoso. Temperar com tomilho, alecrim e orégano. Juntar manteiga, batendo com suavidade. Ajustar sal e pimenta.
4.        Cozinhar o brócolis em água fervente com sal e um pouco de açúcar. Bater no liquidificador para fazer o creme.
5.        Colocar o bacon no forno ou no microondas ate ficar crocante.
6.        Colocar a beterraba em um juicer, reduzir o suco ate o ponto desejado.
7.        Montagem: “pintar” o fundo do prato com o suco de beterraba, colocar uma porção do creme de brócolis e sobre ele uma colherada da brandade. Finalizar com o bacon crocante.
8.       Rendimento: 12 porções.

Luciane Daux
Camarão defumado, Bottarga Gold, maionese de ostra e passata de tomate
Chef Klaus Pahl
12 camarões bem grandes
10 tomates bem vermelhos e firmes
Tinta de lula
2 pães italianos
Salsinha
Coentro
1 cabeça de alho
Azeite de oliva: quantidade necessária
5 unidades de carvão vegetal
2 l óleo de canola
12 ostras baby in natura
Bottarga Gold ralada à vontade

1.        Abrir as ostras e triturar com a água. Acrescentar azeite de oliva aos poucos, batendo para montar uma maionese. Ajustar sal e pimenta.
2.        Em uma panela colocar óleo de canola e um pouco de azeite de oliva. Queimar o carvão até fazer brasa e acrescentar ao óleo. Tampar e descansar por 15 minutos. Reservar o óleo de carvão.
3.        Descascar camarões e grelhar no azeite de oliva, colocando sal e pimenta. Finalizar passando o óleo de carvão.
4.        Cortar o tomate ao meio e ralar no ralador grosso, misturar a salsinha, coentro e um pouco de alho. Triturar o miolo do pão com a mão bem grosseiramente e acrescentar à mistura do tomate. Ajustar sal e pimenta. Reservar em uma peneira para escorrer o excesso de água.
5.        Montagem: esfregar tinta de lula no fundo do prato, colocar a maionese de ostra, o camarão, a passata de tomate e ralar por cima de tudo a Bottarga Gold.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu