Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 07, 2014

07/03/2014 - Hambúrguer: dos tártaros aos gourmets

por Luciane Daux
Nos últimos anos, o hambúrguer ganhou ares gourmets e frequenta cardápios chiques e elaborados. O nome pode ter vindo de Hamburg, origem dos alemães que, em meados do século XIX, imigraram para os EUA, e a receita sempre leva carne moída e migalhas de pão, além de outros ingredientes. Há quem diga que o hambúrguer tem certidão de nascimento mais antiga e é parente do steak tartar, aquela carne picadinha com temperos, herança dos tártaros da Idade Média.

Onde comer na Grande Florianópolis
Há vários endereços. Veja alguns:
  • ·         Soul Gourmet – a queridinha do momento, fica na Madre Benvenuta, 1477, pátio do Posto BR.
  • ·         Gourmet Burger Market –  Desembargador Pedro Silva 2045, em Coqueiros.
  • ·         Cine Burger –Av. Madre Benvenuta, 1168 e o fone, para delivery, é 3028-6331.
  • ·         Uncke Joe’s – Srv. Cristiano Wanderley Farias, 59, na Trindade, delivery pelo fone 3338-0591.
  • ·         Burgs! – beer, burger and fun - Rua Afonso Delambert Neto, nº659, Lagoa da Conceição.
  • ·         Kayskidum – o mais tradicional da Ilha, fica na Av Jorn Rubens Arruda Ramos, 2596 (Beira Mar). Delivery pelo 3222-5317.
  • ·         Sanduicheria da Ilha – em vários endereços. Matriz na Rua Altamiro Guimarães, 18
  • ·         La Pada – piso 4 do Beiramar Shopping.
  • ·         Armazém Classic Burguer – Em São José, na Rua Koesa, 242, Kobrasol.


Luciane Daux
Bistrô Santa Marta, no Canto da Lagoa
Superaram minhas expectativas o charmoso ambiente, o atendimento do casal proprietário, Milene e Branco, a carta de vinhos muito bem selecionada pela Santa Adega e o cardápio assinado e executado pela chef Bárbara Beck. Comi o bacalhau (perfeito) sobre cebolas roxas confitadas, terra de azeitonas pretas e musseline de batatas. Gostei e vou voltar.

Wine Bar Decanter
Reabriu, para a temporada 2014, o Wine Bar da Decanter de Florianópolis. No tradicional endereço (Rua Hermann Blumenau, 207), os rótulos vendidos na loja ou os vinhos do cardápio em taça do Wine Bar poderão ser degustados em harmonização os pratos preparados pela Chef Maria Beatriz, como o risotto de alcachofras, por exemplo. Funciona das 17 às 21 horas.

©iStockphoto.com/nkzs
Aquele molhinho verde ...
... a base de maionese, que acompanha os sanduiches, é muito fácil de fazer. Anote: uma xícara (chá) de molho de maionese industrializada, 1/3 de xícara (chá) de folhas de salsinha e uma colher (sopa) de alho cru. Bata tudo no mixer e está pronto!




La Pada
De salmão com gruyère
Anote: 180 g de filé de salmão sem pele e cortado em pedaços bem pequenos, sal e pimenta do reino a gosto, duas fatias de queijo gruyère, quatro folhas de rúcula, um pão ciabata redondo, uma colher de sopa de maionese, uma colher de sopa de azeite de oliva, wasabi a gosto. Misturar o salmão com o sal e a pimenta e moldar em formato de hambúrguer. Numa frigideira antiaderente colocar o azeite de oliva e deitar o hambúrguer, deixar dourar dos dois lados, até o ponto de cozimento desejado. Misturar a maionese com a quantidade desejada de wasabi. Cortar a ciabata ao meio e passar a mistura de wasabi nos dois lados. Na parte inferior do pão colocar a rúcula, sobre ela o hambúrguer, o queijo gruyère e fechar.  Essa receita gourmet é do Marcello Ramalho, sócio da La Padá.

Paulo Lohn
Tadjiburguer
(rende dois hambúrgueres de carne recheados com queijo azul)
600 g de coxão mole magro moído
100 g queijo roquefort ou gorgonzola
Óleo para untar a frigideira
1 dente de alho picado
1/2 cebola média picada
1/2 colher (chá) de cada: tomilho, semente de coentro moída, sal, pimenta do reino
1/4 colher de chá de páprica
1 colher de sopa do molho inglês

1. Coloque a carne moída numa tigela funda, misture bem todos os ingredientes, sovando com as mãos.
2. Forme duas bolinhas, uma ligeiramente maior do que a outra. Achate a bolinha maior, e faca uma depressão no centro, deixando uma parte mais alta nas bordas. Coloque o queijo em pedacinhos (2 colheres de sopa por hambúrguer) no centro. Achate a outra bolinha, coloque sobre o hambúrguer já recheado e sele as bordas, com os dedos, tomando cuidado para ficar bem fechado.
3. Na frigideira já quente e com um pouco de óleo, em fogo médio, coloque dois hambúrgueres para fritar por 7 minutos de cada lado.
4. Monte em pratos individuais: pão, duas folhas de alface em tirinhas, três fatias de tomate e o hambúrguer. Acompanhe com chips de batata.
5. Agradecimento ao amigo Tad “Tadji” Pierson pela exclusiva receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu