Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

28/02/2014 - Cachaça não é água, não, mas é um ótimo ingrediente para cozinhar

por Luciane Daux
Buscando inspiração para a coluna dessa semana, acabei ficando, no mais típico “efeito chiclete”, com marchinha da Cachaça na cabeça. Entre nomes divertidos e impublicáveis, existem mais de 4 mil cachaças no mercado brasileiro, cujo consumo da “danada” bate nos 11,5 litros por habitante (dados da Expocachaça). Da lembrança da “marvada” às sugestões de receitas para o seu Carnaval, foram apenas dois dedinhos.  Bom Carnaval, e juízo!

Nespresso
Nespresso: café com expertise
Na última semana participei da Nespresso Friday, em São Paulo, onde fiz um workshop de drinks de verão no NEC – Nespresso Expertise Center. Um paraíso para os amantes do café onde, durante uma exclusiva visita guiada, pude provar vários Gran Crus, produzidos com paixão e tecnologia. E não é à toa que a Nespresso tem a alta qualidade reconhecida no mundo todo. O cuidado começa bem antes do precioso líquido preto chegar à xícara, desde as sementes, passando pelos cafezais, a seleção de grãos, tecnologias de ponta de torrefação e moagem. Agradeço o convite da Nespresso e a oportunidade de aprendizado. As visitas ao NEC e workshops são abertos ao público, quando baristas, mixologistas e coffee sommeliers ensinarão a tirar o máximo de prazer do café. 

Para fazer o drink da foto, coloque nessa sequência e sem misturar, em uma taça flûte, 80ml de espumante brut rosé, 30ml de licor de melancia, 15ml de xarope de melancia e finalize com 40ml do café Nespresso Livanto (ou Decaf Intenso) gelado. Decore com uma fina fatia de melancia.

Sadia
Caldinho de feijão com cachaça e laranja
3 fatias de bacon
1 gomo de lingüiça calabresa defumada
1 cebola média em cubos
1 dente de alho picado
Raspas de meia laranja, suco de uma laranja e casca de uma laranja
½ xícara (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de feijão preto cozido
1 litro de água fervente
Sal e pimenta do reino a gosto

1.        Numa frigideira grande, frite o bacon em sua própria gordura até ficar bem dourado. Com a ajuda de uma escumadeira, remova as tiras de bacon e reserve sobre papel absorvente. Quando elas estiverem bem frias, coloque-as num pilão e soque até obter uma paçoca homogênea. Reserve.
2.        Na mesma frigideira, junte a lingüiça, a cebola, o alho, a casca de laranja e refogue. Coloque a cachaça dentro de uma concha e junte ao refogado, inclinando a frigideira ligeiramente (cuidado, pois o fogo vai pular para dentro da panela). Junte o feijão, a água fervendo e o suco de laranja. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até levantar fervura. Desligue o fogo e retire a casca de laranja. Coloque o produto no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
3.        Distribua em xícaras de café, decore a superfície com raspinha de laranja e um pouco da paçoca de bacon reservada. Sirva em seguida.
4.        Fonte: Sadia.

Camarão flambado com cachaça
500g de camarões frescos com casca e cabeça
1 limão siciliano
3 a 4 dentes de alho cortados em lâminas bem finas
Cerca de 100 ml de cachaça envelhecida
Manteiga, sal, pimenta do reino, azeite de oliva, ramos de tomilho fresco, tabasco a gosto

1.        Tempere os camarões com sal, pimenta do reino, suco de meio limão siciliano, raspas de limão, os dentes de alho e um generoso fio de azite. Misture bem e deixe marinando na geladeira por alguns minutos.
Aqueça uma  frigideira anti-aderente grande, coloque manteiga para cobrir o fundo da frigideira  e um fio de azeite. Quando estiver bem quente, acrescente o camarão temperado de modo a fazer só uma camada. Sem mexer, deixe o camarão refogar ate ficar levemente alaranjado de um lado. Então, vire os camarões para que fritem do outro lado.
2.        Com cuidado, agora!  Apague o fogo, jogue a cachaça por cima do camarão, ligue o fogo e incline um pouco a panela sobre a chama do fogão até que pegue fogo (flambe). O fogo se apagará rapidamente.
Transfira o camarão para uma assadeira larga, e não deixe os camarões empilhados. Espalhe alguns raminhos de tomilho por cima do camarão e corte a outra metade do limão em fatias bem finas. Arrume por cima e leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 200oC.
3.        Fique de olho no forno, o camarão estará pronto quando ficar com as pontinhas bem tostadas.

4.        Agradecimento pela receita e foto à Mariana Pitanga www.umapitanganacozinha.com

2 comentários:

  1. "Cozinhar é uma paixão. E não é bom se apaixonar todos os dias, às vezes quatro ou cinco vezes por dia?" Luciane Daux
    Paixão é a cozinheira! Renovada quatro vezes ao dia, café da manhã, almoço e janta...
    João

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu