Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 04, 2014

04/04/2014 - “Chocolatria”: meio-amargo, o bom moço

por Luciane Daux
©iStockphoto.com/nkzs
Nem tão doce quanto aquele ao leite, e nem tão contundente quanto o amargo, o chocolate meio-amargo é, como quase todo caminho do meio, uma boa escolha. É ótimo para usar em sobremesas ou para ter escondidinho na gaveta (todo chocólatra tem!). Além disso, é altamente gastronômico e combina com vinho, sabia? E é sempre bom lembrar que, com moderação, pode ser um aliado da nossa saúde.

Divulgação
Chocolate&Vinhos
“Os sabores e aromas trazidos pelo chocolate podem ser muito parecidos com o dos vinhos: nozes, tostado, baunilha, especiarias, frutas e até taninos e acidez. Nos chocolates com baixa quantidade de cacau até os meio amargos, os vinhos fortificados são uma boa pedida. Os mais indicados são os vinhos do Porto. Podemos combinar um Tawny mais antigo com os mais doces e um Porto Vintage novo com os meio amargos, o alto grau de álcool e a grande quantidade de açúcar residual criam uma ótima sensação junto ao chocolate. Há, ainda, o primo francês do vinho do Porto, o Banyuls. E para quem quer se aventurar com vinhos secos, faça com cuidado para equilibrar a doçura, para que o vinho não pareça extremamente amargo e magro, sem vida. Opções: Porto Messias Tawny 10 Anos Mitolo Savitar Shiraz 2007 Amarone della Valpolicella Vila Arvedi Bertani 2008.” Eduardo Araújo, sommelier da Santa Adega.

De bandido a bom moço
Apesar do alto valor calórico, o chocolate é rico em flavonóides, potentes antioxidantes que neutralizam os radicais livres (esses, sim, os vilões!), que envelhecem e causam doenças graves.  Os flavonóides presentes no chocolate melhoram o sistema imunológico, ajudam a baixar o colesterol e diminuem os riscos de doenças cardíacas. Mas atenção: a consulta regular ao profissional de medicina e de nutrição da sua confiança é a melhor forma de cuidar da sua saúde.

Monica Correa
A beleza da edição gaúcha do Gastronômade,
em março passado. 
Gastronômade no Villaggio Grando
Acontece amanhã o Gastronômade/SC, edição de 2014, na belíssima vinícola Villaggio Grando, em Água Doce, meio oeste catarinense. Num grande banquete a céu aberto, o menu elaborado e executado pelo chef Klaus Pahl privilegia produtos regionais como a linguiça Blumenau e as vieiras frescas, tudo harmonizado com os vinhos da VG. Os 130 apaixonados por gastronomia serão recebidos pelo empresário vitivinicultor Mauricio Grando e pela organizadora do evento no Brasil, Renata Runge.














Monica Correa
Mousse de chocolate
Uma sobremesa que é sempre uma unanimidade. Essa vai ficar como um coringa no seu caderno de receitas!
360g de chocolate em barra meio amargo
200g de creme de leite (caixinha)
4 gemas
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar

1.        Pique o chocolate em quadradinhos e leve para derreter em banho-Maria. Quando derreter, tire do fogo e misture o creme de leite até que incorpore. Agora acrescente as gemas cruas, uma a uma, batendo bem.
2.        Enquanto isso, bata as claras em neve. Quando chegarem nesse ponto, continue batendo, agora juntando as colheradas de açúcar uma a uma.
3.        Incorpore as claras em neve no creme de chocolate, misture com delicadeza e leve para gelar de véspera.

Divulgação
Brownie Brasileiríssimo Com Goiabada e Castanha do Pará
 350g de farinha de castanha do Pará – se não encontrar pronta, basta bater no liquidificador
350g de chocolate meio amargo picado
200g de açúcar refinado
6 ovos
200g de manteiga
25g de cacau em pó
200g de goiabada em cubinhos
100g de castanha do Pará em lascas para decoração
1.        Derreter a manteiga e o chocolate meio amargo juntos.
2.        Fazer uma gemada bem clara e fofa com as gemas e o açúcar.    Misturar o chocolate à gemada e mexer até homogeneizar.    Agregar a farinha de castanha e o cacau. Por último as claras batidas  em neve.
3.        Pré-aquecer o forno a 180°C.
4.        Usar forma de fundo falso, untada e polvilhada com farinha.    Despeje a massa do brownie e mergulhe os pedacinhos de goiabada.   Salpique as lascas de castanha por cima.
5.        Asse por aproximadamente 30 minutos, deixe esfriar bem para desenformar.
6.        A receita exclusiva é da Chef Andressa Schmidt, da Brownieria Fantástica, de Curitiba/PR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu